terça-feira, 7 de outubro de 2014

AND THE OSCAR (MAY) GO TO... 2015 (2)


Se não viu a parte 1 ainda, clique aqui 

Como são muitos filmes, dividi o post em dois... Sem mais delongas, aqui estão os demais filmes que  têm chances de concorrer ao Oscar do ano que vem:

Mr. Tuner (Sr. Turner)



Aprovação no rotten tomatoes: 97%

Direção de: Mike Leigh

Roteiro de: Mike Leigh

Elenco: Timothy Spall, Lee Ingleby, Lesley Manville, James Norton

Sinopse: "Mr. Turner" evoca vinte e cinco anos da vida do pintor britânico, J.M.W Turner (1775-1851). Artista reconhecido, membro apreciado embora indisciplinado da Royal Academy of Arts, e que vive na companhia do pai que também é seu assistente, e da sua dedicada governanta. Frequenta a aristocracia, visita os bordéis e alimenta a inspiração com as suas numerosas viagens. No entanto, o sucesso não o protege das eventuais críticas do público ou do sarcasmo da classe dirigente. Após a morte do pai, profundamente marcado, o Turner isola-se. A vida dele muda quando encontra a Sra. Booth, proprietária de uma pensão de família à beira mar.



Quanto filme sobre pessoas reais na disputa, neh? O filme arrasou em Cannes, rendendo a Timothy Spall (o Rabicho!) o prêmio de Melhor Ator. Na disputa do Oscar, acho que pode ser considerado mais um "dark horse".

Nightcrawler



Aprovação no rotten tomatoes: 95%

Direção de: Dan Gilroy

Roteiro de: Dan Gilroy

Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed e Bill Paxton

Sinopse: Um jovem se joga no submundo de Los Angeles trabalhando como jornalista freelance.


Um filme independente e pesado que deixou todos de queixo caído no festival de Toronto. Já li comentários de que ele pode ser “obscuro” demais para os votantes da academia, mas pela recepção dos críticos.. pode muito bem ser que tenha uma chance na premiação!

Selma


Aprovação no rotten tomatoes: 100%

Direção de: Ava DuVernay

Roteiro de: Ava DuVernay e Paul Webb

Elenco: David Oyelowo, Carmen Ejogo, Tim Roth, Lorraine Toussaint e Oprah

Sinopse: Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr, acompanhando as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.


Este ano está cheio de cinebiografias na disputa, mas nenhum personagem desses filmes é tão famoso e celebrado quanto Martin Luther King Jr. E pouco tempo depois que o famoso discurso I have a dream fez 50 anos, Selma chama ainda mais atenção.

The Budapest Hotel (O Grande Hotel Budapeste) 


Aprovação no rotten tomatoes: 92%

Direção de: Wes Anderson

Roteiro de: Wes Anderson

Elenco: Ralph Fiennes, F. Murray Abraham, Edward Norton, Mathieu Amalric, Saoirse Ronan, Adrien Brody, Willem Dafoe, Léa Seydoux, Jeff Goldblum, Jason Schwartzman, Jude Law, Tilda Swinton, Bill Murray e Owen Wilson

Sinopse: O longa conta as aventuras de Gustave H, o lendário concierge de um famoso hotel europeu entre o período entre guerras, e Zero Moustafa, o mensageiro, que se torna seu mais fiel amigo.


Esse eu já vi! O filme é tecnicamente impecável e muito divertido, o roteiro é interessante, a dinâmica entre os protagonistas é ótima e as atuações excelentes. O que diminui as chances dele nas principais categorias? Estreou no primeiro semestre e como sempre dizem (em tom de brincadeira, claro): os velhinhos da academia têm memória curta. A crítica da Bárbara sobre o filme pode ser lida aqui.

The Imitation Game


Aprovação no rotten tomatoes: 90%


Direção de: Morten Tyldum

Roteiro de: Graham Moore

Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong e Charles Dance

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas e inventores trabalharam com os Aliados na decodificação das máquinas Enigma, ajudando a quebrar códigos de mensagens secretas nazistas e auxiliando na vitória aliada. Um desses homens, o britânico Alan Turing, gênio matemático e nome fundamental às ciências da computação, é o centro de The Imitation Game. 


