Na bela cidade de Paris, há um serviço médico motorizado: o paciente liga para uma central de atendimento e em pouco tempo chega á sua casa um médico para atendê-lo, pago de acordo com a consulta. Como o médico está de carro, ele consegue chegar a todos os bairros da capital francesa com rapidez, atendendo todas as classes sociais e raças dessa cidade multiétnica, cheia de contrastes.
Michel Blanc é o médico Serge Mamou-Mani. Ranzinza e bêbado, ele com sua rabugice faz eficientemente seu serviço básico nas ruas, atendendo casos de asma, constipação e outras doenças leves. No decorrer do filme de uma hora e meia, descobrimos que existe uma causa para esse comportamento, uma história pessoal de perdas e traumas. Numa dificuldade para entrar num apartamento de um paciente, ele conhece o entregador de comida Malek Aknoun, interpretado pelo ator Hakim Jemili, simpático imigrante árabe que com sua bicicleta alugada planeja se tornar um empreendedor, um futuro taxista.
Após algumas confusões, o médico fica incapacitado de atender os pacientes na noite do Natal e, sob risco de perder o emprego, no desespero coloca Malek para o substituir, orientando-o por celular. Obviamente, isto não dá certo. E esta dupla improvável acaba gerando situações divertidas, onde de maneira leve são discutidos temas sérios como racismo, pobreza, desequilíbrio social, solidão, etc. Cada atendimento a paciente oferece uma nova perspectiva e assim vai-se criando um caleidoscópio da Paris atual.
Não espere nada aprofundado. As situações são rasas e tratadas de maneira superficial. É um filme típico de Sessão da Tarde, bem bobinho às vezes, com piadas repetitivas. Mas de certo modo é interessante ver-se este retrato da Paris do momento, em que várias classes e raças coexistem no mesmo espaço geográfico, com as diversas tensões sociais que brotam dessa convivência.
O ator Hakim Jemili constrói seu personagem de uma maneira encantadora, o entregador é o migrante esforçado que procura melhorar de vida. No contraponto dramático, o médico é um homem amargurado e cheio de problemas, Michel Blanc é um grande ator francês. Após as situações divertidas do roteiro, ambos evoluem e amadurecem. Inclusive, tornam-se amigos! É um filme feel good, cheio de boas intenções e que rende várias gargalhadas. Assistam e se divirtam com essa comédia que chega as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador, Londrina, Niterói e Santos neste 09 de setembro.
Nota: 6/10
Título original e ano: Docteur?, 2019. Direção: Tristan Séguéla. Roteiro: Jim Birmant, Tristan Séguéla. Elenco: Michel Blanc, Hakim Jemili, Solène Rigot, Chantal Lauby, Franck Gastambide, Victor Artus Solaro. Nacionalidade: França. Gênero: Comédia. Desenho de Produção: Emmanuel de Chauvigny. Trilha Sonora: Grégoire Hetzel. Montagem: Grégoire SivanEelenco: Michel Blanc, Hakim Jemili. Produção: Bruno Nahon. Direção de Fotografia: Frédéric Noirhomme. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 90min
HOJE NOS CINEMAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)