Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes e no Festival de Toronto
Primeiro longa-metragem da diretora escocesa Charlotte Wells, Aftersun é um filme sobre memórias e impressões. Em uma hora e meia de duração, o roteiro conta um final de semana na Turquia do pai Calum (Paul Mescal) e sua filha de dez anos Sophie (Frankie Corio). Entre muitas brincadeiras e passeios, há cenas de um pai angustiado e de uma Sophie adulta (Celia Rowlson-Hall) sofrendo com essas lembranças, com essa melancolia do pai, que ela não percebeu quando criança.
Esse recorte da realidade baseado em imagens, não traduzidas em palavras, é um estilo videoclipe que pode não agradar muito o espectador. No cinema, acredita-se muito no poder do texto, da palavra. Uma sucessão de imagens, filmadas das mais diversas maneiras, é bonito de se ver, mas nem sempre consegue traduzir a complexidade da situação.
A fotografia é muito bem cuidada. As cenas, que se alternam entre as imagens gravadas por Sophie numa filmadora caseira, e as sequências passadas no interior do hotel ou nos passeios turísticos no país, são intimistas e abordam a complexidade das relações entre um pai amargurado e sua filha pré-adolescente que, apesar das rusgas cotidianas, se amam muito.
Título original e ano: Aftersun, 2022. Direção e Roteiro: Charlotte Wells. Elenco: Paul Mescal, Celia Rowlson-Hall, Frankie Corio, Kayleigh Coleman, Ethan Smith, Sally Messham, Brooklyn Thompson, Ruby Toulson, Harry Perdios. Gênero: Drama. Nacionalidade: Reino Unido, Eua. Trilha Sonora Original: Oliver Coates. Fotografia: Gregory Oke. Edição: Blair McClendon. Direção de Arte: Guzin Erkaymaz. Figurino: Frank Gallacher. Produtores: Adele Romanski, Amy Jackson, Barry Jenkins, Mark Ceryak. Produção: Cinetic. Classificação Indicativa: 14 anos.
Calum é um escocês que mora em Londres. Após o divórcio e a separação drástica da mãe de Sophie, não conseguiu ter sucesso em novas relações amorosas, nem tampouco na parte financeira. Aparentemente, é um rapaz de boa índole, mas que não consegue ter muito sucesso e está com muitos problemas. Sophie é uma garota adorável que, com seus dez anos, começa a despertar para vida, beijando pela primeira vez no hotel um garoto de sua idade e aprendendo muito com adolescentes turistas mais velhos, que a levam para alguns passeios. A Sophie adulta, que relembra o final de semana na Turquia, tem uma namorada e uma filha e, em várias cenas, demonstra ainda sofrer muito com a falta do pai. As interpretações são excelentes. Além disso, Aftersun tem uma seleção musical agradabilíssima, visto que é recheada de clássicos da música pop. As imagens são belas e cheias de simbolismo. A montagem, com seus cortes entre os vários estilos de filmagem, passa ao espectador o fluxo de memórias da Sophie atual, rememorando esse final de semana da sua infância.
O filme foi indicado em 16 categorias no ''British Independent Films Awards'' deste ano e tem mais 10 nomeações ao redor do mundo, sendo também já ganhador de mais 10, inclusive a que concorre na Mostra, ''Melhor Filme'' pela competição de novos diretores. Charlotte Wells é uma grata promessa, daquelas a ser seguida pelos próximos anos atentamente. Seu estilo baseado no visual, sem muita preocupação com o texto, tem tendência a conquistar muitos cinéfilos pelo globo.
Nota: 7/10.
Vinheta da Mostra SP
Horários de exibição
20/10
14:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1
21/10
16:15
RESERVA CULTURAL - SALA 1
29/10
19:15
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1
31/10
21:30
CINESESC
20/10
14:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1
21/10
16:15
RESERVA CULTURAL - SALA 1
29/10
19:15
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1
31/10
21:30
CINESESC
Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.
Site Oficial: https://46.mostra.org/
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