Sinopse:
Laerte (Lázaro Ramos) é um violinista que, após não passar em um teste para a OSESP, vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e por meio da música o incentiva a abandonar as más companhias e o trafico de drogas para redirecionar as escolhas de para sua vida.
O longa faz um retrato real, mas também ficcional das origens da Sinfônica de Higienópolis. E traz por meio da música um modo consistente de se educar jovens e crianças com dignidade.
Ali tem-se amostra dramas pessoais, pobreza, tráfico de drogas, gangues e violência. Temas que se detalham com congruência e descomplicam qualquer campo de visão turvo dos problemas reais de uma comunidade pobre.
Tragédias são vivenciadas na pele dos adolescentes e trazem reviravoltas inesperadas para quem não conhece muito da história do grupo. Suas exposições são claras e confronta uma realidade perfeita, vivida fora dali. Muitos deles tem de levar a vida como dá, mas acham um jeito de fazer isto com a música e o personagem de Lázaro os conduz medianamente para isto. Já que ele próprio tem seus medos e aflições.
Há, como um todo, na verdade, várias histórias em uma só. E esta junção torna o desenvolvimento do longa simples, mas nem por isto menos convincente.
Mesmo com um elenco basicamente de atores juvenis e muito inexperientes, dá para sentir força real do filme. Lázaro, Fernanda, Hermes (você vai reconhecer a voz dele na hora) e Sandra consolidam o grupo que ainda tem o rapper Criolo fazendo uma participação como um poderoso chefe do morro.
O diretor que esquece de sua jornada e escolhe traçar uma caminho mais natural, não faz feio. Mas não se mostra tão potente como em 'Cidade Baixa' ou 'Abril Despedaçado'.
A trilha sonora perambula pelo filme como um personagem a parte e envolve o telespectador com força e beleza. Os sons das orquestras, quando bem repassados, fazem bem e trazem o bem de um projeto maravilhoso.
Ficha Técnica: Tudo que Aprendemos Juntos, 2014. Direção: Sérgio Machado. Roteiristas: Maria Adelaide Amaral, Sérgio Machado, Marta Nehring e Marcelo Gomes. Elenco: Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas, Criolo, Graça de Andrade, Sandra Coverloni, Hermes Baroli, Thogun Teixeira. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Distribuidor: Fox Filmes. Duração: 01h40min.
Trailer
Avaliação: Três violinos stradivarius afinados na rusticidade da favela. ( 3/5, Bom)
03 de Dezembro, nos Cinemas!
See Ya!
B-
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)