Se você foi criança durante os anos 80 e 90, sabe que os quadrinhos e desenhos com As Tartarugas Ninja, personagens criados por Peter Laird e Kevin Eastman, eram a sensação da molecada. O grupo mutante e combativo ao crime em Nova York formado por Michelangelo, Donatello, Leonardo e Rafael continuou ganhando destaque em produções nos anos 2000, mas refazendo a jornada do sucesso da franquia, é bom lembrar que Laird e Eastman inicialmente lançaram o quadrinho em preto e branco em 1984 e após a jornada dos repteis nas prateleiras das bancas e livrarias, os transformaram em bonecos licenciados e em jogos de videogame, além de levá-los para a tevê onde foram personagens de uma série animada que durou de 1987 a 1996. Os primeiros filmes da trupe foram sair entre 1990 e 1993, formando uma trilogia. Nos anos 2000, Eastman vendeu seus diretos para Laird e depois do lançamento de mais um longa, ''TMNT'', dirigido por Kevin Munroe, foi anunciado que a Viacom adquiriu os diretos de Laird, a empresa é parte da super companhia Paramount Global, que é também dona da Paramount Pictures, Nicklodeon, MTV e etc. Inclusive, os últimos live-actions das Tartarugas contaram com distribuição da Paramount e produção do todo poderoso Michael Bay, mas não vingaram tanto. Chega agora então uma animação repaginada do grupo, afinal, se a serie e os filmes não exatamente dão o tom teen que a história original propõe, Caos Mutante veio ai para proporcionar isto.
Com direção de Jeff Rowe e co-direção de Kyle Spears, As Tartarugas Ninja: Caos Mutante tem produção executiva de Seth Rogen, Evan Goldberg e James Weaver. Seth, Evan e Jeff também são roteiristas da trama ao lado de Dan Hernandez e Benji Samit. As vozes originais da co-produção entre Estados Unidos, Japão e Canadá são de atores negros, brancos e adolescentes, basicamente carinhas novas em Hollywood. Não somente isto, mas os personagens humanos ganham traços de pessoas negras, algo que antes não era tão comum para o núcleo de protagonistas. Leonardo, a tartaruga de faixa azul e com uma queda por April O'Neil, a repórter que é uma aliada das Tartarugas, tem como interprete Nicolas Cantu, Rafael, o ninja de faixa vermelha, tem a voz de Brady Noon, já o ninja de faixa laranja Michelangelo ganha vida na voz de Shamon Brown Jr. e Donatello, a Tartaruga de faixa roxa, Micah Abbey. No Brasil, eles são dublados por Rodrigo Ribeiro, Victor Hugo Fernandes, Enzo Dannemann e Arthur Carneiro. O sábio mestre Splinter sempre teve um look de ''sábio'' e no áudio original da animação ninguém mais, ninguém menos que Jackie Chan é a sua voz. No formato dublado podemos ouvir o preciso Tatá Guarnieri. April, que de moça branca e ruiva voltou como uma mulher preta com dreadlocks, tem a voz de Ayio Edebri no original e é dublada por Anny Gabrielly. Fecham o elenco de vozes originais Giancarlo Esposito, Seth Rogen, John Cena, Ice Cube, Post Malone, Paul Rudd, Rose Byrne e Maya Rudolph.
O longa ganha um rabisco similar a técnica utilizada em Aranhaverso, influência clara do filme, e surpreende pela modernizada que apresenta, apesar de ter uma cara oitentista e noventista surreal. A trilha sonora original (escute aqui) assinada pelo gigante Trent Reznor, em parceria com Atticus Ross, não vem pequena e embala as cenas com muito Hip Hop, Soul e R&B de bandas como De La Soul, A Tribe Called Quest e Bruno Mars. A canção de Bruno Mars, aliás, é trilha para entrada do vilão de um jeito maravilhoso. Caos Mutante respira cultura negra em todos os sentidos e é extremamente bem produzido e idealizado.
Trailer
Ficha Técnica
Título original e ano: Tartarugas Ninja - Caos Mutante, 2023. Direção: Jeff Rowe e Kyle Spears. Roteiro: Seth Rogen, Evan Goldberg, Jeff Rowe, Dan Hernandez, Benji Samit com argumento de Brendan O'Brien - baseado nos personagens criados por Peter Laird e Kevin Eastman. Vozes Originais: Micah Abbey, Shamon Brown Jr., Nicolas Cantu, Brady Noon, Ayo Edebiri, Maya Rudolph, John Cena, Seth Rogen, Rose Byrne, Natasia Demetriou, Giancarlo Esposito, Jackie Chan, Ice Cube, Paul Rudd, Post Malone. Vozes Nacionais: Rodrigo Ribeiro, Victor Hugo Fernandes, Enzo Dannemann e Arthur Carneiro, Léo Santana, Tata Guarnieri, Any Gabrielly, Márcio Dondi, Duda Ribeiro, Iabel Lira, Ricardo Rossatto, Adriana Torres, Jorge Lucas. Gênero: Animação, Aventura, Ação. Nacionalidade: EUA, Japão e Canadá. Trilha Sonora Original: Trent Renor e Atticus Ross. Fotografia: Kent Seki. Edição: Greg Levitan. Design de Produção: Yashar Kassai. Efeitos Especiais: Marta Lucia Velasco. Distribuição: Paramount Pictures Brasil. Duração: 01h39min.
