No filme, todas estas mulheres juntas relatam os abusos sofridos, os inúmeros preconceitos, a tentativa de desonra e situações que tiveram que passar ou ainda passam por estarem ocupando um espaço majoritariamente masculino, misógino, racista e etc.
Outro depoimento que causa bastante impacto é o da Deputada estadual de São Paulo Erica Malunguinho que relembra com ironia os nomes que escuta por ser uma mulher trans e estar neste ambiente que ela conquistou e tem todo o direito de ocupar. Também comenta que o tal ''racismo velado'' ou a transfobia causam perseguição e os preconceitos com sua pessoa, ou com mulheres pretas e trans, vão se somando. Extremamente bem preparada e eloquente, Erica fala que a diversidade é sim uma obrigação do espaço politico e que quando criança já se via neste lugar de destaque, pois simulava eleições e vendia os candidatos que encontrava nos coleguinhas da rua - ali um interpretava Lula e outro Collor. Com argumentações que enaltecem o poder feminino e o seu levante, a Deputada, assim com a parlamentar e Ex-Senadora Benedita da Silva, são representações muito relevantes dentro do quadro político como um todo.
Benedita da Silva, tem uma história impressionante de luta, aliás, e fala desta culpa ou deste sentimento de estar em um lugar esperando para dar a mão a outras mulheres, principalmente, mulheres pretas, e estas demorarem a chegar - ''eu estou aqui para fazer com que outras mulheres venham para cá''. Participou da Constituinte, assim como a Ex-Governadora Maria Abadia, e conhece dos pormenores da época para uma mulher estar ali.
Me Farei Ouvir destaca dois pontos marcantes da jornada feminina recente que são o Impeachment da Ex-Presidenta Dilma e o assassinato da Vereadora Marielle Franco. Estes dois momentos são interrompimentos do caminhar feminino dentro do poder público escrachadamente machistas e misóginos. No entanto, também houve uma alavancada das estatísticas que evidenciam o aumento de mulheres na política. Ainda que estas tenham surgido para cumprir algum tipo de cota partidária e agir de forma mais masculinizada.
Trailer
Ficha Técnica
Título original e ano: Me Farei Ouvir, 2022. Direção: Bianca Novais e Flora Egécia Roteiro e Pesquisa: Dandara Lima. Participações de: Senadora Benedita da Silva, Deputadas Federais Áurea Carolina, Luísa Canziani, Joênia Wapichana; Deputada estadual de São Paulo Erica Malunguinho; Cientista Política e Professora da UnB Flávia Biroli; Advogada Eleitoral Gabriela Rollemberg; Ex-candidata e Administradora Ilka Teodoro; Prefeita Comunitária em Ceilândia Ivanete Oliveira; Ex-Governadora do Distrito Federal Maria Abadia; e Ex-Senadora Marta Suplicy. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil. Trilha original: Ellen Oléria e Paola Lappicy. Som direto: Jéssica Barros e Juliana Santana. Assistência de Direção: Natália Duarte. Direção de Produção: Julia Tolentino e Lia Tavares. Operação de Câmera: Liss Fernández, Barbara Rodarte e Heloisa Abreu e Lívia Brito. Assistência de fotografia: Erica Oliveira. Fotografia Still: Janine Moraes. Direção de Arte: Bianca Novais e Flora Egécia. Produção de objetos: Rafaelly. Godoy Transporte: Angélica Rodrigues. Design de Som: Lyn Santos. Color Grading e Finalização: Raíssa Vilela. Pesquisa de Imagens: Cibele Tenório. Consultoria de Roteiro: Alice Lanari. Tradução e Legendagem: Entreasas Tradução e Acessibilidade. Produção Executiva: Vanessa Medrado. Realização: Estúdio Cajuína e Pavio Criativo. Duração: 30min.Há relatos ainda sobre a questão da jovialidade, não só como a aparência destas figuras, dos ataques midiáticos que ferem a família, dos relacionamentos amorosos que podem se acabar por conta do crescimento e da exposição e muitas outras reflexões que transparecem uma necessidade ainda latente de que este estar na política tenha força o suficiente para superar o leque de dilemas que mulheres precisam enfrentar e homens não.
Serviço:
Documentário Me Farei Ouvir
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107, Brasília-DF
Data: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira)
Horário: 20h
Entrada gratuita (ingressos de acordo com a lotação do local)
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)