Competição de Novos Diretores
Estória kafkiana passada numa mansão em Teerã, esse filme do cinema iraniano tem um roteiro misterioso repleto de enganos e falcatruas, retratando o calvário de uma mulher transgênero, que planeja fazer uma cirurgia de readequação sexual, trocando a genitália masculina pela feminina.
Primeiramente, surpreendemo-nos com a informação de que neste país governado por aiatolás muçulmanos, a cirurgia de mudança de sexo é feita pela saúde pública, mas a um alto custo, mesmo que o país facilite empréstimos para ela. Mas Amen, o rapaz pobre de uma aldeia do interior, desempregado no momento na capital Teerã e que curiosamente aparece apenas uma ou duas vezes na tela, através do reflexo de um espelho, recebe uma proposta tentadora de um ricaço. Receberia a cirurgia de graça com os melhores médicos que o dinheiro pode pagar, desde que assumisse por um tempo a identidade da filha do milionário.
Obviamente, nada é o que parece. Amen vê-se presa nesta mansão misteriosa, tomando remédios fortíssimos para apagar suas impressões digitais e a mercê dos integrantes dessa família e seus criados. Todos têm segundas intenções, as razões para essa troca são alteradas a todo instante e Amen não consegue descobrir realmente o que está acontecendo. Até o tenebroso final...
Ficha Técnica
Título original e ano: 2021. Direção e roteiro: Mohammed Torab-Beig e Mehdi Torab-Beig. Elenco: Mehdi Pakdel, Ra’na Azadivar, Ali Baqeri, Babak Karimi, Farid Samavati. Gênero: Drama. Nacionalidade: Irã. Fotografia: Mohammad Reza Jahanpanah. Duração: 78min.
Algumas decisões dos diretores e roteiristas Mohammed Torab-Beig e Mehdi Torab-Beig, neste primeiro longa-metragem, não agradaram. Troca de pessoas, desprezando informações simples de exame de DNA, em um filme que se passa no século XXI, é muito anacrônico. Para essa troca, por que escolher uma mulher trans e não uma mulher cis? São problemas de lógica que comprometem o resultado final. Por que caracterizar a personagem Amen como alguém tão resignada? O protagonismo do filme é dela. É muita passividade frente a um martírio tão grande.
Muito interessante ver esse drama/suspense com personagem LGBTQ no cinema iraniano. Em festivais, sempre tento assistir as produções deles! Seus filmes têm o frescor de uma narrativa diferente e permitem acesso a uma cultura muçulmana riquíssima, da qual pouco conhecemos. Às vezes, escolhas na condução da narrativa nos causam desconforto, mas cada película é uma descoberta.
Nota: 5/10.
Vinheta da 45ª Mostra
Assista no MOSTRA PLAY, clique aqui.
SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online
MOSTRA PLAY
São inúmeros títulos confirmados na Mostra Play, cada um deles terá um limite de visualizações então, corra para escolher o seu e assistir logo!
Serão oferecidos três pacotes exclusivos (não são válidos para nenhuma exibição presencial) e devem ser solicitados via e-mail (pacote_mostraplay@mostra.org). O pagamento deve ser realizado via transferência bancária. Quantidade e valores: 5 ingressos (R$ 57,00), 10 ingressos (R$ 105,00) ou 15 ingressos (R$ 150,00).
A programação da Mostra Play e das salas tem outro formato, isto se deve porque nem todos os filmes que estão disponíveis nas salas poderão ser assistidos também virtualmente. O ingresso individual para cada título da Mostra Play estará disponível a partir do domingo, 17 de outubro, custa R$ 12,00 e pode ser comprado diariamente no site https://mostraplay.mostra.org (pagamento por cartão de crédito das bandeiras visa ou mastercard). Após a compra, os filmes ficam disponíveis por 72 horas e, após o play, por 24 horas.
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