Miss Marx | 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Eleanor Marx, a Miss Marx do título, é uma figura histórica, filha caçula da prole sobrevivente de Karl Marx, filósofo e pensador alemão que ditou com seus livros, principalmente O Capital, boa parte da história dos séculos XIX, XX e XXI. O longa começa com o enterro de Marx e o lindo discurso de despedida de Miss Marx à beira do túmulo, ouvida atentamente por Friedrich Engels (John Gordon Sinclair), amigo rico e provedor da família, e Edward Aveling, futuro amante.

Entramos então sorrateiramente na vida doméstica da família de Eleanor Marx. Andamos por sua casa burguesa em Londres, conhecemos a empregada, o sobrinho, o cunhado viúvo de uma das irmãs, a única irmã ainda viva, a amizade com o rico Engels. E descobrimos uma mulher magnífica, muito a frente do seu tempo, intelectual, feminista, ativista, belissimamente interpretada por Romola Garai.

Esse desejo de liberdade, de viver uma vida completa, faz com que ela afronte a Inglaterra vitoriana e vá viver como casada com o dramaturgo Edward Aveling, vivido pelo ator Patrick Kennedy. União infeliz, de muitas traições por parte do esposo, dilapidador da renda da família, e que mostra o lado conservador de Eleanor, libertária na política, no feminismo e na defesa do socialismo, mas presa a um pseudo casamento burguês malsucedido e cheio de amarras. Até que se chega a um final trágico...


Ficha Tecnica
Título original e ano: Miss Marx, 2020. Direção e roteiro: Susanna Nicciarelli. Elenco: Romola Garai, Patrick Kennedy, John Gordon Sinclair, Karina Fernandez, Felicity Montagu, Emma Cunniffe, Philip Gröning, Oliver Chris, George Arrendell. Nacionalidade: Bélgica, Itália. Gênero: Biografia. Trilha Sonora Original: Gatto Ciliegia Contro il Grande Freddo. Fotografia: Crystel Fournier. Edição: Stefano Cravero. Figurino: Massimo Cantini Parrini. Direção de arte: Marc'Antonio Brandolini. Duração: 01h47min.
A diretora italiana Susanna Nicciarelli põe pitadas estilosas nesse drama biográfico do século XIX, com uma trilha sonora anacrônica de hard rock, conversas de Romola Garai diretamente com o espectador, a famosa quarta parede, e alucinações da personagem principal com os trabalhadores paupérrimos de uma Londres cruel, que ela defendia arduamente. 

Prestem atenção na fotografia, figurino e cenografia do filme, como se tomou cuidado em cada cena com as estampas, texturas, objetos, formando contrastes visuais elegantes e de extrema beleza. Os atores estão soberbos, principalmente Romola Garai, e o roteiro, a partir do ponto de vista feminino, mostra um ângulo interessante da luta feminista.

Nota: 7,5/10

Sessão Perspectiva Internacional

SERVIÇO

Assista online todos os filmes a Mostra na plataforma ou também nos sites do SESC SP e SPCINEPLAY.

Ingressos a R$6,00

Exibições DRIVE IN

BELAS ARTES DRIVE-IN |Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru s/no. – Portão 2. Valores de Ingresso: R$60,00 para carro com até 4 pessoas Capacidade: 100 carros Horários e Classificação indicativa: consulte a programação. Valores de Ingresso: R$65,00 para carro com até 4 pessoas

CINESESC DRIVE-IN | Sesc Parque Dom Pedro II Unidade Sesc Parque Dom Pedro II – Praça São Vito s/n | Centro Valores de Ingresso: R$40,00 para carro com até 4 pessoas Capacidade: 30 carros Horários e Classificação indicativa: consulte a programação.

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Escrito por Marcelino Nobrega

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