Desde que li – e me encantei pelo livro -"A Culpa é das Estrelas" que venho querendo ler outras obras do John Green. Então, fui pesquisar e descobri que 1) Além de escritor, John Green é uma "celebridade do youtube" isso existe?? e tem uma legião de fãs chamados nerdfighters (o que é muito legal!), e que 2) O único outro livro dele lançado no Brasil era "Quem é você, Alasca?" e não estava mais disponível em lugar nenhum! Procurei em quase todas as livrarias daqui de Brasília, no submarino e nada. Até mandei um e-mail para a editora... (até hoje não me responderam). Fiquei desesperado! Estava quase desistindo quando tive a ideia de procurar no site "Estante Virtual" e foi lá que finalmente achei!
Quem é você, Alasca? (Looking For Alaska)
John Green
Editora Martins Fontes
Sinopse oficial: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. “Quem é você, Alasca?” narra de forma brilhante o impacto indelével (eita palavra difícil! Significa: Que não se pode apagar ou desaparecer) que uma vida pode ter sobre outra.
Bem, primeiro quero explicar que o livro não é divido em capítulos, mas em dias. “Tipo um diário?” Não... Eu explico. A história é dividida entre "Antes" e "Depois" de algo importante que acontece. A primeira parte conta os acontecimentos antes desse “algo importante que acontece” e a segunda conta o que aconteceu depois. Achei essa dinâmica bem interessante! Principalmente porque à medida que vai chegando no “depois”, vai aumentando a curiosidade para saber o que vai acontecer de tão importante! E quando chega.... bem, não posso dizer que foi algo SURPREENDENTE, mas achei coerente com a mensagem que o livro queria passar... Me arrisco a dizer até que o tom do livro muda. O que até então era mais descontraído fica um pouco mais pesado e ainda mais reflexivo.
Bem, como é o segundo livro do John Green que eu li, já comecei a perceber os traços da escrita dele, quero dizer, o que faz um livro do John Green ser diferente de outros livros juvenis. Pelo menos para mim, essa grande diferença é que, embora os enredos dos livros dele sejam relativamente simples, os personagens são muito bem construídos e ... hm... Profundos. Acho que os personagens são bem mais importantes do que o enredo em si... faz sentido? Eles fogem do estereotipo de que adolescente só quer saber de curtir e não pensam. Os personagens criados por Green são sempre muito “racionais” e sempre trazem ótimas reflexões para o leitor, o que faz com que os livros tenham ótimas quotes! Enfim, Alasca, Miles (apelidado de “gordo” justamente por ser magrelo) e Chip (Coronel) são desse jeito! Eles não deixam de ser adolescentes, de se meterem em confusões, se apaixonarem e lidar com outros conflitos típicos da adolescência, mas são adolescentes que questionam o sentindo da vida. Que buscam a resposta para as últimas palavras do general Simón Bolívar: Como posso sair deste labirinto?
“ Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia. (..) Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
p.55 e 56
Por fim, preciso dizer que gosto muito do título do livro em português! Alasca é um enigma. Divertida, bonita, rebelde, inteligente, misteriosa e imprevisível, ela não chega a mostrar realmente quem é nem para seus amigos e nem para o leitor. É por isso que ela é motivo de fascínio para Gordo (e para nós!), embora ela também o assuste um pouco. De uma forma ou de outra, gostei muito de conhece-la! Depois de ler “Quem é você, Alasca?” John Green entrou definitivamente para a minha lista de autores preferidos e mal posso esperar para ler mais um livro dele - que eu acho que será “O teorema de Katharine” ;)