quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Depois do Casamento (2019)



Apenas 12 anos depois do filme original (o dinamarquês Efter Brylluppet), esta adaptação de Susanne Bier, realizada por Bart Freundlich, traz as personagens centrais com o gênero feminino, ao invés dos homens vividos por Mads Mikkelsen e Rolf Lassgard. Mas será essa mudança o suficiente para justificar uma nova versão?

Isabel (Michelle Williams) vive em um orfanato na Índia. Aliás, ela vive para o orfanato, doando todo o seu tempo e energia para cuidar das crianças sob sua tutela. A muito contragosto, ela viaja para Nova Iorque para receber uma doação da empresa milionária de Theresa (Julianne Moore). Esta, uma publicitária e empresária de renome, vive uma vida atribulada mas extremamente luxuosa. O choque entre os dois mundos é evidente. Mas o que começa como uma antipatia à personagem de Moore no início da interação entre as duas - já que ela parece alheia à falsa simetria entre seus problemas e os de Isabel - se transforma em uma antipatia à personagem de Michelle e sua constante expressão de quem comeu e não gostou, o que claramente não era a intenção do filme.

Ao rolar dos créditos, é compreensível ver o nome de Julianne Moore creditado também como produtora da obra. Depois de ver sua performance, fica óbvio que este é mais um caso em que um ator compra os direitos de um filme por puro narcisismo de querer viver aquele papel. Julianne entrega uma atuação louvável. Tão grandiosa que engole a da colega e até a própria narrativa como um todo.



Isabel deveria ser a protagonista. Mas Michelle não desperta carisma o bastante para sua personagem. E o roteiro não colabora para que isso aconteça. Vê-se muito mais o cotidiano de Theresa, sua motivação, sua energia. A devoção de Isabel à caridade (ou a redimir seu passado) fica relegada a cenas no início e no fim do longa. Nesse meio tempo, vemos a personagem meditando e usando roupas com estampas indianas como se tais símbolos clichês dessem profundidade às suas questões.

O tempo se arrasta ao longo de duas horas sem ritmo. Funciona como espetáculo para mais uma vez nos embasbacarmos com o trabalho de Julianne Moore - e também para conhecermos um pouco mais o de Abby Quinn, que vive uma Grace doce e cativante. Como cinema, no entanto, está longe de agradar.


Trailer


Ficha Técnica

Título Original e Ano: After The Wedding, 2019. Direção e Roteiro: Bart Freundlich - baseado no roteiro original de Susanne Bier e Anders Thomas Jensen. Elenco: Julianne Moore, Michelle Williams, Billy Crudup, Will Chase, Abby Quinn, Doris McCarthy, Azhy Robertson, Alex Esola. Gênero: Drama. Nacionalidade: Estados Unidos. Trilha Sonora Original: Mychael Danna. Fotografia: Julio Macat. Edição: Joseph Krings. Figurino: Arjun Bhasin. Distribuição: Diamond Films Br. Duração: 01h52min.

HOJE NOS CINEMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)