quarta-feira, 26 de junho de 2024

A Grande Fuga, de Oliver Parker | Quinta-Feira Nos Cinemas


Baseado na história verídica de Bernard Jordan, chega esta semana aos cinemas este comovente relato sobre afeto em seus diversos formatos e como estes sentimentos tão necessários resistiram aos horrores da guerra, transformando-se em uma jornada de compromisso e honra. Amar também é saber o momento de se calar perante o dever e o sentimento de culpa guardado por décadas. É viver um misto de orgulho pelo dever cumprido, lembranças ternas do passado e os traumas que nada conseguirá suplantar. A narrativa é absolutamente bela e comovente e apresenta como um veterano da Marinha Real, oficial que esteve presente na Segunda Guerra Mundial, ganhou a atenção da mídia com um feito notável em 2014!
A produção é um deleite e é maravilhoso poder presenciar as atuações brilhantes destes dois ícones da dramaturgia. Michael Caine, neste que é seu trabalho derradeiro, já que se aposentou aos 90 anos, entrega uma performance ímpar. A incomparável Glenda Jackson (falecida em junho de 2023 no período de pós produção do filme) forma o par perfeito com Sir Caine num equilíbrio de humor, sagacidade e ternura. Aliás, todo elenco de apoio está formidável.
O longa conta com direção de Oliver Park (St. Trinian's e Dorian Gray) e tem distribuição da Diamond Films Brasil.
Trailer

Ficha Técnica
Título Original e Ano: The Great Scaper, 2023. Direção: Oliver Parker. Roteiro: William Ivory. Elenco: Michael Caine, Glenda Jackson, John Standing, Danielle Vitalis, Will Fletcher, Laura Marcus, Victor Oshin, Paul Bigley, Brennan Reece, Elliot Norman. Gênero: Drama, Aventura, Biografia. Nacionalidade: Reino Unido, França, Suécia. Direção de Fotografia: Christopher Ross. Desenho de Produção: Nicholas Palmer. Montagem: Paul Tothill. Trilha Sonora Original: Craig Armstrong. Produção:  Robert Bernstein & Douglas Rae. Empresas Produtoras: Pathe, BBC Filmes,  Filmgate Films,  Ecosse FIlms, Film I Väst.  Ingenious. Distribuição: Diamond Films Brasil. Duração: 96 minutos.
Bernie (Michael Caine) acaba se mudando com a esposa Irene (Glenda Jackson) para uma confortável casa de repouso em Brighton and Hove, um balneário ao sudoeste da Inglaterra, a fim de lhe dar qualidade de vida e suporte médico. O idoso pretendia participar de uma excursão oficial até a Normandia para as comemorações dos 70 anos do desembarque das tropas do Dia D. Mas o ex-militar perdeu o prazo de inscrição e devido a sua idade avançada não lhe seria permitido viajar desacompanhado. Ao indagar a esposa sobre seus planos frustrados, a doce e sagaz Irene apenas responde: se você quer mesmo ir, vá! Era o incentivo que faltava para que o frágil idoso, munido de seu andador, fugisse furtivamente para encarar a jornada do herói em uma viagem através do Canal da Mancha até a França. 
Enquanto Rene ocultava habilmente a ausência do marido, ela também relembrava momentos emocionantes da vida do casal, revelando um verdadeiro amor incondicional. A idosa com uma saúde debilitada, contracena com a cuidadora Adele (Danielle Vitaris) em cenas hilárias e sentimentais. Não há tempo ruim para a personagem.
Créditos de Imagens: Divulgação / Diamond Films Brasil / Pathe, BBC Filmes,  Filmgate Films,  Ecosse FIlms, Film I Väst.  Ingenious, All Rights Reserved.

Glenda Jackson e Michael Caine trabalharam juntos em 1975 no longa ''A Inglesa Romântica'', de Joseph Losey

A cinematografia traz uma cor mais sólida para as cenas e a edição do longa é sensacional, alternando momentos leves e engraçados do presente com flashbacks de guerra de tirar o fôlego, tudo isso embalado por uma trilha sonora tocante que pode levar o espectador às lágrimas.
Michael Caine entrega cenas preciosas com seu companheiro de viagem, o veterano Arthur (John Standing). Ambos carregam na bagagem as duras recordações dos tempos de guerra e o compromisso moral com o passado. A cena do encontro com os veteranos inimigos é excepcional. Aliás, a dupla de atores se reencontra aqui, pois Caine e Standing trabalharam juntos em ''A Águia Pousou'', de John Sturges, lançado em 1976.
Ao regressar para a casa, Bernie descobre que ele havia se tornado uma figura pública e um herói nacional. Mas para ele só importava encerrar um capítulo da sua história pessoal e voltar para os braços de sua amada. 
A Grande Fuga é um daqueles filmes que ganha o coração do público e fica para sempre na memória como uma maneira de lembrar que o amor, amizade verdadeira e companheirismo compensam sempre, até nos momentos mais sombrios, e devem ser sempre valorizados e honrados.
É recomendado assistir na tela grande e acompanhado de uma caixa de lencinhos.
Avaliação: Quatro deliciosos pratos de “fish & chips”.
27 de Junho Nos Cinemas!

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Ótimo o detalhe sobre o reencontro dos atores, muitos filmes depois. Valeu pela dica! :)

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)