PERSPECTIVA INTERNACIONAL
Exibido no Festival IndieLisboa.
Pedro, do diretor indiano Natesh Hegde é um mergulho cultural e sociológico na realidade de uma comunidade rural hinduísta do sul da Índia. Doloroso por mostrar uma realidade paupérrima e cheia de fanatismos religiosos, acompanhamos o sofrimento de Pedro ao, numa noite inconsequente de bebedeira, cometer um sacrilégio, e ter que lidar com as consequências de seu ato após o ocorrido.
Até que uma noite, para vingar a morte de seu cachorro de caça, morto por um urso, depois de se embebedar ao extremo, atira e mata por engano uma vaca, maior sacrilégio que poderia cometer contra os hindus. A sua comunidade fecha-se para o pobre sacrílego, hostilizando-o e tornando-o um pária. As agressões a ele então se sucedem num crescendo, provocando depressão e desejo de fuga neste homem acossado. O que mais lhe dói é a repulsa da própria família. Ele vira um rejeitado, um impuro, até para as pessoas que ama. Sem aguentar mais, começa a responder com violência às agressões diárias.
Título original e ano: Pedro, 2021. Direção: Natesh Hegde. Elenco: Gopal Hegde, Ramakrishna Bhat Dundi, Raj B Shetty, Medini Kelamane, Nagaraj Hegde. Gênero: Drama. Nacionalidade: Índia. Design de som e Migaxem: Shreyank Nanjappa. Fotografia: Vikas Urs. Edição: Natesh Hedge, Paresh Kamdar. Produtora: Rishab Shetty Films. Duração: 109 min. Classificação Indicativa: 14 anos.
O senhor das terras, junto com a comunidade e sua família, resolve dar uma solução final ao caso. Pedro é assassinado pelas próprias pessoas com quem convivia. Sem sentimentalismos, essa filmagem documental do roteiro distancia o espectador de soluções fáceis, mas é uma visão riquíssima e detalhista de uma cultura muito distante da nossa, numa explosão de sons, festas e rituais, em uma floresta tropical sob uma chuva que nunca para.
A Índia apresentada é pobre, violenta, rural e religiosa, mas com muita cultura e tradição. É a única Índia? Não, claro que não, o cinema é sempre um recorte da realidade. Mas esse retrato nos assusta, porque encontramos paralelos na nossa conjuntura atual. A religião deve controlar nossos passos? O Pedro merecia um final desses? Cabe reflexão sobre a proposta e mensagem do filme!
Nota: 8/10.
Vinheta da Mostra SP
Horários de exibição
22/10
16:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4
28/10
19:30
CINE MARQUISE Sala 2
01/11
18:00
CIRCUITO SPCINE LIMA BARRETO - CCSP
22/10
16:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4
28/10
19:30
CINE MARQUISE Sala 2
01/11
18:00
CIRCUITO SPCINE LIMA BARRETO - CCSP
Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.
Site Oficial: https://46.mostra.org/
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)