quinta-feira, 25 de setembro de 2014

'Será Que?' revela o amor jovem e suas fragilidades


Homens e Mulheres são seres pensantes (ou não?!) conectados pelas teias inimagináveis que a vida traça. Quase sempre, essas conexões são um emaranhado labirinto de mentiras e omissão, o  que exemplifica bastante tais relações humanas. Afinal, ninguém  manda no coração e nem prevê se apaixonar por pessoas que irão lhe trair e ou lhe enganar. Muito menos, ficar com alguém que já está envolvido em outra relação, mas pode acontecer, pode e acontece.

''99% de honestidade é base de qualquer relacionamento''

Na película ''Será Que?'', do diretor Michael Dowse, uma das estreias desta quinta-feira (25) conhecemos um jovem casal que passa por estas e outras fragilidades.  Wallace, interpretado por Daniel Radcliffe, é um ex-estudante de medicina que se joga na fossa dicumforça ao descobrir a traição de sua namorada. Um ano depois, decide seguir em frente e vai a uma festa organizada por seu amigo Allan (Adam Driver). Lá conhece a jovem Chantry (Zoe Kazan de ''Ruby Sparks: A Namorada Perfeita), prima do simpático amigo. Papo vai, papo vem e a química flui normalmente. Mas nem tudo é perfeito, claro, e Wallace tem de desistir da moça, pois descobre que ela se encontra em uma relação duradoura com o desengonçado executivo Ben (Rafe Spall de ''Um Dia''). Alguns dias depois, contudo, eles se encontram novamente. Logo de cara decidem  que podem e devem ser amigos. Ainda que sejam homem e mulher, um descompromissado e o outro não. Zoe e Wallace iniciam uma amizade forte e vivem momentos felizes até o ponto em que um deles não conseguirá mais esconder o que sente realmente pelo outro e terão, os dois, que serem francos sobre seus desejos e ambições.  

O Casal de amigos vivido por Zoe Kazan e Daniel Radcliffe parece daqueles saídos de ilustrações do Tumblr

O filme é uma co-produção entre Canadá e Irlanda e segue aquela onda indie de ''500 Dias Com Ela'', mas é bem inferior.  Tem momentos engraçados e fofos e consegue sair da superficialidade quando fala de relacionamentos ''bagunçados'', pois traz o caráter dos personagens à tona e equipara as relações de forma convincente. À primeira vista, alguns personagens, como Allan e Nicole soam caricatos, mas vão crescendo durante o longa e ganham seu espaço. Daniel, Zoe e Rafe, dão vida a personagens que formam um triângulo normal e até um pouco bobinho, mas com causa e efeito. Primordialmente, depois que as cartas são postas na mesa. No elenco, ainda temos a fofa da Jemima Rooper (Lost in Jane Austen) e o irlandês Adam Fergus (Being Erica <3). 


O roteiro tem pontos positivos por mostrar o bom caráter dos personagens e contornar a história em diversos momentos, mas não deixa de ter aquele fim que todos já sabem. A direção de Michael Dowse (Uma Noite Mais Que Louca) foi na medida, sem muitas experimentações técnicas. A trilha sonora não é tão boa quanto outros filmes indies, mas tem seu charme. O figurino abusou da fofura e lindeza de Zoe e Daniel, além da fotografia casar perfeitamente também. 

Trailer

Ficha Técnica 
Titulo original e ano: What If (USA), The F Word (Canada), 2014. Direção: Michael Dowse. Roteiro: Elan Mastai. Baseando na Peça de T.J. Dawe e Michael Rinaldi ''Toothpaste and Cigars''Elenco: Daniel Radcliffe, Zoe Kazan, Adam Driver, Adam Fergus, Jemima Rooper, Rafe Spall, Mackenzie Davis, Megan Park, Lucius Hoyos. Distribuidora: Diamond Filmes. Duração: 98min. Nacionalidade: Canada, Irlanda.

''Será que?'' É definitivamente uma película que revela a relação entre amigos e casais de forma jovem e leve, sem tanto dramalhão, todavia ela inflige maturidade e dita sua própria hora. O filme não tem nada de muuuuito surpreendente, mas consegue agradar com boas pitadas de comédia e também com a fofurice dos amigos e/ou casal principal que conseguem trazer uma boa química em cena.   

Boa pedida para uma tarde de cinema e pipoca com as amigas ou amigos que curtem romances levinhos.

Não Recomendado para menores de 12 anos

É isso, pessoal!
Hoje nos Cinemas!

