De vez em quando aparece um ou outro filme de um gênero comum que surpreende pelo seu“plot twist”e se faz único. Essa virada, como traduzimos literalmente a expressão citada, pode ser essencial para que a sua resposta na hora do ''e ai gostou?'' seja, mais complexa que aquele simples ''sim, gostei''. Pode ser que a construção ali seja tão bem realizada que talvez você nem ame o filme de cara, mas ainda assim, ele ficará em sua memória.
E Pedro e Inês: O Amor Não Descansa, de António Ferreira, atinge essa meta. A co-produção Brasil-Portugal é um baita exemplo de longas fora do normal. Baseada no romance ''A Trança de Inês'' de Rosa Lobato de Faria, o enredo conta a história de Pedro (Diogo Amaral), um homem que acredita ter se casado com a mulher perfeita. Mas ai surge a bela Inês (Joana de Verona) e lhe rouba completamente coração. A partir de então, Pedro não consegue viver em um mundo onde os dois não estejam juntos.
A razão que esta breve sinopse é tão aberta é por que, de certo modo,
ela fala tudo, mas ao mesmo tempo ela não fala nada. De fato, a base da trama
é essa, porém, a película se destaca, pois usa a criatividade para narrar a mesma história três vezes em
épocas e situações completamente distintas. Ah, e ainda dá tempo para trazer um universo paralelo, onde Pedro está em uma clínica para deficientes mentais.
Então, acabamos ganhando uma narrativa com quatro arcos e todos acontecendo quase ao mesmo
tempo, só que três deles seguem uma estrutura parecida e o quarto se distancia um pouco. Talvez este seja um leve spoiler (sobre a técnica do filme), mas o susto é maior quando comparamos uma das cenas que se dá nos tempos atuais a que volta no passado e revela uma Portugal
medieval. Uma reflexão que condiz com a experiência que o filme passa e lhe faz entendê-lo melhor. Até porque experimentamos sensações longas e vivemos as fortes emoções do romance presente aqui.
Ficha Ténica:
Titulo nacional/ original: PEDRO E INÊS, O AMOR NÃO DESCANSA/A Trança de Inês. Direção: António Ferreira. Roteiro: António Ferreira - baseado no livro de Rosa Lobato de Faria. Elenco: Joana de Verona, Vera Kolodzig e João Lagarto. País: Portugal e Brasil. Ano: 2018. Trilha Sonora Original: Luiz Pedro Madeira. Fotografia: Paulo Castilho. Edição: António Ferreira. Figurino: Silvia Grabowski. Gênero: Drama. Duração: 120 min. Estreia comercial: a confirmar. Distribuição: Pandora Filmes.
Seria muito fácil dizer que o filme soa maçante por trazer uma certa repetição dentro dele, todavia, a competência do diretor e escritor Antonio Fereira, junto com as
atuações fiéis de Diogo e Joana, interpretes de Pedro e de Inês, além da retratação fiel de cada época e situação,
fazem com que mesmo que a estrutura da história seja a mesma, o jeito que ela é
contada e as diferenças entre elas revelam um projeto muito prazeroso
de se assistir. Tudo em cena te prende a atenção, ainda mais com o bom jogo de
revelações feitos logo no ínicio do longa. É ali que temos a compreensão exata (ou imaginamos ter) do que veremos pela frente.
Talvez uma crítica à ser feita aqui é que os personagens vem ao mundo com
poucas dimensões e a ênfase é direcionada apenas a relação entre os dois quando se sairiam melhor se fosse mais complexos. Por outro lado, a narrativa te dá com precisão o que você precisa para compreender a jornada desses
personagens.
Portanto, seja você um romântico inconsolável ou apenas alguém que aprecia a criatividade de realizadores nos flmes, Pedro e Inês pode vir a te agradar.
Exibições:
Exibições:
SEXTA 19/10 :small_blue_diamond:18h50
Instituto Moreira Salles
TERÇA 23/10 :small_blue_diamond: 17h30
Espaço Itaú Frei Caneca
SÁBADO 27/10 :small_blue_diamond: 19h50
Caixa Belas Artes
(com presença do diretor e dos atores Diogo Amaral e Joana Verona)
QUARTA 31/10 :small_blue_diamond: 19h40
Espaço Itaú Frei Caneca
Informações sobre a mostra:
Site: www.mostra.org
Facebook: http://www.facebook.com/ mostrasp/
Twitter: @mostrasp
Instagram: @mostrasp
A programação oficial e mais completa pode ser acessada aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)