Existem milhares de ''clubes do livro'' ao redor do mundo. Pessoas que se juntam para ler uma obra e conversar sobre histórias arrebatadoras, sejam elam clássicas ou não. Tais grupos são ainda mais especiais quando são formados por amigos. No longa de Bill Holderman, ''Do Jeito Que Elas Querem'' (2018), que inglês se nomeia "Book Club", assistimos a quatro mulheres encantadoras dividirem seus dias entre conversas sobre o popular ''50 Tons de Cinza'', da escritora inglesa Erika Leonard James. Não só isso, mas vivenciarem novos amores, reencontros e muita dedicação uma a outra. A produção ganhou sequência este ano subtitulada ''Um Novo Capitulo'' e tem lançamento da Universal Pictures Brasil. O elenco original está de volta e é formado pelas magistrais Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen. Desta vez, o quarteto joga luz sobre outra obra popular (O Alquimista, de Paulo Coelho) como também realiza o sonho de juventude de viajar para Itália e viver dias regados a aventuras e confusões.
A trama, que tem como narradora Diane (Keaton), repassa os últimos anos da mulher e suas amigas Vivian (Fonda), Carol (Steenburgen) e Sharon (Bergen). Elas, como o mundo todo, só podiam se encontrar virtualmente e escolheram não só falar de suas vidas e do dia dia como dos livros mais pop's e aclamados, entre eles, o romance "Pessoas Normais", de Sally Rooney, ou até mesmo do suspense "A Mulher na Janela", de A. J. Finn (ambas produções com adaptações para tv e cinema). Diane continua seu relacionamento com o romântico Mitchell (Andy García), enquanto Carol está alucinada tentando controlar a saúde do marido Bruce (Craig T. Nelson). Já a juíza aposentada Sharon tem escolhido atividades diversas para passar seu tempo e não está namorando. A novidade que chega ao grupo é que Vivian foi pedida em casamento por Arthur (Don Johnson) e agora que os dias difíceis passaram a meta é se reencontrar e quem sabe partir rumo a Itália para realizar um planejamento delas de muito tempo atrás.
Com muita sensibilidade, a comédia evoca uma vibe muito positiva retratando a amizade feminina como tem de ser, cheia de parceria e cumplicidade. Ao puxar a história que o brasileiro Paulo Coelho publicou lá em 1988, revive questões ultra pessoais como busca interior, amor e outras realizações. E na produção, ele renasce e se reencontra na maior idade. Lindo de assistir.
O elenco é formado por três ganhadoras do Oscar, Jane Fonda, Diane Keaton, Mary Steenburgen, e três indicados a premiação, Candice Bergen, Andy Garcia e Giancarlo Giannini.
Cada personagem tem um pouco das atrizes que as interpretam. Fica evidente nas roupas escolhidas para Diane Keaton, por exemplo. Ou nas deixas feministas que Jane Fonda tem. Sua personagem, apesar de encontrar o amor, não acredita nas amarras que a sociedade cria. Outra característica acentuada do roteiro são as falas com tom irônico que Candice Bergen ganha. Sua juíza durona arrasa e se sai como a única do grupo que não necessariamente está atrelada a uma relação conjugal. Vivendo mais livre e pronta para acontecimentos quaisquer, seja o encontro com um policial durão ou com um filósofo aposentado. Mary Steenburgen tem uma deixa mais emotiva por conta de seu jeitinho de querer cuidar de todos e complementa o grupo.
O filme entrega uma incrível lista de canções italianas bem como versões de sucesso de músicas norteamericanas. Ouvimos a clássica "Felicitá", de Al Bano & Romina Power, e também "Glória", de Umberto Tozzi. Tem também a super famosa "Volare", a versão de Bette Midler para "Mambo Italiano" e também a tradução de "I Am Believer", da banda Smash Mouth, para o Italiano com título de "Sono Bugiarda". Além de muitas outras.
Bill Holderman, que também dirigiu o primeiro filme, tem muita carga como produtor e acertou em cheio com a produção. Ela é leve, feminista e cheia de afeto. Algo que o mundo precisa demais. Não há em si muitas surpresas, mas a delicia do filme é a união dessas mulheres e seu amor por cultura (livros, viagens, música e até homens).
Trailer
Ficha Técnica
Título original e ano: Book Club 2: The New Chapter, 2023. Direção: Bill Holderman. Roteiro: Bill Holderman e Erin Simms. Elenco: Jane Fonda, Diane Keaton, Candice Bergen, Mary Steenburgen, Andy Garcia, Don Johnson, Craig T. Nelson, Giancarlo Giannini, Hugh Quarshie, Vicent Riotta, Giovanni Esposito, Giampiero Judica. Gênero: Comédia, Romance. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Tomw Howe. Fotografia: Andrew Dunn. Edição: Doc Crotzer. Design de Produção: Stefano Maria Ortolani. Direção de Arte: Leonardo Grillo e Saverio Sammali. Figurino: Stefano De Nardis. Distribuidora: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h47min.
O acerto da produção da Focus Features, que conta com distribuição internacional da Universal Pictures, é não se levar a sério, mas trazer consistência, um elenco sublime, e uma pitada de misticismo com a ajuda de Paulo Coelho.
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)