O Problema de Nascer não é genial ou uma obra prima. Mas traz uma trama interessante, uma direção de encher os olhos e está cheio de sensibilidade e pontos de vista diversos como só as mulheres parecem apresentar em seu cinema. Por mais que a protagonista narradora aqui seja Ellie (Jana McKinnon), o ponto de vista de cada personagem está marcado em pequenos olhares, em pequenos gestos, em planos detalhes. No entanto, isto não é percebido por quem é barrado por um muro de tabu e ojeriza. O maior erro deste filme está em sua audiência, cegada e irada por imagens que não compreende, mas que julga irreproduzíveis, indebatíveis.
Por aparentemente “ser conivente com a pedofilia” e “normalizá-la”, O Problema de Nascer tirou várias pessoas do cinema durante a sua exibição de estreia no Festival de Berlim. E as críticas geradas desde então mostram que poucos conseguiram transpor a barreira dos escrúpulos do imaginário coletivo para enxergar o que de fato o longa discute. Algo que diz muito mais sobre a sociedade do que sobre o filme. A pedofilia é assunto tão proibido que não pode sequer ser evocado para gerar discussão sob quaisquer perspectivas que não sejam aquelas extremamente didáticas e expositivas.
Ficha Técnica
Título original e ano: The Trouble With Being Born, 2020. Direção: Sandra Wollner. Roteiro: Sandra Wollner, Roderick Warich. Elenco: Jana McKinnon, Lena Watson, Dominik Warta, Ingrid Burkhard, Simon Hatzl e Susanne Gschwendtner. Gênero: Drama. Nacionalidade: Austria, Alemanha. Trilha Sonora Original: Peter Kutin e David Schweighart. Fotografia: Timm Kröger. Edição: Hannes Bruun. Design de Produção: Pia Jaros. Produzido por: David Bohun, Lixi Frank, Andi G. Hess, Timm Kröger, Astrid Schäfer, Viktoria Stolpe. Duração: 01h34min.
O ponto que muitos parecem não enxergar é que Ellie não é uma criança. Tampouco um ser humano. É uma inteligência artificial que foi programada para viver em função de seu “pai”. Ela existe apenas para preencher o coração do homem com algo além de dor pelo desaparecimento de sua filha verdadeira. Mas tal relação orgânica não pode ser mimetizada. Por isso o homem olha para a pequena robô com uma espécie de obsessão única por amar alguém (algo?) que não possui desejos, interesses ou qualquer função social que não seja voltada para ele.
O tom incestuoso do filme está contido mesmo nas atividades mais comuns de uma relação pai/filha. Pegar sua filha no colo, dar uma roupa para ela e vê-la experimentar a peça, dizer que ela é linda e deitar com ela na cama são coisas que per si não fazem de nenhum homem um pedófilo. Contudo, Sandra Wollner é eficiente em inserir uma estranheza desde o princípio através do olhar sedento por amor que a android apresenta. Se por um lado o pai tem uma obsessão nesta relação, a obsessão dela está em agradar, ser amada, desempenhar seu papel de substituir um ser que se foi, tentando fazer com que os fantasmas de suas memórias implantadas façam sentido, nem que seja ao repeti-los.
Após um incidente que a faz trocar de família e personalidade (mas mantendo sua função) tudo isso fica ainda mais claro. A diretora e roteirista trabalha com uma interessante e confusa noção de tempo, mostrando como a pequena IA confunde passado e presente, as memórias falsas com suas vivências, empenhando-se para assimilar o porquê de não estar nunca na mesma página que os seus.
O filme fará parte da ''Competição Novos Diretores'' na Mostra SP.
SERVIÇO
Assista online todos os filmes a Mostra na plataforma ou também nos sites do SESC SP e SPCINEPLAY.
Ingressos a R$6,00
Exibições DRIVE INBELAS ARTES DRIVE-IN |Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru s/no. – Portão 2. Valores de Ingresso: R$60,00 para carro com até 4 pessoas Capacidade: 100 carros Horários e Classificação indicativa: consulte a programação. Valores de Ingresso: R$65,00 para carro com até 4 pessoas
CINESESC DRIVE-IN | Sesc Parque Dom Pedro II Unidade Sesc Parque Dom Pedro II – Praça São Vito s/n | Centro Valores de Ingresso: R$40,00 para carro com até 4 pessoas Capacidade: 30 carros Horários e Classificação indicativa: consulte a programação.
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