Akira nunca foi tão belo quanto no telão do cinema
quarta-feira, setembro 06, 2017
Akira
,
Animação
,
anime
,
crítica
,
filme
,
mangá
,
resenha
,
review
Quando os acordes iniciais da trilha orquestrada original de Shôji Yamashiro começam a tocar, enquanto o grupo de motoqueiros liderado por Kaneda percorre pelas ruas de Neo Tóquio, o arrepio pela espinha que vem com a perfeição sonora e visual são tão marcantes quanto na primeira vez.
Seja em formato de mangá ou anime, Akira sempre esteve à frente de seu tempo de alguma forma, seja na incitação da discussão teológica e filosófica, nos temas familiares e até mesmo em seu subtexto político, a obra-prima de Katsuhiro Ôtomo representou também um marco na animação, com detalhes tão perfeitos que chega a ser perturbador. Para que você tenha uma ideia, o filme é composto de 2.212 fotos e 160.000 imagens únicas, que é 2/3 vezes mais do que uma animação normal. Este preciosismo técnico custou caro: foi um orçamento de 10 milhões de dólares, algo sem precedentes numa animação para a época.
Mas chega de números. O que a versão remasterizada que a rede Cinemark e a Sato Company trouxe para os cinemas somente neste dia 06 carrega consigo é todo um peso de contexto, de amarga realidade que só o tempo pode trazer à tona. Os temas do filme nunca foram tão atuais. Dessa forma, esta exibição de Akira acabou por transformar o original em algo completamente novo.
Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida). A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.
As imagens arrepiam. O som transporta. E a história te anestesia por ser, ao mesmo tempo, sobre divindades, guerras, ideologia e...sobre dois amigos de infância. No final, os sintomas da guerra têm nascimento na infância. Ôtomo e sua equipe conseguem construir imagens tão agressivas como uma cabeça explodindo em mil pedaços enquanto cada detalhe de seu cérebro são visíveis, e signos tão sutis e belos como aquele em que acompanhamos um travelling aéreo da caótica Neo Tóquio enquanto observamos o rosto de Tetsuo sobreposto sobre a mesma enquanto ele dorme calmamente.
Akira no telão nunca foi tão belo.
A rede de cinemas Cinemark e a Sato Company exibiram, neste dia 6, exclusivamente nos cinemas da rede Cinemark, o clássico Akira, em 20 complexos da rede.
Serviço
Akira na Cinemark
Data e horário: 6 de setembro, às 20h40m
Preço: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Duração: 124 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Complexos participantes:
Aracaju (SE)
Shopping Jardins – Rua Delmiro Gouveia s/nº 400
Belo Horizonte (MG)
Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061
Brasília (DF)
Pier 21 – S.C.E. Sul, Trecho 2
Campinas (SP)
Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777
Campo Grande (MS)
Shopping Campo Grande – Av. Afonso Pena, 4909
Cuiabá (MT)
Goiabeiras Shopping – Av. José Monteiro de Figueiredo, 500
Curitiba (PR)
ParkShopping Barigui – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600
Natal (RN)
Midway Mall Natal – Av. Bernardo Vieira, 3775
Porto Alegre (RS)
Barra Shopping Sul – Av. Diário de Notícias, 300
Recife (PE)
RioMar – Av. República do Líbano, s/nº
Rio de Janeiro (RJ)
Downtown – Av. das Américas,500
Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400
Niterói (RJ)
Plaza Shopping Niterói – Rua XV de Novembro, 8
Salvador (BA)
Salvador Shopping – Av. Tancredo Neves, 2915
São Paulo (SP)
Metro Tatuapé – Rua Domingos de Agostin, 91
Metrô Santa Cruz – Rua Domingos de Morais, 2564
Eldorado – Av. Rebouças, 3970
São Caetano do Sul (SP)
ParkShopping São Caetano – Alameda Terracota, 545
Santo André (SP)
Atrium Shopping – Rua Giovanni Battista Pirelli, 155
Vitória (ES)
Shopping Vitória –Av. Américo Buaiz, 200
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)