Sonhar com melhores condições de vida e conquistá-las exige mais do que garra e coragem, afinal toda oportunidade vem com um risco junto dela. Em 2001, o argeliano Fahed deixou sua terra natal e foi viver na Inglaterra. Dezessete anos depois, já mais velho e repensando o que conseguiu por lá, além de muitas horas de trabalho, o homem decide retornar ao seu país e recomeçar perto da família e dos amigos.
Karim Sayad acompanhou esse processo de restart na vida de Faheed e mostra no documentário que lançou ano passado ''Meu Primo Inglês''. O filme passou pelo Festival de Toronto (TIFF), em 2019, e teremos a chance de assisti-lo no 8º Panorama Digital do Cinema Suíço que se inicia esta quinta-feira (27).
Durante o caminhar do documentário, que vem com pouco mais de uma hora, somos apresentados ao dia a dia de batente de Faheed. O homem reside em uma cidade do interior na Inglaterra e trabalha no setor alimentício e de serviços. Tem aqui e ali horas de lazer com os poucos amigos ingleses que fez e quando começa a pensar na possibilidade de retornar ao seio de sua família, na Argélia, ficamos sabendo que ele também andou verificando a possibilidade de se casar por lá e construir sua nova vida. Ele até chegou a ter relacionamento com uma inglesa e se casou, mas não entra em questão levá-la consigo ou continuar a relação.
Os dias vão passando e cada vez mais Faheed se enrola para determinar seu futuro. Além disso, também parece estar sendo enrolado pela moça que queria se casar. Sua família, quando aparece em tela, é cheia de vida e super desconfiada da tal mulher. A irmã de Faheed, aliás, é super realista e deixa claro que as incertezas da vida dele, tanto na Argélia como na Inglaterra, são um ponto importante para que a desconhecida aceite ou não casar com ele, já que sua volta não é como um todo uma volta para dizer que ele está bem financeiramente e esta é uma questão muito relevante para os tradicionalistas.
Trailer
Título original e ano: Mon Cousin Anglais, 2019. Direção e argumento: Karim Sayad. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Suécia e Catar. Produção: Close Up Films. Duração: 82min. Classificação: 12 anos.
Imigração é um tema que continua sendo muito relevante no mundo atual. Há não só a questão das fronteiras que vem sendo fechadas, mas como o estabelecimento dos imigrantes em suas novas moradas pode ser algo extremamente difícil. Vemos que trabalhos mais simples como cozinheiros, empregadas, babás e motoristas tem uma rentabilidade maior em países de primeiro mundo como o os do Reino Unido ou os Eua e a partir disso cria-e uma bolha de que a melhor vida seria ali. E nasce uma frustração enorme quando na verdade não é.
Nosso personagem principal aqui tem um jeito simples de levar sua vida e tudo que acumula não é necessariamente efetivo para ele. A experiência de se estar ali talvez sim, mas acaba que suas expectativas não chegam a lugar nenhum e todo o tempo no lugar acaba o dizendo que ele está em um limbo a espera de uma nova vida que não chega. Até a confusão de um novo casamento acaba se tornando outra frustração. Um chute de seu país pelas costas que ele deu quando saiu de lá.
A direção de Karim observa, tenta entender e traz muita realidade. O personagem real que temos aqui basicamente revê seus atos e repensa sua caminhada levando em conta seu cansaço de uma vida de muito esforço. A trilha sonora nos põe em contato com a cultura argeliana de Faheed e a ambientação chega quando este vai a casa da irmã pela primeira vez. Aliás, temos uma edição sem muitos rodeios e explicações, o que casa com o tom investigativo de querer saber como está aquele sujeito em foco.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
SERVIÇO:
8º Panorama Digital do Cinema Suíço
Quando: De 27 de agosto a 6 de setembro
Onde: Online pela plataforma Sesc Digital: www.sescsp.org.br/ panoramasuico
Link para fotos dos longas: https://tinyurl.com/y4ll6c6a
Link para Identidade Visual: https://tinyurl.com/yx9lob69
Acesse Instagram: https://www.instagram.com/ panoramasuico/
Acesse Facebook: https://www.facebook.com/ panoramasuico
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
See Ya!
B-
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)