Restos do Vento, Tiago Guedes | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


                                                                                                         PERSPECTIVA INTERNACIONAL

Restos do Vento foi exibido  no Festival de Cannes nas ditas sessões de ''Apresentações Especiais” do badalado evento. Também contou com participação no Festival de Cinema de Ourense, na  Espanha, e recebeu o Prêmio de Melhor Filme por lá. O longa tem direção de Tiago Guedes, realizador e escritor natural de Porto, Portugal, e que é conhecido pelos trabalhos “A Herdade” (2019), “Odisséia” (2013) e “Entre os Dedos” (2008). O roteiro é assinado pelo próprio diretor, juntamente com Tiago RodriguesA produção de Leopardo Filmes traz no elenco: Albano Jerónimo (Laureano), Benjamim Barroso (Laureano 1995), Nuno Lopes (Samuel), Ivo Arroja (Samuel 1995), Isabel Abreu (Judite), João Pedro Vaz (Paulo), Leonor Vasconcelos (Salomé), Gonçalo Waddington (Vitor), entre outros.

A história é ambientada em uma pequena aldeia no interior de Portugal em 1995. Os cenários estão muito bem definidos e caracterizados. Um rito pagão com características macabras faz parte da tradição local e é aceito pelos habitantes. Uma espécie de ritual de passagem para a vida adulta, onde jovens adolescentes usando roupas típicas e um capuz bizarro são incentivados a beber, submetidos a atos violentos, linguajar chulo, subjugados e humilhados como prova de masculinidade. Logo, são mandados às ruas, causando alvoroço, como se fossem entidades malignas. As meninas são mantidas reclusas nas casas, para evitar que “o vento lhes arregace as saias”, jeito simbólico de abordar a sexualidade.

Naquele ano em especial, algo deu muito errado nos eventos, marcando de forma definitiva a vida do garoto Laureano, ou “só” Laureano como foi chamado pejorativamente. A garota Judite também sofreu com o ocorrido. Um corte no tempo e somos levados para vinte e cinco anos adiante. As consequências psicológicas são perceptíveis naquele grupo de jovens, agora adultos. O trauma pela perda precoce da inocência se instalou como erva daninha em seus subconscientes, em forma de dores não trabalhadas, culpas e pactos secretos.


Ficha Técnica
  • Título original e ano: Restos do Vento, 2022. Direção: Tiago Guedes. Roteiro: Tiago Guedes e Thiago Gomes Rodrigues. ElencoAlbano Jerónimo, Benjamim BarrosoNuno LopesIvo ArrojaIsabel AbreuJoão Pedro VazLeonor Vasconcelos Gonçalo Waddington. Gênero: Drama. Nacionalidade: Portugal. Fotografia: Mark Bliss. Edição: Marcos Castiel. Direção de Arte: Isabel Branco. Figurino: Isabel Carmona. Duração: 126min.
O filme segue lento como a vida naquele vilarejo humilde, com pouca estrutura, que parece ter parado no tempo. Laureano segue no mesmo ritmo, maltrapilho e cambaleante. Vive solitário à margem da pequena cidade, tendo como companheiros fiéis apenas uma matilha de cães sem dono. Sua única amiga é Judite, agora casada e com uma filha. Seus companheiros do passado tiveram outra trajetória, com profissões e famílias. Samuel é o mais bem sucedido. Seu filho tem comportamentos questionáveis, mas a lei é praticamente inexistente ali. Laureano é o maluco da cidade, um ser inocente, frágil e pacífico, apesar da violência que viveu. Devemos destacar a ótima atuação de Albano Jerónimo. Um novo evento trágico traz de volta os segredos e fantasmas do passado, revelando o que há de pior no ser humano. 

Restos do Vento fala sobre tradições e heranças milenares que são reproduzidas sem grandes questionamentos. Atos que perpetuam a violência, a subjugação do mais fraco e da mulher e incentivam a masculinidade tóxica como algo normal e aceitável. É um filme sombrio e angustiante, onde o vento tem papel importante, como uma personagem presente na narrativa e em alguns momentos personificada pelos moinhos de energia eólica. Sons e silêncios de tradições do passado que precisam ser repensados.

Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

21/10

15:45

INSTITUTO MOREIRA SALLES - PAULISTA

26/10

14:00

CINE SATYROS BIJOU

27/10

14:30

CINE MARQUISE Sala 2


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/
#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)