Abigail, de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett | Assista nos Cinemas



O novo lançamento da aclamada produtora de filmes de terror Radio Silence aposta em vários clichês do gênero, mas o resultado é tudo, menos genérico. “Vampira bailarina” é um conceito que te faz pensar imediatamente: peraí, isso ainda não existia? Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett - a dupla de diretores responsável por "Casamento Sangrento” (2019) e os últimas sequências da franquia “Pânico” (2022 e 2023) - assume a linha de frente novamente para comandar essa comédia de horror, o famoso “terrir”.

Esta é mais uma prova de que os substitutos dos filmes superficiais de terror, responsáveis por tomaram as telonas aos montes em 2010, sabem que jump scares não são necessários, mas sim um utensílio com presença de espírito (com o perdão do trocadilho) e a noção de que o que configura o gênero não é a capacidade de gerar medo na audiência, mas as temáticas abordadas.


Na trama de Abigail, uma superequipe de criminosos contratados por Lambert (interpretado por um Giancarlo Esposito que traz de volta os maneirismos de bandido sereno que fizeram sucesso em seu personagem de Breaking Bad) sequestra uma garotinha, de olho no resgate milionário que seu pai pode pagar.


O primeiro problema é que o time não é tão super assim. O piloto de fuga Dean (Angus Cloud) e a hacker Sammy (Kathryn Newton) são claramente amadores e inexperientes nesse tipo de crime, o brutamontes Peter (Kevin Durand) é burro a ponto de por em risco a missão e mesmo o ex-detetive Frank (Dan Stevens) e a médica militar Joey (Melissa Barrera), que são vendidos como mentes observadoras e meticulosas, não convencem muito em inteligência. Poderíamos culpar o roteiro por isso à primeira vista. Mas logo fica claro que o plano de Lambert foi uma cilada armada para opositores do tal milionário e ninguém ali foi escolhido por suas habilidades.


Créditos: © 2024 Universal Studios. All Rights Reserved.

Levemente inspirado em ''A Filha de Drácula'', de Lambert Hillyer, lançado em 1936


A garotinha sequestrada, Abigail, trata-se nada mais nada menos que uma sanguinária vampira de 300 anos presa no corpo de uma criança que se aproveita de sua aparência delicada para brincar com suas vítimas e manipulá-las antes de revelar sua natureza monstruosa. Decorre-se pelo menos meia hora de filme antes que isso aconteça e seria interessante que o público fosse tão surpreendido quanto os personagens, mas o marketing do filme optou por deixar o segredo bem claro nas peças de divulgação.


Depois do sucesso das cenas de dancinhas estranhas performadas por meninas sombrias presentes em M3gan (Gerard Johnstone, 2022) e em Wandinha (Al Gough e Miles Millar, 2022), Abigail embarcou nessa. Há pelo menos três sequências que exploram a personagem dançando ao som de músicas clássicas como as suítes de ''O Lago dos Cisnes'',T do compositor Tchaikovsky, e a vampirinha inclusive incorpora alguns passos de balé em seus ataques selvagens. 

Feitos os devidos elogios, vale dizer que o filme é farofa, seus personagens são canastrões (principalmente o ex-detetive Frank), as frases de efeito são piegas e as reviravoltas na história são mais que rocambolescas. Mas a obra tem ciência de tudo isso e se diverte com a própria galhofa. A única decepção que o longa entrega é a reconciliação forçada do final, momento que podia puxar para o humor novamente em uma dinâmica de picuinha entre seres igualmente imortais e perigosos. Se quase todos os millenials sofrem com daddy issues, imagina quantos desses traumas não dá pra acumular em trezentos anos?


Além do entretenimento garantido, espera-se que um sucesso de público possa salvar a co-protagonista Melissa Barrera da retaliação que sofreu em Hollywood por ir a público se opor aos ataques feitos por Israel ao povo palestino. Ela está perfeita na pele de Joey e mostra que realmente brilha nesse tipo de papel.


Trailer


Ficha Técnica
Título Original e Ano: Abigail, 2024. Direção: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Roteiro: Stephen Shileds e Guy Busick. Elenco: Melissa Barrera, Dan Stevens, Alisha Weir, William Catlett, Kathryn Newton, Kevin Durand, Angus Cloud, Matthew Goode, Giancarlo Esposito. Gêenro: Terror, Thriller. Nacionalidade: Irlanda e EUA. Trilha Sonora Original: Bryan Tyler. Fotografia: Aaron Morton. mcEdição: Michael P. Shawver. Design de Produção: Susie Cullen. Direção de Arte: Shane McEnroe. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h49min.
HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)