Vencedor do principal prêmio do festival de Toronto, The Immitation Game é mais uma cinebiografia. A história é muito interessante e o filme está sendo também muito elogiado. Além do filme em si, quem está recebendo muita atenção e oscar buzz é o Benedict e a Keria <3.

The Theory of Everything (A Teoria de Tudo)



Aprovação no rotten tomatoes: 81%

Direção de: James Marsh

Roteiro de: Anthony McCarten


Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Charlie Cox, Emily Watson, Simon McBurney e David Thewlis

Sinopse: Cinebiografia do cientista Stephen Hawking, grande físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas em cosmologia. No filme, o enfoque será a relação de Hawking com a esposa, Jane.


Um dos filmes que mais chamou atenção no festival de Toronto. Parece muito bom! Ps: Que coincidência interessante.. o filme retrata a vida de Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Este ano o #icebucketchallange virou febre. E a brincadeira era justamente para chamar atenção das pessoas para ajudar uma organização que luta contra doença.

Unbroken (Invencível)


Aprovação no rotten tomatoes: 49%

Direção de: Angelina Jolie

Roteiro de: Joel Coen, Ethan Coen, Richard LaGravenese e William Nicholson

Elenco: Jack O'Connell, Garrett Hedlund, Domhnall Gleeson, Jai Courtney e Miyavi

Sinopse: Baseado no livro de Laura Hillenbrand, Unbroken vai contar a história de Louis Zamperini, filho de imigrantes italianos e corredor olímpico que é preso e torturado pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, o avião em que estava caiu no Oceano Pacífico por falha mecânica e o soldado sobreviveu seis semanas no mar dentro de um bote. Então ele é resgatado pelos japoneses e mantido preso até o desfecho da guerra.


O filme já chama atenção por ser a segunda película dirigida por Angelina Jolie. Some isso ao fato de se passar durante a segunda guerra mundial, ter um trailer emocionante, ter um roteiro que passou pelas mãos dos irmãos Coen e contar a história de um herói norte-americano, que faleceu este ano, e você terá a receita ideal para uma indicação ao Oscar.

Whiplash (Whiplash - Em Busca da Perfeição)


Aprovação no rotten tomatoes: 95%

Direção de: Damien Chazelle

Roteiro de: Damien Chazelle

Elenco: Miles Teller, J. K. Simmons, Melissa Benoist, Austin Stowell, Jayson Blair e Kavita Patil.

Sinopse: Sob o comando de um instrutor impiedoso, um jovem baterista talentoso começa a perseguir a perfeição colocando tudo em risco, até mesmo a sua própria humanidade.


O único filme apresentado no festival de Sundance, em janeiro, que conseguiu chegar ao fim do ano com buzz suficiente para ainda se cogitar uma indicação. Pelo menos a indicação de J. K. Simmons ao prêmio de melhor ator coadjuvante é dita como certa...

Wild (Livre)


Aprovação no rotten tomatoes: 91%

Direção de: Jean-Marc Vallée

Roteiro de: Nick Hornby

Elenco: Reese Witherspoon, Laura Dern e Thomas Sadoski

Sinopse: O filme narra a jornada de Cheryl, que decide percorrer os 1770km da Pacific Crest Trail - trilha que se estende da fronteira dos Estados Unidos com o México até a fronteira com o Canadá -, a fim de reconstruir sua vida após a morte de sua mãe, um divórcio e envolvimento com drogas.


A história de Wild é bem interessante e parece emocionante e reflexivo. O filme anterior de Jean-Marc Vallée, “Dallas Buyers Club”, conseguiu uma indicação à melhor filme e também conseguiu fazer dois de seus atores levarem o prêmio para casa... o que pode se repetir este ano com Reese Witherspoon e Laura Dern.

PS: Quer saber em que sites acompanho a corrida do Oscar? São esses aqui: Holllywood ReporterGold DerbyDeadline Hollywood, Cinema é Tudo Isso, VariatyAwards Circuit e o Indiewire!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)