sexta-feira, 12 de maio de 2023

O Amor Mandou Mensagem | Assista nos Cinemas

 
Este texto contêm spoilers

O que importa é tentar

A comédia romântica O Amor Mandou Mensagem, dirigida por James C. Strouse, é baseada no livro de Sofie Cramer, que no Brasil, foi traduzido como SMS para Você. O livro, aliás, já havia sido adaptado, em uma versão alemã. Na produção norte-americana temos Priyanka Chopra Jonas (Baywatch) e Sam Heughan (Outlander) como protagonistas desta história de amor. Certamente, o filme tem lá seus acertos, apesar de ter tomado decisões que poderiam ter se direcionado para outros lugares. Uma coisa é óbvia, o filme não seria o mesmo sem a presença da cantora Celine Dion, que é uma das produtoras executivas do longa. Ademais, ao terminar o romcom, o espectador poderá sentir aquela vontade imensa de dar play na discografia inteira deste ícone atemporal da música romântica.

De uns tempos para cá, Hollywood voltou a ver valor nas produções que trazem jornadas amorosas as telas, e podemos dizer que assim começou a renascença do gênero. Claro que nem todas têm a mesma energia das clássicas produções dos anos 90 (algumas muitas dirigidas por Nancy Meyers), ou até mesmo das que foram lançadas para atingir o grande público depois dos anos 2000. Mas o que não faltou em O Amor Mandou Mensagem foi a coragem de tentar fazer o público deste gênero em específico, feliz. E a tentativa, às vezes, é o que conta.

Muito do que é preciso para gostar de comédias românticas, é a crença no plot que muitas vezes é exagerado. É impossível. O espectador deve desligar aquele ceticismo, e encontrar dentro de si, a força de vontade de acreditar, não em contos de fadas, mas que os amores impossíveis de acontecer, são possíveis nas telonas. O final feliz é sempre esperado, e muito merecido. E aqui, ele veio também, e ainda bem. Neste longa, Mira Ray (Priyanka), é uma desenhista e autora de uma série de livros infantis, que perde o amor de sua vida, John, interpretado por Arinzé Kene (I’m Your Woman) logo nos primeiros minutos do filme. Eles eram almas gêmeas.

                                                                                                                          Créditos: Divulgação
O ator escocês Sam Heughan, mais conhecido pela série de sucesso ''Outlander'', interpreta um personagem chamado Rob Burns, referência ao poeta escocês Robert Burns - easteregg também para fãs da série, já que por lá, os personagens de Jamie e Claire são reunidos novamente por conta de um poema escrito por Burns.

Mira, de uma mulher feliz, com uma carreira bem sucedida e um amor duradouro, passa a ser uma mulher que convive com o luto. Depois de dois anos escondida na casa dos pais, a irmã dela, Susy, interpretada por Sofia Barclay (In Darkness), a convence a voltar para o apartamento que elas dividem, e a tentar voltar aos poucos para a rotina que tinha antes. Acontece que John ia a pedir em casamento antes de morrer, e na caixa com seus pertences, está o anel de noivado. Ela passa a usá-lo, e começa a tentar lidar com o luto e com a rotina, a voltar a trabalhar - mesmo que só consiga desenhar versões mórbidas para a série infantil.

Até esse ponto, o espectador começa a refletir em como será feita a conexão entre ela e Rob (Sam Heughan), um jornalista crítico de música, que passou a não acreditar no amor, após levar um fora de sua noiva, uma semana antes do casamento. Tempo suficiente de apresentação tinha sido feito, para que os personagens ainda não fossem de certa forma, introduzidos no mundo um do outro. Até que, Rob passa a ter que usar um celular profissional, e certa noite recebe uma mensagem estranha e emocionante de um número desconhecido.

