Os enquadramentos mui elaborados deste filme evocam os grandes títulos da Nouvelle Vague Taiwanesa, sendo vários os momentos em que metaenquadramentos enfatizam o deslocamento que Fei sente em relação ao mundo promíscuo que freqüenta: espelhos, divisões internas nos cômodos e janelas servem como metáforas imagéticas para a confirmação desta impressão de despertencimento, seja quando Fei se recusa a gozar, imediatamente, durante uma relação sexual, seja quando a polícia invade o seu apartamento, acusando-o de tráfico de drogas. E isso pode ser aplicado aos diversos instantes em que a câmera segue o protagonista por vielas ou escadarias apetradas…
Tudo isso ocorre numa narrativa sobremaneira elíptica, em que, da mesma maneira que caracteriza os filmes supracitados, interessa muito mais a maneira de contar que o que está sendo efetivamente contado. O requinte estilístico deste filme é impressionante, evocando também as produções de Edward Yang [1947-2007], sobretudo na cerimônia matrimonial, beberrã, em que um valorizado garoto de programa aceita casar-se com uma mulher, de maneira interesseira, para apaziguar a sua família, que não concorda com as suas práticas comportamentais. É a deixa para que Fei reencontre Xiaolai, e fique em dúvida acerca de como reagirá à sua nova vida, agora que é emotivamente perseguido por Long…
O enfoque realista de MONEYBOYS parece com tantos outros, em verdade. Mais uma vez, o grande diferencial está na maneira como C. B. Yi desenvolve os seus personagens, monta os seus encontros e desencontros, fascina-nos através de contagiantes entregas musicais: em mais de um momento, quando os personagens estão desanimados, é numa boate que eles recuperarão a verve lúbrica exigida pelo trabalho que executam. Um trabalho infelizmente criminalizado, incompreendido e perseguido até mesmo por quem se beneficia dele. Por isso, a angústia e os arrependimentos afligem tanto Fei, em sua intimidade, a ponto de ele, às vezes, queimar dinheiro, com a intenção espiritual de destinar as cédulas queimadas à sua falecida mãe, “para que ela possa usar onde quer que esteja”. É isso o que importa, em verdade? Long deseja uma casa com piscina e um quintal. Temos direito de aguardar um final feliz, numa trama como esta? Eis o segredo: o que acontece é puro fluxo. Basta aceitar!
Título original e ano: Moneyboys, 2021. Direção e Roteiro: C.B. Yi. Roteiro: C.B. Yi. Elenco: Kai Ko, Chloe Maayan, Yufan Bai, J.C. Lin, Qiheng Sun, Yan-Ze Lu, Daphne Low, Mu Chen, Teng-Hui Huang, I-Hsiung Lin. Gênero: Drama. Nacionalidade: Áustria, França, Bélgica,Taiwan. Trilha Sonora Original: Yun Xie-Loussignan. Direção de Fotografia: Jean-Louis Vialard. Montagem: Dieter Pichler. Produção: Gabriele Kranzelbinder, André Logie, Barbara Pichler, Guillaume de la Boulaye. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 120 minutos. Classificação Indicativa: 16 anos.HOJE NOS CINEMAS
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