A migração das aves no mundo é um fenômeno até hoje muito estudado por biólogos e especialistas da fauna, recentemente até por forma de rastreio com aparelhos eletrônicos inseridos nos animais. A atividade pode ocorrer devido as transformações do clima, para reprodução, por conta da cadeia alimentar e/ou ''n'' outros fatores. A rota dos grupos que decide voar para longe segue um curso natural no sentido norte a sul ou de leste a oeste. Assim, partindo da ideia de evidenciar um pouco como ocorrem as migrações de aves pelo globo, a animação ''Patos!'' apresenta uma família acostumada ao seu laguinho que decide alçar voo no inverno yankee e ir conhecer terras jamaicanas. A produção tem direção da dupla Benjamin Renner e Guylo Homsy e apresenta no elenco de vozes originais Kumail Nanjiani, Elizabeth Banks, Danny DeVito, Awkwafina, Keegan-Michael Key e muitos outros. No Brasil, Cláudia Raia, Henrique Fogaça, Danni Suzuki e Ari Fontoura aparecem dublando alguns dos personagens e arrebentam no freela.
Coprodução entre Estados Unidos, França e Canadá, ''Migration'', título original do filme, teve seu lançamento próximo ao natal lá fora. Já no Brasil, o filme contou com uma baita pré-estréia, ainda em dezembro, na cidade de Patos de Minas como comemoração do lançamento da produção que chega esta semana aos cinemas.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: Migration, 2023. Direção: Benjamin Renner e Guylo Homsy. Roteiro: Mike White com argumento de Benjamin Renner. Dubladores Originais: Kumail Nanjiani, Tresi Gazal, Elizabeth Banks, Caspar Jennings, Isabela Merced, Danny DeVito, Carol Kane, Awkwafina, Keegan-Michael Key, David Mitchell. Dubladores Brasileiros: Sérgio Stern, Priscila Amorim,Julia Freitas, Sam Vileti, Melinda Saide, Marcos Ribeiro, Mario Jorge Andrade, Danni Suzuki, Cláudia Raia, Ari Fontoura, Henrique Fogaça. Gênero: Animação, Ação, Aventura. Nacionalidade: EUA, Frnç e Canada. Trilha Sonora Original: John Powell. Edição: Christian Gazal. Design de Produção: Colin Stimpson. Supervisores de Animação: Fabrice Senia e Emmanuel Vergne. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h23min.
O casal de patos Mack (Sergio Stern/Kumail Nanjiani) e Pam (Priscila Amorim/Elizabeth Banks) são pais de Dax (Sam Vileti/Caspar Jenings) e Gwen (Melinda Saide/Trezi Gazal) e vivem para suas crias. Mack é receoso de um tudo e está sempre de olho nas crianças, pois tem medo que algo os aconteça. Belo dia, os patinhos estão na lagoa e um grupo de aves pousa para se refrescar enquanto se preparam para alçar voo novamente. Nesse meio tempo, Dax conversa com uma linda e charmosa patinha que o explica que eles estão migrando para Jamaica para pegar o verão do país e não congelarem em casa. Encantado com a idéia, Dax corre até os pais e pede para que façam o mesmo, mas Mack corta logo o barato do filhote, apesar da empolgação dele, da pequena Gwen e até da companheira Pam. Contudo, o Pato cai em si que deve tentar algo novo pela família e decide que todos irão para a Jamaica também. Tio Dan, que já está meio caquético e também tem seus medos, acaba entrando na onda do grupo, após a sobrinha o pedir para acompanhá-los.
Créditos das imagens: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved.
''Patos'' é o décimo quarto filme da Illumination, estúdio responsável por ''Meu Malvado Favorito'' e ''Super Mario Bros''. A companhia não produzia uma trama original e que não é uma sequência desde 2016.Toda ave tem um sentindo de direção muito aguçado, mas os patinhos do filme acabam parando por pântanos com Garças que podem ou não ser perigosas, como a suspeita Erin (Claudia Raia/Carol Kane), e também passam por Nova York onde se perdem uns dos outros ao encontrarem com pombos de rua como Lelé (Danni Suzuki/Awkwafina) e outras aves aprisionadas. Não só isso, mas batem de frente com um chef marrentão (Henrique Fogaça/Jason Marin) que adora cozinhar a espécie deles e servir com molho de laranja. Assim, os filhotes Dax e Gwen acabam tendo que bancar os heróis e até auxiliar os pais. O que Mack, a principio, não vê bem, pois não gostaria de colocar a família em risco. No fim, a aventura entrega boas lições aos mais velhos que entendem que todos podem ajudar, basta não subestimar ninguém.
Créditos das imagens: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved
A trilha sonora original do filme é assinada por John Powell e recebeu indicação a ''melhor trilha'' no Hollywood Music in Media Awards
A narrativa que se constrói levanta uma mensagem extremamente positiva para as crianças e adolescentes (e porquê não para os adultos também) de que vencer o comodismo, abrir as asas e voar para conquistar o melhor para si é muito necessário ao crescimento de cada um. Uma lição que muitos precisam passar para entender, algo quase terapêutico, diria. Por sua vez, o filme também aborda levemente a situação dos animais nas cidades grandes (e dai o medo de Mack de sair de seu cantinho). Muitos bichos vivem em gaiolas ou são levados para o abate e consumo dos humanos de forma extremamente cruel e desmedida - em certa cena, por exemplo, assiste-se um pato engolir milhos sem parar. Tal imagem remete ao ''Foie Gras'', um prato típico francês onde patos, gansos e outras aves são submetidas a ingerir alimentos a força para assim estarem prontos para serem abatidos e o patê feito a partir deles, suculento. Tragicômico!
''Out of The Woods'', da Cantora Taylor Swift, Just a Cloud Away, do rapper Pharrell Williams, Cloudy Day, da musicista Tony and I e uma versão salsa de ''Survivor'', música aclamada na voz do trio liderado por Beyoncé, as ''Destiny's Child", são algumas das canções que tocam durante o filme ou até aparecem em seu trailer e fazem a alegria dos bons amantes da cultura pop.
Está previsto mais uma sequência de ''Meu Malvado Favorito'' para este ano e o estúdio entrega então, previamente ao inicio de ''Patos!'', o curta ''Missão Lunar'' (assista o trailer aqui). O filme é estrelado por Victor, vilão conhecido da franquia, e também pelos famosos Minions.
Inicio de férias, inicio do ano e a animação é uma ótima dica para curtir a família em um dia cinemático.
Avaliação: Três voos fenomenais (3/5).
HOJE NOS CINEMAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)