A trama se inicia com a apresentação da possível forma de como as Tartarugas chegaram a sua forma, mas ainda não é exatamente ali que vemos a transformação. Na verdade, o espectador é introduzido a busca insana de Cynthia Utrom (Maya Rudolph/Iabel Lira) pelo cientista Baxter Stockman (Giancarlo Esposito/Ricardo Rossatto) e suas experiências com mutações em insetos. O homem aliás tem uma Super Mosca de estimação e ao ser levado embora, é ela quem salva as outras experiências e foge dali. Nesse momento, um tubo de ensaio com uma gosma verde desconhecida cai em buraco e dali em diante adentramos as aventuras das Tartarugas anos mais tarde. O grupo vive subindo para a superfície para assistir filmes ou andando pelo telhado dos prédios no Brooklyn respirando muita jovialidade e se divertindo. É só ao retornarem e levarem aquela baita chamada do seu ''pai de criação'' (Jackie Chan/Tatá Guarnieri), um rato idoso com roupas de Ninjitsu, que o espectador conhece então como elas se tornaram Tartarugas com estatura de homens e ainda com habilidades em artes marciais ensinadas por ele, o rato chamado de Mestre Splinter. O roedor lutador explica como o grupo de Tartarugas não deve ir a superfície e que ele os protegerá dos humanos e de qualquer tentativa de experiências com todos eles, mas como adolescente que só querem ser aceitos e aproveitar a juventude, o que escutam não necessariamente faz muita diferença.
Créditos: Paramount Pictures
O formato original do filme contou com gravações das dublagens em grupos e não como de praste onde os dubladores gravam o texto separados. Alguma sessões contaram com mais de seis pessoas no estúdio.
Em uma dessas saídas das Tartarugas do esgoto, auxiliam a jovem April O'Neil (Ayo Edebiri/Any Gabrielly), pois a mesma é assaltada. A garota acaba então conhecendo o grupo e não fica com medo como Mestre Splinter citou que os humanos ficariam. Mas isto se deve ao fato deles terem se mostrado como heróis e o encontro ter sido mais leve que em outros encontros dos humanos com mutações. April então conta à eles como seria demais se eles deixassem que ela redigisse uma matéria sobre como os quatro se transformaram. Também fala de como tem medo de ficar em frente as câmeras e que seu amor pelo jornalismo ainda precisa superar um certo medo de câmera que ela possui e faz passar vergonha online. E não esquece de contar que tem um tal de Super Mosca (Ice Cube/Jorge Lucas) tem aprontado por ai a ponto de deixar a polícia no seu rastro. Logo, eles poderiam ajudar a pegar o Mega Mutante, pois todos estão com receio de que o baile de formatura seja cancelado. Michelangelo,Rafael, Leonardo e Donatello então saem em busca do inseto que tem colocado o medo na vizinhança. Monstrão anda com uma super gangue e quando os grupos se encontram, em um primeiro momento, fazem amizade e ficam felizes de descobrir que são ''meio primos'', pois sofreram mutação a partir da mesma gosma verde. Contudo, as Tartarugas compreendem que o Moscão mutante não quer paz com os humanos, mas sim eliminar todos eles ou os fazer escravos como forma de vingança pelo que fizeram com ''o pai'' dele e também por tentarem sempre matar o bando quando se aproximam. Nesse momento, April e os ninjas mutantes bolam um jeito de destruir os planos do Super Mosca e até Mestre Splinter é chamado quando Cynthya Utrom chega na parada para tentar raptar as Tartarugas. O fim desses eventos conturbados ganham muitas visualizações e as Tartarugas lutam juntas pelas vidas dos humanos e dos mutantes. Algo que só se assistindo para saber o quão irado é.
O filme traz vários easter eggs e homenageia os criadores Kevin Eastman e Peter Laird em cenas do filme. A escola onde April estuda se chama ''Eastman High School'' e o prédio em que a jovem entrevista as tartarugas se chama ''The Laird''.
Com um tom super cômico e maneiro, o roteiro é assertivo em trazer a cultura nova yorkina com força. A cultura pop está presente no gosto dos personagens e a modernidade tecnológica na vida teen deles. A essência das Tartarugas é mantida, mas temos mudanças no estilo delas ou até mesmo de outros personagens centrais da história como Splinter, Super Mosca ou April. O filme tem pela primeira vez adolescentes dublando adolescentes e filmes como ''Lady Bird'' (Greta Gwerig, 2017) e ''Conta Comigo'' (Rob Reiner, 1986) servem como inspirações para o ''coming of age'' das Tartarugas. Em certa cena do filme, o grupo assiste ''Curtindo a Vida Adoidado'' (John Hughes, 1986) e sentimos a vibe do grupo querendo apenas ser jovem e viver. Algo que as referências acrescentam em cada cena.
Jeff Rowe têm créditos como roteirista em sua carreira e foi co-diretor de ''A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas'' (2021). Soube conduzir muito bem o seu elenco aqui e entrega personagens que atravessaram o tempo e continuam sendo ultra-legais. Dentro do longa, temos transformações da imagem para live-action de cenas de karatê e etc e é muito interessante ver as várias cores e formas que se dão na tela.
Avaliação: uma Pizza Quatro Queijos, por favor! (4/5)
SOMENTE NOS CINEMAS
See ya!
B-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)