Luca, de Enrico Casarosa | Assista no Disney+


Já imaginou seres marinhos se transformando em humanos? O filme "Luca", de Enrico Casarosa,  apresenta em sua trama um monstro marinho que tem interesse por objetos humanos que param no fundo do mar e pela vida que acontece fora do mar (uma leve semelhança com Ariel, não é mesmo dona Disney?).

O personagem principal, Luca, é um ser adorável, pré-adolescente que vive uma rotina monótona no fundo do mar com a família. Ele cuida da criação de peixes e janta diariamente com o pai, Lorenzo, e a mãe, Daniela, além da vovó, a “Nona”. Para demonstrar a obediência aos pais, ele segue à risca a instrução de jamais ir à superfície ou dar chance de que algum “monstro terrestre” – ou seja, ser humano – o veja.

Porém, com o tempo, a sua curiosidade pelo mundo fora da água vai aumentando, principalmente quando Luca está recolhendo objetos e acaba por encontrar com Alberto, que também é um monstro marinho, mas que vive numa torre na beira da praia como um ser humano. Alberto apresenta a Luca as maravilhas que se pode encontrar fora do oceano e o deixa encantado pela vida terrestre. Logo, a dupla assume a forma humana.

Incentivado pelo amigo a superar o medo e as instruções da família, Luca parte numa aventura de descobertas no mundo de novidades em terra firme. A partir daí, os dois meninos experimentam um verão italiano inesquecível cheio de gelatto, massas e passeios de scooter na pequena vila Ligúria, na Itália. Após conhecerem Giulia Marcovaldo, a diversão deles é constantemente ameaçada pelo grande segredo: o mundo dos monstros que vivem debaixo das águas e o fato de que precisam se manter secos, pois retomam a aparência original quando entram em contato com a água.

Créditos: Divulgação         


De acordo com o diretor italiano Enrico Casarosa, que nasceu em Gênova, principal cidade portuária da Ligúria e conhecido por produzir animações como “O Bom Dinossauro” e o curta “La Luna”, o filme é uma carta de amor aos verões da juventude daqueles anos em que se está descobrindo quem somos. A produção foi inspirada nas fábulas locais e de lendas sobre criaturas submarinas apavorantes presentes na cartografia renascentista, principalmente na década de 1950 e 1960.

Lançado no período de pandemia, a produção é um suspiro para o tempo que vivemos. A fotografia do filme demonstra a contemplação do personagem por pequenas coisas, como os raios de sol, o vento, as aves e o ar. Detalhes que por muitas vezes deixamos de dar atenção devido a rotina corrida e por preocupações do dia a dia.

Trailer

De fácil entendimento para as crianças e servindo de ensinamento para os adultos, Casarosa não deixou de tratar de temas sociais na trama, assim, em certos momentos a narrativa nos remete sobre a superproteção dos pais, o amadurecimento, auto aceitação, liberdade, assim como nos ensina a verdadeira importância da amizade.

A animação teve indicação na última edição do Oscar, na categoria de Melhor Animação em Longa Metragem, a parceria da Disney com a Pixar, conta com um enredo e um roteiro bem construído, de modo que a animação prende o telespectador do começo ao fim.

Créditos: Divulgação                     


Ficha Técnica
Título original e ano: Luca, 2021. Direção e Roteiro: Enrico Casarosa. Elenco: Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman, Saverio Raimondo, Maya Rudolph, Marco Barricelli, Jim Gaffigan, Peter Sohn, Lorenzo Crisci, Marina Massironi, Sandy Martin, Sacha Baron Cohen. Gênero: Animação, Fantasia, Família. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Dan Romer. Edição: Catherine Apple e Jason Hudak. Distribuição: Disney+. Duração: 1h35min
Assista no Disney+ 

Escrito por Amanda Queiroz

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)