Pedro, de Natesh Hegde | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

                                                                                                           PERSPECTIVA INTERNACIONAL
Exibido no Festival IndieLisboa.

Pedro, do diretor indiano Natesh Hegde é um mergulho cultural e sociológico na realidade de uma comunidade rural hinduísta do sul da Índia. Doloroso por mostrar uma realidade paupérrima e cheia de fanatismos religiosos, acompanhamos o sofrimento de Pedro ao, numa noite inconsequente de bebedeira, cometer um sacrilégio, e ter que lidar com as consequências de seu ato após o ocorrido.

Quase em formato documental, acompanhamos Pedro no seu trabalho, fazendo manutenção em linhas elétricas, aplicando agrotóxicos nas plantações ou de guarda florestal nas terras do senhor rico da comunidade. Num país na época das monções, o homem trabalha muito e bebe na mesma proporção, para aguentar a rotina diária. Seu refrigério na vida é o filho que cria, um garoto inteligente, nascido de uma relação ilegítima de sua esposa com o senhor feudal da região. Aguentando a azucrinação do irmão, impotente e antigo marido de sua esposa infiel, ele com muita paciência e resignação se submete às agruras da vida.

Até que uma noite, para vingar a morte de seu cachorro de caça, morto por um urso, depois de se embebedar ao extremo, atira e mata por engano uma vaca, maior sacrilégio que poderia cometer contra os hindus. A sua comunidade fecha-se para o pobre sacrílego, hostilizando-o e tornando-o um pária. As agressões a ele então se sucedem num crescendo, provocando depressão e desejo de fuga neste homem acossado. O que mais lhe dói é a repulsa da própria família. Ele vira um rejeitado, um impuro, até para as pessoas que ama. Sem aguentar mais, começa a responder com violência às agressões diárias.



Ficha Técnica

Título original e ano: Pedro, 2021. Direção: Natesh Hegde. Elenco: Gopal Hegde, Ramakrishna Bhat Dundi, Raj B Shetty, Medini Kelamane, Nagaraj Hegde. Gênero: Drama. Nacionalidade: Índia. Design de som e MigaxemShreyank Nanjappa. Fotografia: Vikas Urs. Edição: Natesh Hedge, Paresh Kamdar. Produtora: Rishab Shetty Films. Duração: 109 min. Classificação Indicativa: 14 anos.

O senhor das terras, junto com a comunidade e sua família, resolve dar uma solução final ao caso. Pedro é assassinado pelas próprias pessoas com quem convivia. Sem sentimentalismos, essa filmagem documental do roteiro distancia o espectador de soluções fáceis, mas é uma visão riquíssima e detalhista de uma cultura muito distante da nossa, numa explosão de sons, festas e rituais, em uma floresta tropical sob uma chuva que nunca para.

A Índia apresentada é pobre, violenta, rural e religiosa, mas com muita cultura e tradição. É a única Índia? Não, claro que não, o cinema é sempre um recorte da realidade. Mas esse retrato nos assusta, porque encontramos paralelos na nossa conjuntura atual. A religião deve controlar nossos passos? O Pedro merecia um final desses? Cabe reflexão sobre a proposta e mensagem do filme! 

Nota: 8/10.

Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

22/10

16:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4

28/10

19:30

CINE MARQUISE Sala 2

01/11

18:00

CIRCUITO SPCINE LIMA BARRETO - CCSP


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/

#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)