See Ya!
B-

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Se Eu Ficar


O universo teen, nos últimos anos, não teve motivo/causa e/ou razão para reclamar da falta de entretenimento, já que, seja no cinema ou nas estantes das livrarias, eles têm recebido um leque bem diversificado de opções para preencher o tempo. Quaisquer que seja o gênero (fantasia, ação, drama, ou ainda, romance juvenil) grandes e pequenas produções estão assertivamente ao alcance do público.  A mais recente delas,  é o drama teen ''SE EU FICAR'' que conta com a direção de R.J. Cutler e é baseada no best-seller, de mesmo nome, da autora Gayle Forman. Estrelado pela jovem Chloë Grace Moretz (Kick-Ass) a trama chega aos cinemas nesta quinta-feira (04).

Chloë vive Mia Hall. Uma adolescente de 17 anos apaixonada por Adam (Jamie Blackley), música clássica, seus familiares e sua amiga Kim (Liana Liberato). Mia vê sua vida mudar, em um piscar de olhos, depois que ela e sua família sofrem um trágico acidente de carro onde a garota acaba em coma e passa pela conhecida ''experiência fora do corpo''. Nesse universo paralelo, Mia vai reviver memórias e sentir o seu cruel presente e então decidir se quer ou não acordar nesta nova vida que a espera.

Com direção leve, a película tenta aprofundar um dramalhão teen/familiar que soa um pouco superficial, apesar de boas atuações. Na verdade, o ritmo do longa não consegue emocionar o bastante para ser tão levado a sério (ele foi avaliado com 7.1 no Imdb?!). A edição mostra cenas no presente e no passado que uma hora ou outra se perdem no tempo. A fotografia é um ponto positivo tanto quanto a trilha sonora, de fato, já que a pegada musical da personagem é crucial ao enredo (ouvimos do clássico de Ludwig Van Beethoven ao punk de Iggy Pop). Mas o que chama atenção no roteiro, e no filme em si, é um pouco do tom indie que Shauna Cross consegue incrementar, assim como ela fez em ''Garota Fantástica''. Isto ajuda a construir os personagens de forma mais sólida, pois Mia é aquele tipo de adolescente que não se encaixa em nenhum grupo, nem mesmo o dos rebeldes rockeiros, como seus pais, e, ao se apaixonar por Adam, sua vida que girava em torno do seu violoncelo, passa a ter outro norte para uma pessoa tão jovem, o que então dê o tom clichê do filme.


O elenco trabalhou bem o filme todo. Chloë e Liana estão realmente ótimas. Jamie Blackley já fez algumas participações em séries e pequenas produções, mas é aqui que ganha chance de mostrar o seu talento (alguns ângulos dele me lembraram muuuuuuuuuuuuuuuuuito o Johnny Depp em ''Anjos da Lei''). Mireille Enos, que vive a mãe rockeirona de Mia, pôde ser vista recentemente em ''Guerra Mundial Z''.
 

Bem, quanto ao livro do qual a história é baseada, eu não li, mas além da obra estar em primeiro lugar nas vendas, andam dizendo, que o filme se manteve bem fiel a história original. Aqui no Brasil ele foi lançado pela Editora Novo Conceito (que fez o enorme favor de ir a cabine e nos dar uma cópia, então, em breve sai resenha do livro, ok?). Ah, e parece que a história tem uma continuação chamada ''Para onde ela foi''. Portanto, como lá fora o filme já está entre os mais vistos, possa ser que também ganhe adaptação.

Ficha Técnica: If I Stay. Lançamento: 04 de setembro de 2014. 01h46min. Direção: R.J. Cutler. Roteiro: Shauna Cross Com: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Joshua Leonard, Liana Liberato, Jamie Blackley, Stacy Keach, Gabrielle Rose, Jakob Davies. Gênero: Drama. Nacionalidade: EUA. Distribuidora: Warner Bros.

Trailer



Por fim, fica claro que a produção é voltada para quem leu o livro, mas também vai aderir simpatizantes que curtiram películas como ''Um Amor Para Recordar'', ''Uma Prova de Amor'', ''E Se Fosse Verdade...'' e, os mais recentes, ''Agora é Para Sempre'' e ''A Culpa é das Estrelas''. E há também uma possível semelhança com ''Um Olhar do Paraíso'' e ''Doce Novembro''.

Então, é isso! Se te cativou, não deixe de conferir!
Avaliação: Podia ser melhor ou quase bom o/

04 de Setembro nos Cinemas.
Classificação: Não indicado para menores de 12 anos



See Ya.
B-