É uma experiência pra lá de inusitada ver Jim Parsons, o eterno Sheldon da série de sucesso 'The Big Bang Theory', atuando em um longa que difere muito do trabalho que este apresentou no seus últimos 12 anos na tevê norte-americana. Em Uma Criança Como Jake, dirigido por Silas Howard, o ator se afasta da comédia para contar uma história mais séria e de importante reflexão.
Jim Parsons e Claire Danes (Homeland) são Greg e Alex, pais que estão à procura de uma nova escola para o filho Jake, de quatro anos. Pensando no que o pequeno tem de especial a ponto de chamar atenção dos recrutadores, a diretora da escola primária em que ele estuda, Judy, interpretada pela sempre incrível Octavia Spencer, chega a perceber que o garoto tem uma personalidade criativa e fantasiosa, um tanto diferente das outras crianças.
Sempre cheio de imaginação, Jake adora se vestir de princesa e fingir estar em um contos de fadas. Suas brincadeiras favoritas sempre envolvem bonecas e filmes como Cinderela e A Pequena Sereia. Até então, os pais nunca viram nada demais nisso. Mas tudo muda quando começam a entender que, talvez, Jake tenha uma identidade de gênero diferente da que ele nasceu.
Ficha Técnica
Título Original e ano: A Kid Like Jake, 2018. Direção: Silas Howard. Roteiro: Daniel Pearle - adaptado da peça homônima escrita por Pearle. Elenco: Jim Parsons, Octavia Spencer, Claire Danes, Leo James Davis, Priyanka Chopra, Ann Dowd, Amy Landecker, Julian Chan, Lee Aaron Rosen. Gênero: Drama, Familia. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Roger Neill. Fotografia: Steven Capitano Calitri. Edição: Michael Taylor. Duração: 1h32min. Lançamento: Filmmelier
O drama familiar é um
filme para todos assistirem – desde quem já conhece o assunto de
crianças transgênero, como quem é alheio a tudo isso. Parsons e Daine
têm uma ótima química e mostram com emoção como pais que enfrentam a
situação se sentem. Os vemos passar por momentos de dúvida, negação e também a
preocupação em proteger o filho de todo o preconceito do mundo. Não demora, e paira no ar a seguinte questão: 'Até que
ponto essa proteção pode começar a prejudicar a criança?'
A película também toma tempo para mostrar como as pessoas ao redor da família, não só os adultos como as próprias crianças, lidam com uma personalidade fora do padrão. No entanto, a história é totalmente centrada nos pais. Jake, apesar de ser o principal assunto, fica em segundo plano e não aparece tanto. Uma pena, pois o ator-mirim Leo James Davis dá um show de atuação, especialmente nas cenas dramáticas.
Vale mencionar ainda que a condução de Howard, que é transgênero e pôde trazer sua vivência ao filme, se faz relevante e não desaponta. Isto por que por ser um assunto delicado e pouco discutido, nota-se o peso que a história ganha por ser contada com representatividade em sua direção.
Vale mencionar ainda que a condução de Howard, que é transgênero e pôde trazer sua vivência ao filme, se faz relevante e não desaponta. Isto por que por ser um assunto delicado e pouco discutido, nota-se o peso que a história ganha por ser contada com representatividade em sua direção.
Portanto, em uma hora e trinta e dois minutos de duração e um elenco afiado e talentoso, Uma Criança Como Jake nos proporciona uma aula tocante sobre transgêneros. É uma ótima escolha de filme para assistir com toda a família e refletir sobre um tema que ainda causa medo e dúvidas. Afinal, não podemos ignorar que no Brasil pessoas trans têm expectativa de vida de apenas 35 anos. Daí a importância de mais filmes que refletem suas histórias nas telas.
O filme estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir de amanhã.
O filme estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir de amanhã.
Trailer
SERVIÇO:
|
---|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)