Ilusões Perdidas recebeu 15 indicações ao Prêmio César na França (premiação equivalente ao Oscar no país) e foi premiada nas categorias de Melhor Filme, Fotografia, Design de Produção, Roteiro Adaptado e Figurino, sem contar as estatuetas de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante para Vincent Lacoste e Jeanne Balibar e Ator e Atriz Mais Promissores para Benjamin Voisin e Salomé Dewaels. Com este background, o público já pode esperar por uma obra memorável.
Baseado no romance de Honoré de Balzac "Illusions Perdues”, o longa tem direção de Xavier Giannoli, que também assina o roteiro com Jacques Fiesch. Traz ainda no elenco nomes conhecidos como Gérard Depardieu e Xavier Dolan. O enredo foi focado, principalmente, na segunda parte da obra do escritor francês, intitulada “Un Grand Homme de Province à Paris”. O trabalho completo foi publicado em 3 partes, entre 1836 e 1843, sendo um de seus romances mais extensos e famosos, considerado por Marcel Proust, o melhor livro do autor, que transferiu para a ficção sua experiência como jornalista e impressor.
Uma curiosidade sobre o roteiro. O personagem de Nathan d’ Anastazio, interpretado por Xavier Dolar, é a junção de três personagens do livro original, um jornalista intrigante (Raoul Nathan), um escritor trabalhador (Daniel d’Arthez) e um poeta (Melchior de Canalis). Assim, o público vai acompanhar a história de Lucien Chardon (Benjamin Voisin), um jovem pobre, filho de pai de classe média. Bonito e ambicioso, o rapaz insiste em se apresentar como Lucien de Rubempré, já que sua progenitora tinha descendência aristocrática. O rapaz vive na província de Angoulême, na França do século XIX, e trabalha como impressor na pequena gráfica da família. Ele escreve pequenos poemas, espera publicá-los algum dia e sair do anonimato.
Lucien tem um caso secreto com Mme de Bargeton (Cécile de France), figura da alta sociedade local, famosa por ser patrona de artistas iniciantes. Os dois mudam-se para Paris, onde o rapaz espera alcançar a fama tão sonhada como escritor. Mas nem tudo corre como o previsto. O romance entre eles logo esfria e o homem se vê na miséria, rodeado por prostitutas e seus amantes jornalistas. A dura realidade mostra ao aspirante a escritor que sem ter amizades influentes, dificilmente ele teria acesso ao mundo literário e à alta sociedade. Assim ele se une aos nobres escritores e descobre o real panorama jornalístico da época.
Toda trama é direcionada por um narrador, que vai dando as linhas da história, fato que pode agradar ou não ao espectador durante as duas horas e meia de projeção. Entretanto, não há dúvida que “Ilusões Perdidas” entrega uma narrativa envolvente e intrigante, que revela como passado e presente estão interligados. Com grande elenco (destaque para a atuação do veterano Gérard Depardieu (Dauriat) que dá vida ao dono de um jornal), bela fotografia e figurino impecável, o longa consegue relacionar o clássico de Balzac aos dias atuais e transmitir uma mensagem crítica sobre uma sociedade que visa apenas fama e lucro, sem se importar com a veracidade dos fatos. Onde tudo tem seu preço. Balzac é um clássico e continua atual!
Trailer
Título original e ano: 2021. Direção: Xavier Giannoli. Roteiro: Xavier Giannoli e Jacques Fiesch - Baseado no romance de Honoré de Balzac "Illusions Perdues''. Elenco: Benjamin Voisin, Xavier Dolan, Vincent Lacoste, Cécile de France, Gérard Depardieu, Jeanne Balibar. Gênero: Drama, Época. Nacionalidade: França. Direção de Fotografia: Christophe Beaucarne. Desenho de Produção: Riton Dupire-Clément. Montagem: Cyril Nakache. Produção: Olivier Delbosc e Sidonie Dumas. Distribuidora: Califórnia Filmes. Duração: 149min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)