Mira, em sua tentativa de manter John em sua vida, começou a mandar mensagens para o antigo número do namorado morto, contando sobre seu dia a dia, e como tem sido difícil lidar com a perda dele. Acontece que o número agora pertence a Rob, que começa a ficar intrigado e envolvido com as mensagens desconhecidas. Enquanto isso, Rob é designado a escrever um artigo sobre a turnê de Céline Dion. Ele, como um novo cético, passa a estudar as músicas da diva e sua carreira, sem acreditar em nada do que as letras dela dizem.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Love Again, 2023. Direção: Jim Strouse. Roteiro: Jim Strouse - baseado no livro de Sofie Cramer. Com argumentos de Andrea Willson, Malte Welding, Karoline Herfurth, Sophie Kluge, Anika Decker. Elenco: Priyanka Chopra Jonas, Sam Heughan, Céline Dion, Sofia Barclay, Russell Tovey, Lydia West, Steve Oram, Omid Djalili, Nick Jonas, Celia Imrie, Arinzé Kene, Tom Blake, Laurence Varda, Harry Attwell, Amanda Blake, Daniel Barry, Haley McGee, Camille Hatcher. Gênero: Romance, Drama, Adaptação. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Keegan DeWitt. Fotografia: Andrew Dunn. Edição: Jesse Gordon. Direção de Arte: Astrid Sieben, Keely Lanigan-Atkins. Figurino: Annie Symons. Distribuição: Sony Pictures Brasil. Duração: 01h44min.

O filme é quase que uma carta de amor a diva pop Céline Dion, que depois de revelar em 2022, que tem a síndrome da pessoa rígida, deixou todo mundo que já escutou suas músicas, de coração apertado por ela. Na produção, a artista vê em Rob uma luta interna para acreditar no amor, e o dá conselhos acerca das mensagens misteriosas que ele está recebendo. E a trama apresenta essa descrença no, motivadas por dores e traumas passados, como fio condutor da história. Também fala sobre luto, apesar de não se aprofundar muito nisso, mas sim, tentar mostrar para Mira como a vida dela continua, mesmo que a dor da perda não vá embora. Que há espaço para que uma nova vida comece, pois ela é jovem, mas o que viveu com John não será apagado.

Em certo ponto da história, os dois acabam se conhecendo. Rob decide assistir a Ópera de Orfeu e Eurídice e encontra Mira na plateia. O mito de Orfeu, conta que o homem foi até o inferno, negociar com Hades, para que este último o deixasse trazer sua mulher de volta. Com a condição de não olhar para Eurídice, eles podem voltar para o mundo dos vivos. Ela deve o seguir, mas ele não pode olhar para trás para garantir que ela está lá. Ele o faz, e assim a perde novamente. Ao ver a peça, Rob considera que ela tenha um significado esperançoso, porque mesmo que tenha um final triste, Orfeu tentou ir atrás da pessoa que amava. E a tentativa é o que importa. Numa noite dessas, Mira vai à Ópera, e lá está Rob. Os dois têm o chamado "meet cute" pela segunda vez, e assim se envolvem.

                                                                                                                          Créditos: Divulgação
Confira a canção (clique aqui) de Céline Dion especialmente para a trilha sonora do filme.

No envolvimento dos dois, eles acabam ficando, e Rob não consegue contar para ela que recebeu e leu todas as mensagens românticas e tristes que ela mandou para John. Mas ela descobre sozinha e assim, o desentendimento acontece. E é nesta parte que as coisas poderiam tomar um rumo diferente. A reconciliação deles, (*alerta de spoilers*) poderia ter acontecido de outra maneira. O ponto alto do enredo poderia, por exemplo, ter se dado no tão aguardado show da Celine, que foi importante para ambos os personagens ao longo da trama.

Mesmo assim, os personagens entregaram química e carisma. Para quem é fã do casal Priyanka Chopra e Nick Jonas, há uma participação especial de Nick, como um paquera de aplicativo de relacionamento de Mira, que dá errado. Ele está especialmente charmoso e engraçado nos poucos minutos em que aparece. Por fim, vale dizer que a produção tem seu charme, apesar de seguir por caminhos controversos ao longo da jornada de Rob e Mira.

Destaque do elenco vai para Arinzé Kene, interprete de John. Que o ator possa ser o interesse amoroso de sua própria comédia romântica no futuro. Kene tem muito potencial para ser par romântico. O mesmo vale para Sofia Barclay.

EM EXIBICÃO NOS CINEMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)