COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
O Natal de Bruno Aleixo é uma divertida animação portuguesa, dos diretores João Moreira e Pedro Santo, também criadores do filme anterior dessa franquia, O Filme do Bruno Aleixo, laçado em 2019, apresentado na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Centrado no cachorro rabugento e sarcástico do personagem do título, este um radialista famoso e cheio de amigos devotados, a produção pode ser apresentada tanto para crianças com mais de 12 anos como para os adultos, os pequerruchos não entenderiam as piadas mais infames.
A estória dessa vez é que Bruno Aleixo entra em coma após um acidente banal na estrada quando, com o amigo neandertal, viajava para comemorar a maior festa cristã que acontece ao fim de todos os anos, o natal. O médico invisível, seu melhor amigo de infância, não entende a causa do coma, aparentemente sem causas físicas, apenas psicológicas, e junto com um colega psicólogo tenta reverter o quadro, fazendo o paciente recordar natais vividos muito tempo atrás.
Entramos então no tema do conto clássico do Charles Dickens, roteiro de dezenas de filmes. O personagem principal receberá fantasmas do passado, presente e futuro, nesse caso as intervenções do psicólogo, revivendo ou antecipando vários Natais e daí tirando lições preciosas para a vida. A graça da animação é que nenhuma mensagem de auto-ajuda sairá desses sonhos. O Bruno é um estorvo que atrapalha todas as festividades de que participa, sempre arranjando confusão e criando discórdia. Os natais vão se sucedendo, cada um com um estilo de animação diferente, recurso inteligente usado pelos diretores, criando uma diversidade de personagens e ambientes, mas nada do Bruno acordar e a noite do dia 24 de dezembro se aproxima, para desespero dos seus amigos.
Os diretores tem bastante experiência em séries e este é o segundo filme com direção da dupla
Título original e ano: O Natal do Bruno Aleixo, 2022. Direção: João Moreira e Pedro Santo. Elenco: Cleia Almeida, Melissa Garcia, Henrique Guerra, João Lemos, João Moreira, Pedro Santo, Carlos Vidal, Névia Vitorino. Gênero: Animação. Nacionalidade: Portugal. Desenho de Som: António Porem Pires. Fotografia: Francisco Carvalho. Edição: Francisco Carvalho. Duração: 91min.
Muito engraçado é o natal que ele passa no Brasil quando criança. Sua avó brasileira e sua prima Isabela também lhe aprontam poucas e boas. Mas temos vários outros, e o Bruno Aleixo causa demais, chantageia, é irônico, briga com os parentes dos amigos, com a família da ex-esposa, é um azougue na vida de todos, sempre criando confusões nas casas onde passa a ceia.
Nesse ínterim, seus amigos vão ao hospital, tentando fazê-lo acordar. Cada um é mais estranho que o outro, temos o neandertal e o médico invisível, já mencionados, o homem-peixe e o busto de Napoleão, todos preocupados com a saúde do amigo. Bruno, apesar de tudo, é muito querido, todos os personagens sentem muita falta dele. Até que, após o sonho com o natal do futuro, com robôs e tudo num hospital mecanizado, ele acorda e ainda tem tempo de estragar mais uma festa, a comemoração do presente. É garantia de boas risadas! O Bruno Aleixo é terrível, mas hilário!
Nota: 7/10.
Vinheta da Mostra SP
Horários de exibição
24/10
21:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4
25/10
18:10
INSTITUTO MOREIRA SALLES - PAULISTA
01/11
17:00
CIRCUITO SPCINE - BIBLIO. ROBERTO SANTOS
02/11
21:00
CINECLUBE CORTINA
24/10
21:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4
25/10
18:10
INSTITUTO MOREIRA SALLES - PAULISTA
01/11
17:00
CIRCUITO SPCINE - BIBLIO. ROBERTO SANTOS
02/11
21:00
CINECLUBE CORTINA
Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.
Site Oficial: https://46.mostra.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)