Depois de meses de espera, chega aos cinemas brasileiros O Grande Gatsby. A quarta adaptação cinematográfica da obra de F. Scott Fitzgerald foi uma das grandes apostas do cinema para esse ano. O elenco estrelar já deixa a gente com aquela expectativa que dá até frio na barriga quando vemos um pôster ou foto nova.
O longa é narrado por Nicky Carraway (Tobey Maguire), um aspirante a escritor que se muda para Nova York no auge dos anos 20. A cidade é movida por jazz, riqueza e festas espetaculares. Nick se torna vizinho de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), um misterioso milionário que faz as melhores e maiores festas da cidade. Ele descobre que Gatsby é apaixonado por Dayse (Carey Mulligan), sua prima, casada com Tom Buchanan (Joel Edgerton). Carraway decide aproximar os dois.
O diretor Baz Luhrmann, de Romeu + Julieta, trouxe sua versão do clássico americano cheia de magia e efeitos de deixar de boca aberta. O filme é visualmente incrível, dos figurinos aos cenários tudo foi trabalhado para trazer para a versão de 2013 toda a beleza dos anos 20. A obra é simplesmente encantadora e em diversas cenas é muito provável que o espectador fique com o coração na mão. O filme em si é uma obra de arte, mas a adaptação da história foi a que mais pareceu incomodar os críticos. Para aqueles que não leram o livro ou assistiram as versões anteriores, o desenrolar da história se desenvolve sem grandes contratempos. Por outro lado, aqueles que vão julgar o filme com base na obra original, é preciso se ter na mente que os universos literários e do audiovisual conversam, mas não são os mesmos.
O romance do casal não é daqueles que vale a torcida, em momento algum sente-se aquela paixão que parece sair da tela e captar quem está assistindo. Eles estão ali, e é isso. Não exatamente convencem. Porém as festas, essas sim surpreenderam...
A trilha sonora é outro grande destaque da produção. Podemos escutar Jay-Z, 30 Seconds to Mars, Gotye, Beyoncé, Florence and The Machine, will.i.am, Fergie, Lana Del Rey e Emeli Sandé. Baita time pop e que trás todo aquele glamour da época com músicas contemporâneas que amamos. Back to Black da Amy Winehouse foi adaptada pela Beyoncé e é possível identificar a canção em menos de 30 segundos, apesar da melodia repaginada.
Trailer
Vale a pena ir ao cinema para encher os olhos (e ouvidos!).
xoxo
Nanda
xoxo
Nanda