O longa-metragem “Uma Pitada de Sorte” seguiu um processo curioso. A produtora Glaucia Camargo, esposa do falecido cineasta Paulo Thiago, queria realizar um filme com a atriz Fabiana Karla. Seu filho, Pedro Antônio Paes, se uniu a Álvaro Campos e Regina Antonini e criaram o roteiro especialmente para a atriz. Para isso, visitaram Recife, a fim de conhecer mais de perto o perfil de Fabiana e criar uma obra personalizada, que traz uma mensagem positiva, alegre e comovente.
A começar pelo nome da personagem, Pérola, que já a define como uma jóia rara, moldada pelos perrengues que a vida lhe apresenta. Para completar o elenco chamaram Regiane Alves para o papel de Margô, José Rubens Chasseraux é Lorenzo, o argentino Ivan Espeche, que aceitou o desafio de aprender português para encarnar o Chef Diego, tem ainda a veterana Jandira Martini que dá peso à obra atuando como Dona Gina, mãe de Pérola, Mouhamed Harfouch como o apaixonado amigo Lugão, Flávia Reis como Raylane, Daniel Belmonte como Gordon, o talentoso JP Rufino como o irmão adotivo Fred e as participações especiais de Thiaguinho e do Chef Luiz Felipe Grossi.
Uma curiosidade comovente revelada pelo diretor em coletiva, na última semana, é que a personagem Gina é uma homenagem ao pai, Paulo Thiago, que sempre foi apaixonado pela cultura nacional e lhe dava Machado de Assis para ler, sendo a origem de sua criatividade. O longa se utiliza do humor de situação para tomar momentos complicados e difíceis e entregar ao público uma história sensível e leve.
Trailer
Ficha Técnica
- Título original e ano: Uma Pitada de Sorte, 2022. Direção: Pedro Antonio. Roteiro: Regiana Antonini, Álvaro Campos e Pedro Antonio. Corroteiristas: Chico Amorim, Daniel Campos, Fernando Aragão e Lucas Hoffman. Elenco: Fabiana Karla, Mouhamed Harfouch, Jandira Martini, Ivan Espeche, Regiane Alves, JP Rufino, Flávia Reis, Pablo Sanabio e Pedroca Monteiro. Gênero: Comédia Romântica. Nacionalidade: Brasil. Diretor de Fotografia: Rodrigo Graciosa. Diretor de Arte: Paulo Flaksman. Figurinista: Elisa Faulhaber. Maquiadora: Rose Verçosa. Produtora: Melodrama Produções. Coprodução: Globo Filmes e Telecine. Distribuição: Downtown Filmes e Paris Filmes. Duração: 0132min.
Pérola, 36 anos, ainda mora com a mãe e o irmão adotivo em Jurujuba, um bairro distante de Niterói. A família administra uma pequena empresa familiar de animação de festas, que é o orgulho de Gina, que defende com unhas e dentes a cultura nacional e nosso folclore. Dona Gina é uma questão não trabalhada na vida de Pérola, que foi criada sob a ótica cruel do “não se diz não para a família”. Sua mãe quer sempre o melhor para ela, mas deixa de enxergar sua individualidade e quer fazer da filha sua imagem e semelhança. Pérola representa muitas mulheres talentosas, que sonham com futuros brilhantes, mas tem que se encolher e se adaptar à dura realidade. Ela veio para mostrar que, ainda que não sejam reconhecidas no ambiente de trabalho, é possível romper barreiras e vencer.
Fabiana Karla e Jandira Martini interpretam mãe e filha na comédia.
Além de trabalhar arduamente encarnando os mais diversos personagens nas festinhas, Pérola, que sonha em ser Chef, encara a dupla jornada sendo Sous Chef em um restaurante chique na zona sul do Rio. A correria de lá pra cá e daqui pra lá acontece sempre com a ajuda do irmão e do amigo Lugão que tem um táxi, mas sonha com sua academia. Lugão é a personagem que ganha a simpatia do público. Por trás do cara que endeusa seu corpo e até coloca nome em seu bíceps, está um homem sensível e apaixonado, que preserva a amizade acima de tudo. A química entre Pérola e Lugão rola espontaneamente.
Fabiana Karla e Mouhamed Harfouch interpretam Pérola e Lugão.
Outro destaque fica por conta do irmão Fred, que tem atitudes maduras, muito além de sua pouca idade. Os diálogos entre Pérola e Fred, embora feitos para arrancar risos, são carregados de mensagens de carinho e cumplicidade. Tudo muda na vida da mulher quando ela é aprovada em um teste para trabalhar na TV, sendo ajudante de um renomado Chef. Mas, mais uma vez, o script do programa não dá liberdade para Pérola mostrar seus dotes culinários e quer apenas moldar sua personalidade alegre e natural. Pérola ainda enfrenta o preconceito por morar na periferia e por seu biotipo físico não ser o padrão.
O roteiro do filme é simples, mas traz uma boa história, bem contada e com um toque de humor natural, leve e divertido, perfeito para aquele momento família. Distribuído pela Downtown Filmes e pela Paris Filmes, “Uma Pitada de Sorte” chega aos cinemas nesta quinta-feira, 15 de setembro. Então, prepare a pipoca!!
HOJE NOS CINEMAS
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)