Explosão de cores e trejeitos juvenis, o novo Turma da Mônica vai agradar demais o público adolescente. A trama revela uma estória cheia de ação e correria, um vilão ardiloso e a paquera fofinha de Cebola e Mônica, a dupla Cebônica! O grupo retorna as telas, agora crescidinhos em ''Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo'' e ninguém em São Paulo está a salvo...O diretor Maurício Eça consegue captar a linguagem mangá dos quadrinhos e dar movimento a frenética aventura dos mais famosos personagens de Maurício de Sousa. No enredo, segredos do passado voltam para assombrar essa turminha tão querida, que agora está entrando no ensino médio.
Novos atores passam a interpretar Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Cascão (Theo Salomão), Magali (Bianca Paiva) e Milena (Carol Roberto). Essa renovada no elenco criou um certo burburinho na internet, com o saudosismo renitente por parte de alguns fãs e críticos do antigo e excelente casting. Mas para o fenômeno cultural Turma da Mônica, criado em 18 de julho de 1959, inicialmente apenas com Franjinha e Bidu, é salutar essa repaginada. Expectativas se criam e o universo dessa adorável turminha enriquece e torna-se mais variado. Inclusive, o criador da TdaM faz uma pequena aparição no filme, exatamente como o Stan Lee o fazia nos filmes Marvel.
No ritmo de programas de televisão como Malhação (Rede Globo), com muitas sequências de ação e correrias infindas, a garotada enfrenta agora o vilão Cabeça de Balde, que rouba a aparência de suas vítimas e leva suas almas para um universo paralelo. Para ajudar nossos heróis a enfrentarem este mal, a Ordem dos Cozinheiros, liderada pela tia da Magali, a Nena (Eliana Fonseca) e um mangá misterioso desenhado pelo tio desaparecido do Cascão unem forças.
Créditos: Imagem Filmes / Mauricio de Sousa Produções
As aventuras da Turma da Mônica Jovem provêm dos quadrinhos homônimos que tiveram publicação, a partir de 2008, pela Panini Comics, Estúdios Mauricio de Sousa e Planeta Manga
O roteiro pode parecer canastra e ilógico, contudo os personagens apresentam detalhes e sutilezas que são apreciáveis. Desligue então o senso crítico e deixe-se levar por essa narrativa com traços fofinhos, onde a turma salva o mundo e derrota o inimigo do momento. Os garotos estão muitos descolados agora e, unidos como sempre, conseguem enfrentar qualquer ameaça que surja, mesmo que sejam colegas de sala ameaçadores e intimidantes ou um diretor de escola malucão, como Licurgo (Mateus Solano). O universo do Mauricio de Sousa foi acrescido de um Cebola contador de vantagem e caidinho por Mônica; de um Cascão adepto de parkour; de uma Magali feiticeira; de uma Milena superinteligente e de uma Mônica que passa por crises típicas da adolescência, mas que ama demais seus amigos, principalmente o algoz da infância, o garoto dos planos infalíveis Cebola. Com um figurino teen, maquiagens fashion e adeptos das redes sociais, os adolescentes detonam e embalam o público com promessas de sequências no cinema e talvez séries de tevê, assim como ''Turma da Mônica - Laços'' (leia texto aqui), Turma da Mônica - Lições (leia texto aqui) e a série que foi produzida para o Globoplay.
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo não é apenas um filme. Ele faz parte de um fenômeno cultural que abrange milhões de fãs e que se espalha por décadas de consumo. O roteiro, que não é perfeito nem conclusivo, é a deixa para que novos produtos de mídia apareçam, fidelizando e renovando sua base de fãs e consumidores. O filme em si mais parece um produto de televisão que um expoente da sétima arte, propriamente dita. Para os pré-adolescentes, adolescentes e jovens, o longa-metragem é uma excelente pedida. Para os adultos, é uma piscadela carinhosa para o passado, ver no cinema a Turma da Mônica com músicas da banda Legião Urbana ecoando não tem preço, ainda mais com as imagens do coelho Sansão aparecendo de vez em quando nos cenários. É muita fofura reunida, saudosismo puro!
Nota: 7/10.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: Turma da Mônica Jovem, 2024 Direção: Maurício Eça. Roteiro original: Sabrina Garcia, Rodrigo Goulart e Regina Negrini - baseado na coleção ''Turma da Mônica Jovem'', de Mauricio de Sousa. Colaboração de Roteiro: Antônio Arruda, Victor Michels, Bruna Boeing e Tiago Cunha. Elenco: Sophia Valverde, Xande Valois, Bianca Paiva, Theo Salomão, Carol Roberto, Carol Amaral, Bruno Vinícius, Lucas Pretti, Giovanna Chaves, Yuma Ono, Mateus Solano, Eliana Fonseca, Maria Bopp, Rodrigo Fernandes, Júlia Rabello, Ataíde Arcoverde. Gênero: Nacionalidade: Brasil. Trilha Sonora Original: Ed Cortês. Fotografia: Marcelo Corpanni. Edição: Tony Tiger. Direção de Arte: Fernando Zuccolotto. Figurino: Graciela Martins. Produção: Bronze Filmes e Mauricio de Sousa Produções. Coprodução: Bebossa Filmes. Produtora associada: Rubi Produtora. Distribuição: Imagem Filmes. Duração: 01h28min.
HOJE NOS CINEMAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)