sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Na Prisão de Evin | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Competição de Novos Diretores

Estória kafkiana passada numa mansão em Teerã, esse filme do cinema iraniano tem um roteiro misterioso repleto de enganos e falcatruas, retratando o calvário de uma mulher transgênero, que planeja fazer uma cirurgia de readequação sexual, trocando a genitália masculina pela feminina.

Primeiramente, surpreendemo-nos com a informação de que neste país governado por aiatolás muçulmanos, a cirurgia de mudança de sexo é feita pela saúde pública, mas a um alto custo, mesmo que o país facilite empréstimos para ela. Mas Amen, o rapaz pobre de uma aldeia do interior, desempregado no momento na capital Teerã e que curiosamente aparece apenas uma ou duas vezes na tela, através do reflexo de um espelho, recebe uma proposta tentadora de um ricaço. Receberia a cirurgia de graça com os melhores médicos que o dinheiro pode pagar, desde que assumisse por um tempo a identidade da filha do milionário.

Obviamente, nada é o que parece. Amen vê-se presa nesta mansão misteriosa, tomando remédios fortíssimos para apagar suas impressões digitais e a mercê dos integrantes dessa família e seus criados. Todos têm segundas intenções, as razões para essa troca são alteradas a todo instante e Amen não consegue descobrir realmente o que está acontecendo. Até o tenebroso final...


Ficha Técnica

Título original e ano: 2021. Direção e roteiro: Mohammed Torab-Beig e Mehdi Torab-Beig. Elenco: Mehdi Pakdel, Ra’na Azadivar, Ali Baqeri, Babak Karimi, Farid Samavati. Gênero: Drama. Nacionalidade: Irã. Fotografia: Mohammad Reza Jahanpanah. Duração: 78min.

Algumas decisões dos diretores e roteiristas Mohammed Torab-Beig e Mehdi Torab-Beig, neste primeiro longa-metragem, não agradaram. Troca de pessoas, desprezando informações simples de exame de DNA, em um filme que se passa no século XXI, é muito anacrônico. Para essa troca, por que escolher uma mulher trans e não uma mulher cis? São problemas de lógica que comprometem o resultado final. Por que caracterizar a personagem Amen como alguém tão resignada? O protagonismo do filme é dela. É muita passividade frente a um martírio tão grande.

Muito interessante ver esse drama/suspense com personagem LGBTQ no cinema iraniano. Em festivais, sempre tento assistir as produções deles! Seus filmes têm o frescor de uma narrativa diferente e permitem acesso a uma cultura muçulmana riquíssima, da qual pouco conhecemos. Às vezes, escolhas na condução da narrativa nos causam desconforto, mas cada película é uma descoberta. 

Nota: 5/10.

Vinheta da 45ª Mostra


Assista no MOSTRA PLAY, clique aqui.

SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online

MOSTRA PLAY

São inúmeros títulos confirmados na Mostra Play, cada um deles terá um limite de visualizações então, corra para escolher o seu e assistir logo!

Serão oferecidos três pacotes exclusivos (não são válidos para nenhuma exibição presencial) e devem ser solicitados via e-mail (pacote_mostraplay@mostra.org). O pagamento deve ser realizado via transferência bancária. Quantidade e valores: 5 ingressos (R$ 57,00), 10 ingressos (R$ 105,00) ou 15 ingressos (R$ 150,00).

A programação da Mostra Play e das salas tem outro formato, isto se deve porque nem todos os filmes que estão disponíveis nas salas poderão ser assistidos também virtualmente. O ingresso individual para cada título da Mostra Play estará disponível a partir do domingo, 17 de outubro, custa R$ 12,00 e pode ser comprado diariamente no site https://mostraplay.mostra.org (pagamento por cartão de crédito das bandeiras visa ou mastercard). Após a compra, os filmes ficam disponíveis por 72 horas e, após o play, por 24 horas.

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