Mansão Mal Assombrada, de Justin Simien | Assista nos Cinemas


Para aqueles que gostam de um “cozy mistery”, ou no bom português, ''um mistério aconchegante'' - Filmes com fantasmas, ou crimes, que são mais leves, ou tem um tom mais de comédia ao longo da história. Ou ainda para quem que gosta de fantasmas, mas não necessariamente gosta de assistir a filmes de terror, ''Mansão Mal Assombrada'', de Justin Simien, pode ser uma boa pedida.

A produção não é tão marcante e por ter sido lançada meio a tantos lançamentos fortes pode ser esquecida. No entanto, é uma aventura com gostinho de sessão da tarde que tem cacife para entreter durante todo o seu tempo de tela. Inspirada numa atração do parque da Disney, a The Haunted Mansion, o filme é um remake de longa de 2003 de mesmo nome protagonizado por Eddie Murphy.

O público no geral pode estar um pouco cansado de tentativas que recontam histórias já conhecidas, ou heroflicks e até mesmo de live-actions de aniimações, todavia, se tem filme para assistir, é esperado que ele chegue nas pessoas. Nessa nova produção, nos deparamos com Ben Matthias, interpretado por Lakeith Stansfield (Entre Facas e Segredos, Corra!, Judas e O Messias Negro), um cientista que está enfrentando a perda de sua esposa. Ele não acredita em fantasmas, mas trabalha como guia turístico de casas mal assombradas - trabalho que era de Alyssa, sua esposa, interpretada por Charity Jordan (Selma). O homem é envolvido em uma confusão, quando o padre Kent, papel de Owen Wilson (Case Comigo, Esquadrão Secreto, Marley & Eu), o procura para que ele e sua máquina fotográfica científica possam ajudar uma mãe e um filho em apuros.

A atriz Rosario Dawson (Rent, Josie and The Pussycats) interpreta Gabbie, mãe de Travis (Chase W. Dilton). Eles se mudam para uma velha mansão cheia de criaturas fantasmagóricas. Ao tentar sair do casarão e se mudar para outros lugares, são perseguidos e forçados a voltar. Então, quando o padre corre atrás de Ben, é uma de muitas tentativas de se livrarem das assombrações que moram na casa e poderem seguir seu caminho em outro canto.

Acontece que assim que você tem contato com os fantasmas da mansão, você não consegue mais se distanciar. Está preso a maldição da casa, assim como todos os fantasmas e humanos presentes. Mas Ben não acredita em ''coisas do além'', finge fazer seu trabalho, é pago por isso e vai embora. Quando é compelido a voltar, porque está sendo perseguido e assombrado, percebe que tem algo de estranho ali. Então a mãe, o filho, o padre e o viúvo atormentado vão atrás de pessoas que podem os ajudar a descobrir o que aconteceu na casa e como banir as presenças fantasmagóricas dali.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Mansão Mal Assombrada, 2023. Direção: Justin Simien. Roteiro: Katie Dippold. Elenco: LaKeith Stanfied, Rosario Dawson, Owen Wilson, Danny DeVito, Tiffany Haddish, Creek Wilson, Chase Dillon, Jared Leto, Winona Ryder, Jamie Lee Curtis, J. R. Aducci. Gênero: Comédia, Drama, Família, Aventura. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Kris Bowers. Fotografia: Jeffrey Waldron. Edição: Phillip J. Bartell. Figurino: Jeffrey Gurland. Design de Produção: Darren Gilford.  Direção de Arte: Tom Reta. Distribuição: Walt Disney Studios. Duração: 02rh02min.

O filme quer trazer aquela sensação de um grupo de estranhos que se forma e nasce ali uma família. E até acontece, muito por conta das atuações que levam com naturalidade a dinâmica dos personagens entre si. 

Nessa jornada para descobrir o que tem de errado na casa, o ilustre Danny DeVito (Matilda) é recrutado como o professor Bruce Davis, que dedicou sua vida a escrever sobre fantasmas e sempre quis visitar aquela mansão. Junto dele, o time vai atrás da vidente Harriet, interpretada pela comediante Tiffany Haddish (O Peso do Talento e Rainhas do Crime).

Eles descobrem aos poucos o que aconteceu com os fantasmas ali. Um deles foi consumido pela perda da esposa, e tentou a trazer de volta, até que numa das tentativas de se conectar com os mortos, um fantasma, se passando pela mulher do homem viúvo, o convenceu de que ele deveria ficar com ela na outra vida também. Um tópico pesado em um filme com classificação de 12 anos, mas isso não é muito aprofundado e a busca pelo fantasma vilão da história segue.

                                                                          Créditos: © 2023 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.
O cineasta Guillermo del Toro esteve atrelado ao projeto desde 2010, mas abandonou a iniciativa. Em 2021, Justin Simien iniciou as tratativas para dirigir o filme e revigorar o script.

O pior problema do filme é ter o Jared Leto interpretando o fantasma que gerou toda essa confusão. O fantasma que controla e atormenta todos os outros que vivem ali. Mas ele mal aparece, é usada apenas a voz do ator.

Jamie Lee Curtis também faz parte do time de atores que apenas dá uma pinta no filme, pois são  participações mais curtas, mas ainda assim significativas para a história. Winona Ryder é uma grata surpresa, mas tem pouquíssimo tempo em cena, assim como Dan Levy.

A produção não reinventa a roda, não traz nada novo para a conversa, mas o elenco faz um bom trabalho com aquilo que tem, e no final, o público se diverte. A produção visual também não deixa nada a desejar, com os efeitos visuais que estão bonitos de se ver. O roteiro de Katie Dippold, contudo, é fraco, mas nessa onda dos remakes, já existiram produções que entregaram resultados piores.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Amanda Karolyne

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)