Febre do Mediterrâneo, de Maha Haj | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


                                                                                                       COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

                        Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro na seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes

A febre familiar do Mediterrâneo é um distúrbio hereditário que acomete pessoas de origem mediterrânea, como árabes e judeus, causado por um gene herdado de ambos os pais, caracterizado por dores abdominais, elevação de temperatura, ou menos frequentemente, dores no peito, articulações e erupções cutâneas.

O filme vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro na seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes, escrito e dirigido pela cineasta palestina, natural de Nazareth em Israel, Maha Haj, utiliza este título, não tanto pela doença propriamente dita, que é citada “en passant” na narrativa, mas como uma metáfora à dor psicológica presente nas personagens.

Começando pelo protagonista Walled (Amer Hlehel) um palestino, residente em Haifa, cidade portuária ao norte de Israel. O território de Haifa foi tomado à força por Israel, desde a criação do Estado,m em 1948. Essa crise sócio-política serve como pano de fundo para as crises existenciais da personagem. Apesar de bem casado com Ola (Anat Hadid), que sustenta a família, e pai de dois filhos, Walled carrega dentro de si um vazio existencial profundo. Sua tristeza e insatisfação são demonstradas em alguns diálogos onde ele expressa seu desgosto pela ocupação. Mas, com certeza, essa é apenas a ponta do iceberg de uma depressão crônica e profunda, carregada por pensamentos sombrios e destrutivos, melancolia e desânimo.

Com a desculpa de que “está escrevendo um livro policial” que nunca saiu das primeiras linhas, o homem passa os dias trancado em casa, se esforçando para fazer algumas tarefas domésticas e cuidar dos filhos. Walled se mostra um pai atento e amoroso a ponto de perceber que as dores de barriga recorrentes do filho, geralmente às terças feiras, não são sintomas da febre do Mediterrâneo, mas sim expressões de uma questão psicológica ligada a um certo professor. A filha mais velha, entretanto, fica um pouco em segundo plano nos cuidados.


Ficha Técnica
Título original e ano: Mediterranean Fever, 2022. Direção e Roteiro: Maha Haj. Elenco: Amer Hlehel, Ashraf Farah, Anat Hadid, Samir Elias, Cynthia Saleem, Shaden Kanboura. Gênero: Drama. Nacionalidade: Palestina, Alemanha, França, Chipre, Qatar. Trilha Sonora Original: Munder Odeh. Fotografia: Antoine Héberlé. Edição: Véronique Lange. Produtoras: Majdal Films, Pallas Film, Still Moving, Amp Filmworks. Produção: Baher Aghbariya, Thanassis Karathanos, Martin Hampel, Juliette Lepoutre, Pierre Menahem, Marios Piperides, Janine Teerling. Duração: 108min. Classificação Indicativa: 14 anos.
A vida vazia e sem perspectiva de mudanças toma um outro rumo com a chegada de um novo vizinho no apartamento da frente. Jalal (Ashraf Farah) é um trambiqueiro, criminoso, que ouve música alta, desfruta de prazeres duvidosos e tem uma alta dívida com o submundo.

“Que lindo dia. Não sei se tomo um chá ou se me enforco!”

Apesar de terem personalidades totalmente distintas, uma curiosa amizade nasce entre eles. Cada qual enfrentando seus fantasmas e crises pessoais, passam a se apoiar, criando um vínculo perigoso.

Amizade e depressão permeiam toda narrativa, que se vale de momentos e situações cômicas para atingir o ponto crucial da trama.

Devemos destacar a bela fotografia com imagens da orla vistas da janela do apartamento. Exatamente por isso o imovel vizinho é alvo de constantes mudanças de inquilinos. Atente para este detalhe. As ótimas atuações da dupla Amer Hlehel e Ashraf Farah entregam bons momentos e personagens fortes e cativantes.

Febre do Mediterrâneo é, sem sombra de dúvidas, uma grata surpresa da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa é a indicação da Palestina para categoria de filme internacional do Oscar 2023.

Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

20/10

19:50

CINE SATYROS BIJOU

22/10

14:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

24/10

16:10

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

29/10

20:50

INSTITUTO MOREIRA SALLES - PAULISTA


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/

#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp
 

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)