Se a arte tem o papel de nos fazer pensar e refletir, ela pode também nos entregar momentos leves e divertidos. Aliás, tais características estão sempre alinhadas as mensagens das obras do grande escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, falecido em 2014. Este, nos últimos anos de sua vida era super proativo e estava sempre fazendo palestras e concedendo entrevistas, além do oficio de produzir e publicar histórias. Alguns dos 'causos' e contos que Suassuna externou em tais momentos foram adaptados a uma obra cinematográfica e entra em cartaz hoje nas salas recém abertas a partir das determinações de higiene pelo Ministério da Saúde.
Com direção de José Eduardo Belmonte, 'O Auto da Boa Mentira', traz ao moviegoer histórias de grandes e bons mentirosos com aquele jeitinho cordialíssimo e engraçadíssimo de Suassuna. Os contos são estrelados por Leandro Hassum, Rocco Pitanga, Nanda Costa, Renato Góes, Cassia Kiss, Jackson Antunes, Luiz Miranda, Johnny Massaro, Cacá Ottoni, Sérgio Loroza, Jesuita Barbosa e Chris Masson.
Trailer
Ficha Técnica
Título original e ano: O Auto da Boa Mentira, 2021. Direção: José Eduardo Belmonte. 1˚ Assistente de Direção: Julia Moraes. Roteiro: João Falcão, Tatiana Maciel, Célio Porto. Elenco: Leandro Hassum, Rocco Pitanga, Nanda Costa, Renato Góes, Cassia Kiss, Jackson Antunes, Luiz Miranda, Johnny Massaro, Cacá Ottoni, Sérgio Loroza, Jesuita Barbosa e Chris Masson. Gênero: Comédia. Nacionalidade: Brasil. Direção de Fotografia: Kika Cunha. Montagem: Quito Ribeiro, ZéPedro Gollo. Edição de Som e Mixagem: Ricardo Cuts. Direção de Arte: Daniel Flaksman. Figurino: Ana Avelar. Maquiagem: Uirandê Holanda. Produção Executiva: Rômulo Marinho. Produção: Cinegroup. Coprodução: Globo Filmes. Distribuição: Imagem Filmes. Classificação indicativa: 12 anos.
No filme de Belmonte, roteirizado pelo trio João Falcão, Tatiana Maciel, Célio Porto, adentramos ao mundo mágico de quatro tramas distintas, mas como uma ligação essencial e que acontece a partir de uma ação dos personagens centrais.
O primeiro arco é protagonizado por Leandro Hassum e este vive um funcionário de RH que é confundido com um comediante famoso e embarca na confusão para assim viver os benefícios daquela vida que não é a sua. Hassum contracena com Nanda Costa e Rocco Pitanga e vê um pouco de sua história de vida misturada a do personagem.
Outra das histórias vem a partir da morte de um pai e a necessidade de uma mãe que pede ao filho que a ajude a enterrar o defunto de forma requintada e que custa uma fortuna. O rapaz é vivido por Renato Góes (Macabro e Legalize Já) e Cassia Kiss vive a mãe. O intrigante do arco é que uma mentira envolvendo o palhaço do circo e a mãe do jovem faz este se questionar sobre seu verdadeiro pai e cometer ações que talvez não sejam bem pensadas e sofrer por estas. Ainda assim, a dupla Góes e Kiss nos faz rir com leveza e sutilidade.
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)