Uber X Taxis, de Mauricio Costa


A questão da mobilidade urbana de qualidade e com segurança é talvez um dos temas mais importantes em voga atualmente. A chegada do Uber, serviço de transporte privado em que o usuário tem acesso a mobilidade com rapidez e a baixo custo, desestruturou não só um mercado econômico mantido somente por táxis' como também questionou a qualidade do serviço que este último fornece. 

Usando de uma linguagem altamente instigante e argumentativa, o documentarista Mauricio Costa (Era dos Gigantes) exibe, por cerca de 109 minutos, questões importantes para entender essa rixa entre motoristas de ambos os serviços e conversa com beneficiados, motoristas, políticos e também o secretário de mobilidade urbana de Brasília.

Como produção independente, o longa-metragem ganhou exibição para imprensa, aqui em Brasília, e tem hoje evento no Cine Brasília, às 20 horas. A entrada é FRANCA.




O documentário não só reflete sobre o impacto que o aplicativo do Uber causou no mundo e no Brasil como responde dúvidas sobre o que ele realmente é. Dali parte para o entendimento também de como os seus concorrentes trabalham - Cabify e 99 - e conversa também com os 'ditos afetados de toda a situação', os taxistas. A mudança drástica que o App trouxe ao país é também discutida pelos políticos e é importante destacar que alguns deles dão as caras para expressarem seus argumentos. Assim, vemos os Deputados Federais Carlos Zarattini e Daniel Coelho, o primeiro que é propositor do projeto de regulamentação do serviço do Uber aprovado na Câmara dos Deputados e o segundo o relator, e também os Deputados Distritais Prof. Israel e Chico Vigilante traçarem linhas de pensamentos distintas ou até contraditórias e abordarem do assunto de forma explicita. Há também participação do Secretário de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, Fábio Damasceno.

Altamente necessário, #UberxTaxis não esquece de tratar do tema como um todo e faz um quadro completo do problema. Amplia o debate sobre as questões trabalhistas (aqui e no mundo), em como a Uber possa talvez funcionar em um sistema de concorrência desleal, porém, não esquece de analisar a qualidade de tudo o que vem sendo ofertado e se pode ser seguro para as usuárias e usuários continuarem usando este novo serviço ou realmente proibi-lo, já que há a possibilidade de ocorrer inúmeras situações de perigo, até mais para as mulheres do que para os homens.

O longa se inicia com uma conversa direta com um motorista de uber e dali em diante as perguntas vão se apresentando. O papo franco que vemos com os deputados circulam diversas opiniões claras e obscuras do tema, mas a que o Deputado Daniel Coelho (na foto ao lado) levanta vem com mais acertos que de quaisquer outro. De Chico Vigilante vemos uma posição ferrenha, radical, prejudicial aos próprios argumentos em que defende, pois fica óbvio a sua defesa por um dos lados e não exatamente o da população que sofre de um serviço precário de transporte público e recorre talvez ao privado por emergências ou quaisquer outra necessidade.

Há exposições vitimistas dos sindicatos dos taxistas e dos próprios afetados. A 'causadora' da situação aparece via respostas eletrônicas. Esta consegue, aliás, ter um tom mais ponderado. O que faz com que trocentas interrogações até surjam a respeito do modo como o sistema de trabalho dos táxis se dá. Por exemplo, da sua possível desregulamentação para o beneficio do motorista, já que na Uber é contabilizado que o profissional nem é tão profissional assim e é visto muito mais como um mediador dentro de um sistema de caronas pagas - o que deu ainda ao taxista a opção de migrar para este sistema também. O secretário de mobilidade urbana do DF também traz bons argumentos ao debate. Tanto quanto o Diplomata e ex-chefe de Gabinete do Governo, Rômulo Neves. 
 
A participação dos concorrentes da Uber são outro ponto forte do projeto e que retratam bem em como ela foi uma divisora de águas para o setor se modificar e se melhorar. A cabify exemplifica suas regras e em como os motoristas são avaliados e até treinados. Também é precisa em ver que o mercado exige que a qualidade do serviço seja um diferencial. A 99 relata que percebe que taxistas linkados a essa nova era tem seu beneficio e pode sim ser um mercado em que eles podem atuar ainda melhor do que a Uber.


#UbexTaxis é o segundo longa de Costa e é tão maduro e consistente que pede de cara a quem não viu o seu primeiro filme, #EraDosGigantes, que o assista - ah, ele está disponível em plataformas para streaming como Vimeo on Demand, Youtube e foi lançado pela Amazon mundialmente.

Aqui, Costa traz longos takes de Brasília e usa a cidade e seu contexto político para representar a importância da discussão deste tema. Em nenhum momento percebe-se que há escolha de lados ou defesa de um ou outro. A narrativa construída é integra e completa. Não chegamos em si a uma solução para os mais afetados, mas o roteiro deixa claro que é maravilhoso se ter uma visão extensa de todo o problema.

O documentário ainda revela um ritmo dinâmico, modesto, mas bem arrojado, já que ao falar de tecnologia ele também desfruta de bons designs gráficos para apontar o que acontece dentro e fora do app e também em outras regiões do mundo.

Ao publico de Brasília, fica o convite da exibição de logo mais à noite.



Ficha Técnica
Título: #UberXTáxis. Direção e Roteiro: Mauricio Costa. Entrevistados: Anderson Shiessl, Anderson Vianna, Antônio Matias, Augusto César Leandro, Bernardo Figueiredo, Carlos Zarattini, Chico Vigilante, Cícero Santos, Daniel Bedoya, Daniel Coelho, Domingos Cardoso, Emília Dias, Fábio Damasceno, Felipe Barbosa, Gilmar Martins, Ilson Gomes da Silva, Jacy Hubner, Jeferson Sousa, Jeoiada Thomaz, Luiz Cláudio Pereira, Márcio Fontes, Matheus Moraes, Paulo Miranda, Professor Israel, Raquel Martins, Renata Flor, Ricardo Rodrigues, Roberto Taufick, Rômulo Neves, Sued Sílvio e Valdir Rodrigues. Narração na voz de Daniel Guilarducci. Fotografia: Sandro da Rocha. Direção de Arte: Diego Soares. Trilha Sonora: Ramiro Galas.  Montagem: Pedro Neto e Mauricio Costa. Animação: Weslley Machado e Pedro Neto. País: Brasil. Ano: 2017.Gênero: Documentário. Produtora:  RodoFerrô. Produção: Mauricio Costa, Cecilia Umetsu e Akira Martins. Duração: 109min. Classificação: Livre
Vale ressaltar que a produção é independente e merece sua atenção. Então, se tiver a oportunidade de conferir, CONFIRA!

Avaliação: Quatro carros e Setenta e Cinco motoristas (4,75/5).


See Ya!

















B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

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