COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
Exibido no Festival de Locarno
Quem matou o Mosca? Cabeleireiro de uma competição regional disputadíssima de penteados exóticos, seu corpo está estendido no chão de sua sala, escalpelado. Modelos de pentado, competidores cabeleireiros, produção da competição, seguranças, todos ficam em polvorosos, afinal, o assassino está entre eles. Uma noite de detetives amadores começa, todos querendo descobrir quem é o maníaco escalpelador.
Este é o primeiro longa-metragem do diretor inglês Thomas Hardiman, Medusa Deluxe e se apresenta como uma comédia de mistério, uma que se destaca por ser divertidíssima. Temos aqui um Almodóvar das terras da falecida Rainha Elizabeth, entretendo-nos numa paródia queer com um quê das estórias de detetive de Agatha Christie. Esqueçam os icônicos e lendários detetives Hercule Poirot e Miss Marple, aqui temos como perseguidores do assassino a raivosa cabeleireira Cleve (Clare Perkins), a modelo Timba (Anita-Joy Uwajeh), o organizador do evento Rene (Darrel D’Silva) e muitos outros mais.
Com duração de uma hora e quarenta e um minutos, o longa usa a técnica ainda ousada e difícil de única tomada. Em um troca-troca de personagens, a câmera acompanha os loucos investigadores em várias idas e vindas, aproveitando magnificamente o cenário único do prédio, onde naquela noite foi montado o evento de melhores penteados. Entre corredores e porões claustrofóbicos, lindas mulheres de penteados barrocos andam assustadas, acossadas por um possível assassino que pode estar à espreita de qualquer uma delas.
Ao fim, o roteiro desvendará quem é o assassino. Mas até chegarmos lá, muitos diálogos hilários farão parte do bate-bola entre os atores, com um subtexto sério de tráfico de medicações e drogas. Os penteados realmente são maravilhosos, as disputas entre os profissionais da beleza são acirradas e o diretor/roteirista nos faz rir muito de todas as causalidades.
Ficha Técnica
Título original e ano: Medusa Deluxe, 2022. Direção e Roteiro: Thomas Hardiman. Elenco: Anita-Joy Uwajeh, Clare Perkins, Darrell D’Silva, Debris Stevenson, Harriet Webb, Heider Ali, Kayla Meikle, Lilit Lesser. Gênero: Drama, Mistério, Comédia. Nacionalidade: Reino Unido. Design de Som: Anna Bertmark. Som: Adam Fletcher. Musica: Koreless. Fotografia: Robbie Ryan. Figurino: Cynthia Lawrence-John. Direção de Arte: Lili Lea Abraham. Edição: Fouad Gaber. Design de Produção: Gary Williamson. Produtores: Michael Elliott, Louise Palmkvist, Lee Groombridge. Produtoras: BBC FILMS, British Film Institute (BFI), EMU FILMS, Time Based Artes. Duração: 101min
Thomas Hardiman tem uma carreira inicial com curtas (Pitch Black Panacea, Duck In The Dojo, Time On My Hands) e é um diretor promissor. Daqueles para se ficar ansioso por seus próximos filmes. Com grande qualidade técnica, senso de humor britânico, imprevisibilidade camp e grande vocação para produções cult, Medusa Deluxe é garantia de diversão certa. Sem muita preocupação com verossimilhança, como Almodóvar na sua fase inicial, suas sacadas de roteiro são inusitadas e surpreendentes. O musical que fecha o filme é deliciosamente brega.
Novos diretores com marca autoral forte são muito bem-vindos. O cinema precisa destes gênios excêntricos para poder respirar e manter sua criatividade em alta. E penteados de mais de metro misturados com mortos escalpelados adicionando a este combo musicais bregas, é uma mistura explosiva. Mais camp impossível! Um filme cult para um público antenado com o mundo pop!
Nota: 7,5/10.
Vinheta da Mostra SP
Horários de exibição
20/10
16:20
CINESESC
23/10
15:00
CINEMATECA - SALA GRANDE OTELO
25/10
19:00
CINE MARQUISE Sala 1
02/11
18:20
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2
20/10
16:20
CINESESC
23/10
15:00
CINEMATECA - SALA GRANDE OTELO
25/10
19:00
CINE MARQUISE Sala 1
02/11
18:20
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2
Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.
Site Oficial: https://46.mostra.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)