A Rússia Stalinista do anos 50, clamava um lema indubitável, comum aos governos ditatoriais, ''Não Há Crimes no Paraíso''. Portanto, todo e qualquer problema decorrente no sistema seguro, que era o soviético, não era tido como tal, mas como 'mero acidente'. Desta maneira, seus agentes deveriam explanar os fatos à nação, como lhes fora ordenado, sem questionar ou incentivar dúvidas.
Contudo, um destes fiéis investigadores, o agente da MGB Leo Demidov, interpretado pelo irreverente ator britânico Tom Hardy, outrora herói de guerra e policial de status, começa a acreditar que há algo de muito errado acontecendo em Moscou e em cidades próximas dali, quando uma série de assassinatos misteriosos envolvendo crianças são identificados como 'os ditos acidentes'.
Simultaneamente à situação, Leo (Hardy) está vivendo 'turbulências' em seu casamento com a professora Raisa (Noomi Rapace) e vem sendo perseguido por companheiros que querem o seu cargo dentro da corporação. Tais conflitos pessoais ganham maior amplitude após um suspeito espião, vivido por Jason Clarke, indicar o nome de Raisa como suposta traidora do Estado perfeito de Stalin. Leo é então orientado a entrega-la para tortura, mas se nega a fazê-lo e, por isto, os dois são transferidos dali para iniciarem uma nova vida na cidade de Volsk.
Produzida por Ridley Scott, a trama tem direção do sueco Daniel Espinosa (Protegendo o Inimigo) e chega aos cinemas nacionais esta quinta-feira (21). Adaptada do best-seller ''Criança 44',' do escritor Tom Rob Smith, a intrigante jornada de Leo Demidov nos conduz por uma bela tentativa de trazer a verdade à tona e não se deixar enganar pelas forças invisíveis de um Estado controlador.

A versatilidade em si, que o ator demonstra, dá o tom certo ao papel e rende um ótimo bate-bola com Rapace. Eles trabalham juntos pela segunda vez e trazem uma química certeira ao que lhes é solicitado. A teatralidade misteriosa de Rapace, mostra Raisa como uma interrogação, por grande parte do longa, e apesar disso, seu crescimento no enredo nos revela que a moça não é exatamente a vilã que podíamos acreditar ser. O casal tem ainda que lidar com a constante perseguição do agente Vasili (Joel Kinnaman) e do Major Kuzmin (Vincent Cassel), mas contornam a tragédia das mortes das crianças com a ajuda do General Mikhail Nesterov (Gary Oldman).
A direção de Espinosa é louvável. Ele consegue fazer a trama correr no tempo certo e acentua sua direção com o ótimo roteiro de Richard Price. Fica tudo muito bem costurado ali. O enredo consegue destacar temas como: a paranoia da época, o sistema educacional, orfanatos e como a homossexualidade era vista na URSS. Todos os conflitos e reviravoltas são bem jogados na tela. Suas resoluções são, de um todo, nobre. Outros fatores relevantes são a trilha sonora, que assinala a tensão, e a fotografia que preenche a tela com cores mais sóbrias e frias. O figurino, da renomada Jenny Beaven, também marca bem a trama e se exibe para um contexto próprio.
O elenco estelar é dignamente muito apropriado e tem uma sintonia lapidada pelos anos. Até porque, além de Hardy e Rapace, muitos deles já trabalharam juntos, como Jason Clarke e Gary Oldman e também Joel Kinnaman e Daniel Espinosa.
A obra na qual o
filme fora baseado faz parte de uma trilogia. ''Criança 44'' é a
primeira parte dela. Seguida de 'O Discurso Secreto' e finalizada com "O Agente 6'. O escritor Inglês Tom Rob Smith, se baseou na história de vida do assassino russo Andrei Chikatilo, responsável
por 52 assassinatos na União Soviética, para escrever o livro. (Não li nenhum dos três, mas já encomendei o primeiro deles para dar inicio, pois realmente é uma película fantástica).
Assim, com um ótimo caminhar, elenco, roteiro e direção alinhadas, 'Crimes Ocultos' é a boa pedida da semana! (Além de ser o segundo filme de Hardy a entrar em cartaz este mês).
Ficha Técnica: Child 44, 2015. Direção: Daniel Espinosa. Roteiro: Richard Price, adaptado do livro 'Child 44' de Tom Rob Smith. Elenco: Tom Hardy, Gary Oldman, Noomi Rapace, Xavier Atkins, Joel Kinnaman, Fares Fares, Jason Clarke, Vincent Cassel. Gênero: Suspense. Distribuidora: PARIS FILMES. Nacionalidade: Eua, República Tcheca, Reino Unido, Romênia. Trilha Sonora: Jon Ekstrand. Duração: 2h18min.
Trailer
Avaliação: Nove traidores sanguinários! (9/10)
21 de Maio nos Cinemas!
See Ya!
B-
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)