quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Dogman, de Luc Besson | Assista nos Cinemas


Escrito e dirigido pelo controverso diretor francês Luc Besson, o impactante “Dogman” reflete sobre traumas de vida e é o primeiro filme do cineasta após quatro anos de pausa na indústria. Filmado em 2022, ganhou lançamento tardio em 2023 para poder competir em Festivais e acabou sendo selecionado no Festival de Veneza, onde venceu o prêmio ''Graffetta d'Oro'' de melhor filme. 

No elenco, Caleb Landry Jones é Douglas Munrow, Gabriel Pepê viva a versão criança do personagem, Lincon Powell interpretra Douglas adolescente e Iris Bry é a mãe de Doujglas. Ademais, tem-se Clemens Schick como Mike Munrow), Alexandre Settineri como Richie Munrow, Jojo T. Gibbs como Evelyn, Christopher Denham como Ackerman, entre outros.

Analisando friamente, Dogman é uma coletânea de non-senses. Cães treinados para roubar, personagens exagerados e clichês além de situações que beiram o absurdo. E ainda assim, o trabalho resulta em um filme intenso e envolvente para um público seleto.

A base da trama é a vida do rapaz Douglas Munrow, vítima de um pai violento e abusivo. Em um de seus acessos de raiva, o garoto é atirado brutalmente no canil da casa, chegando à beira da morte. A cena é cruel! O ato violento causa uma lesão na coluna, o deixando portador de necessidades especiais. Perdido, sem as bases de uma vida familiar equilibrada e vivendo em uma sociedade que dá poucas oportunidades a pessoas com deficiências, Douglas vê nos cães oriundos de abandono como ele, seus únicos amigos e confidentes. A sintonia entre o rapaz e os animais é surreal. O abrigo é o porto seguro de ambos.

                                                                                      Créditos: Divulgação / Diamond Filmes Brasil
Cerca de quinze adestradores de cães foram necessários para o filme e antes das filmagens Caleb Landry Jones passou três dias com a equipe e os cachorros para todos se acostumarem e as cenas fluírem.

A visão de mundo que o espectador recebe vem de uma mente perturbada. Aos poucos vão se delineando todos os mecanismos de defesa que Douglas criou para sobreviver aos danos físicos e psicológicos que carrega. Flashbacks são inseridos à medida que o jovem contracena com a psicóloga da polícia. O rapaz ama seus animais mais que tudo. A única pessoa a quem ele dedica seu afeto e amor também o desilude e decepciona. No teatro se encontra e seu álter ego como drag queen é como uma fuga da realidade. Sua fé o sustenta de alguma forma, mas Deus é questionado o tempo todo.

Caleb Landry Jones entrega uma interpretação muito intensa e convincente, remetendo à insanidade do Coringa de Joaquin Phoenix. O ritmo de tensão vai num crescente, ganhando a atenção do espectador até culminar em um final emocionante. Definitivamente, Dogman deve ser acolhido por plateias que buscam um cinema potente e ganha a simpatia de quem vos escreve. Assim, recomendo, com as devidas ressalvas.

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano:  Dogman, 2023. Direção e Roteiro: Luc Besson. Elenco: Caleb Landry Jones, Jojo T. Gibbs, Christopher Denham, Clemens Schick, John Charles Aguilar, Grace Palma, Iris Bry, Marisa Berenson, Lincoln Powell, Michael Garza, Bianca Melgar, Joe Sheridan, Alexander Settineri, C.C. DeNeira. Gênero: Drama, Suspense. Nacionalidade: França. Trilha Sonora Original: Érica Serra. Fotografia: Colin Wandersman. Edição: Julien Rey. Figurino: Corine Bruand e Jacki Roach. Direção de Arte:  Sergeo Levitas e Alain Paroutaud. Distribuição: Diamond Films Brasil. Duração: 01h53min. 

Avaliação: Quatro doguíneos na terapia (4/5)
HOJE NOS CINEMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)