COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
Vencedor do Prêmio Especial do Júri e do Prêmio de Melhor Atriz para Anastasia Karpenko na seção Cineastas do Presente do Festival de Locarno.
Anna (Anastasiya Karpenko), médica na faixa dos 30 anos, trabalha como socorrista atendendo ocorrências nas ruas. Ela se desdobra em vários empregos para conseguir pagar um financiamento bancário. A mulher é também mãe solo da garota Kátia (Kateryna Koslova), com quem tem uma relação amigável e amorosa. Ambas idealizam o primeiro apartamento, onde finalmente a menina terá seu quarto dos sonhos e Anna a tão almejada privacidade. Atualmente elas dividem a moradia com a avó da pequena que tem problemas cognitivos decorrentes da idade e a tia que se sente sobrecarregada com a situação.
Anna tem um relacionamento com um homem casado, e segundo o amante, há um combinado entre eles de não haver cobranças ou invasão de limites. A primeira parte do filme mostra o dia a dia da médica e suas relações familiares. A vida de Anna é uma roda viva. Um dia, por um breve descuido, a pequena Kátia é atropelada em frente à escola por uma jovem filha de uma figura política eminente. Aqui começa a via crucis de Anna. Kátia passa um longo período internada e os problemas financeiros aumentam. O amante a abandona quando ela mais necessita. A outra parte envolvida no acidente pressiona para que ela aceite um acordo financeiro que pagaria os custos hospitalares e salvaria sua vida financeira. Anna se nega e segue com o processo. Mas a filha não resiste à falta de recursos e cuidados específicos e vem a óbito. A partir deste ponto o filme toma outro rumo. É preciso fazer justiça e lutar contra a dura realidade onde todos são compráveis e tudo pode ser negociado. Abandonada pelo amante, traída pela irmã, Anna enfrenta sozinha todos os desafios.
Ficha Técnica
Título original e ano: Yak Tam Katia?, 2022. Direção: Cristina Tynkevych. Roteiro: Cristina Tynkevych, Natalia Blok, Julia Gonchar, Serhiy Kartornykh. Elenco: Aleksey Cherevatenko, Yurii Felipenko, Anastasiya Karpenko, Olena Khokhlatkina, Sergey Kiyashko, Kateryna Kozlova, Tatyana Krulikovskaya, Tatiana Ostretsova, Olena Rechych, Iryna Verenych-Ostrovska, Viktor Zhdanov. Gênero: Drama. Nacionalidade: Ucrânia. Fotografia: Vladislav Voronin. Edição: Alexander Chorny e Oleksiy Shamin. Design de Produção: Vlad Dudko. Produtores: Olha Matat, Vlad Dudko, Serhiy Konnov. Produtora: Evos Film. Duração: 101min.
Entregando uma brilhante estreia na direção e atuações consistentes, principalmente da protagonista, "Como está Katia?” é uma ótima escolha ao falar sobre o amor incondicional de mãe e filha, as lutas pelos sonhos e planos para o futuro, mas principalmente sobre as incertezas do percurso e o poder do dinheiro em uma sociedade sordida e imoral que convive pacificamente com a corrupção.
O filme surgiu a partir de um curta-metragem da cineasta ucraniana Cristina Tynkevych exibido no Festival de Cinema de Odessa. O grande interesse da diretora em saber se é possível sobreviver ao luto pela perda de um filho único a levou a fazer o longa-metragem que tem roteiro de Natália Blok, Julia Gonchar, Serhii Kartornykh e da própria Cristina Tynkevych.
Vinheta da Mostra SP
Horários de exibição
20/10
15:40
MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
22/10
16:00
CINE SATYROS BIJOU
24/10
14:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1
25/10
19:10
CINE MARQUISE Sala 2
20/10
15:40
MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
22/10
16:00
CINE SATYROS BIJOU
24/10
14:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1
25/10
19:10
CINE MARQUISE Sala 2
Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.
Site Oficial: https://46.mostra.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)