sexta-feira, 14 de junho de 2024

Assassino Por Acaso, de Richard Linklater

 
Em 2021, o jornalista Skip Hollandsworth recebeu notícias de um ''matador de aluguel'' que se livrava de ''inimigos'' a pedido de quem precisasse se vingar de desafetos pelas bandas de Houston, Texas, nos Estados Unidos. Hollandsworth então escreveu o artigo ''Hitman'' que foi publicado na revista ''Texas Montly'' (ler texto original aqui) sobre o possível assassino. O periodista e editor do folhetim jogou nas mãos do diretor Richard Linklater a fascinante jornada de Gary Johnson, o ''hitman profissional'' do artigo que ele escrevera, e o cineasta mordeu a isca. Linklater chamou então o ator Glen Powell (Todos Menos Você e Top Gun Maverick), com quem trabalhou em ''Fast Food Nation'' (2006) e ''Jovens, Loucos e Mais Rebeldes'' (2016), para colaborar. Os dois escreveram juntos o roteiro e Powell entrou ainda na lista de produtores da película bem como é estrela da comédia que se preenche ainda com ação e romance.

O enredo utiliza muito dos fatos reais para apresentar o homem real como personagem, mas não segue a risca sua história de vida. Gary Jonhson (Glen Powell) leciona psicologia e é um cara comum, mas que acaba aceitando auxiliar a polícia local a reconhecer crimes antes que os mesmos aconteçam. Entra para o ofício após um colega ter alguns problemas e não comparecer para um encontro de flagrante de mais um ''quase assassino''. Johnson se sai tão bem que toma o lugar de Jasper (Austin Amelio), o colega que ele substituiu, e em todas as suas performances escolhe um disfarce malucão para encarnar um assassino contratado distinto a cada nova apreensão. Os pedidos de assassinato vão desde pessoas querendo matar chefes, amigos e qualquer rival que tenham a adolescentes querendo se livrar dos pais. Em uma dessas tantas, aliás, ele se encontra com Madison (Adria Arjona), mulher que apresenta claros sinais de estar vivendo um relacionamento tóxico e abusivo. Sem saída e com medo, Madison procura o assassino, que tem todo um charme de galã, e pede que ele mate o seu marido. Johnson, contudo, acaba acalmando a moça e a fazendo desistir da idéia - o que vai contra o conceito do seu trabalho. Tempos depois, quando a moça já está separada do ex, Johnson inicia um romance com ela e os dois começam a viver dias tórridos de paixão. O casal decide não saber nada um da vida do outro, mas Madison ainda corre perigo e a escolha de Johnson acaba o colocando em maus lençóis quando o ex-marido da mulher acaba aparecendo morto. O colega Jasper também está em sua cola para ter seu cargo de volta e ameaça Johnson com o que sabe.

A produção estreia finalmente esta semana no Brasil e até contou com sessões antecipadas no dia dos namorados (12/06). Nos Estados Unidos, o filme está disponível na Netflix e chegou a passar pelas últimas edições do Festival de Veneza e de Toronto.

            Crédito de Imagens: Divulgação / Diamond Films / AGC Studios, Aggregate Films, Barnstorm Productions
Diferentemente do palco original da história real, a adaptação se passa em Nova Orleans e não em Houston. A equipe escolheu outro cenário para a história, pois não conseguiu resolver as questões de impostos e taxas para rodar no Texas.

O trailer pode até vender um filme de ação, mas temos aqui um longa diferenciado. O ritmo, a principio, é um pouco lento, mas a trama engrena e não perde o fôlego. A construção do personagem é fenomenal. Gary Johnson se mostra como um homem muito inteligente e que leva uma vida simples. Mora com seu gato e se veste como um cara simples. Em suas aulas, instiga os alunos e propõe estudos ultra interessantes, mas é quando vai as ruas disfarçado viver este assassino de aluguel sem piedade, que se mostra um baita ''ator'', pois entrega muitas personalidades intrigantes. Os colegas ficam impressionados com sua boa performance e ele parece gostar desse ''bico'' com a policia. A trama capta bem o que se evidencia no artigo de Skip Hollandsworth e a imponência da atuação de Glen Powell faz o filme crescer ainda mais.

A arte de se contar mentiras ganha um novo patamar com a decisão de um professor em se passar por um ''assassino fake''. A seriedade e o profissionalismo existem, mas o destino acaba deixando isso na superfície quando Madison e Gary se envolvem. A mulher vai se mostrando incrível aos olhos do professor e iluminando seus dias. Aqui e ali, ele mostra que sua personalidade comum se torna mais confiante com ela por perto e,claro, dá ensinamentos a moça que parece não ligar para o que ele faz de verdade, pois estar junto dele, essa aura tão diferente e sexy, pode ser algo novo em sua vida. A virada de chave acontece quando o marido da mulher morre e também quando Jasper vem com tudo para cima dos dois, pois quer voltar a ser importante no trabalho. Nesse momento, o espectador será maravilhado com ótimas escolhas do roteiro para a ''saída'' dos personagens de toda a confusão que se meteram. 

            Crédito de Imagens: Divulgação / Diamond Films / AGC Studios, Aggregate Films, Barnstorm Productions
O caso da esposa que decide matar o marido, é baseado em um ocorrido real, mas não houve envolvimento de Johnson de verdade. Quando o artigo foi publicado, inclusive, a mulher estava indo para julgamento. 

A direção de Linklater nesta comédia com ação e romance diverte e entretêm a beça. O filme não anda com previsibilidade e suas escolhas o tornam uma das melhores estréias esta semana. Para os fãs do diretor, óbvio que vão se sentir em casa, pois o filme tem aquele gostinho de ''frescor'' e ''rebeldia''. Seu desenvolvimento é cauteloso e isto torna o resultado final muito nobre. Por termos um personagem real, sim, teremos aqueles dizerem sobre o mesmo lá no fim dos créditos e também uma confirmação de que muito do que está em tela foi alterado por questões dramáticas. Algo ultra compreensível. Ainda assim, a narrativa é uma das mais inusitadas que o diretor já levou ao seu público e toda a sua apresentação é bem estruturada.

Glen Powell vem escolhendo projetos certeiros para sua carreira. Já têm alinhado mais cinco filmes e um deles é o remake de ''Twisters'', da Warner Bros Pictures, que conta com lançamento para este ano ainda. O ator possui uma boa lista de comédias românticas em sua filmografia, no ínicio de 2024 estrelou uma das mais bem sucedidas em bilheteria que é ''Todos Menos Você'', de Will Gluck, ao lado da atriz sensação Sidney Sweeney, esteve com o astro Tom Cruise no nostálgico ''Top Gun Maverick'' (2022) e agora ganha um super papel para ser um camaleão profissional. Sua parceira de cena é Adria Arjona. A moça é nascida em Porto Rico, mas criada no México, e sua personagem não demonstra sotaques latinos, ganha uma vibe de ''born in the usa'' mesmo. Sua Madison tem um baita crescimento dentro da trama e faz o bate bola com Glen ser cheio de química. Austin Amelio é quase o ''vilão'' do filme e sua figura magra e de barba desgrenhada nos dão um ar de ''pilantra'' muito assertivo.

Trailer


Ficha Técnica

Título Original e Ano: Hitman, 2023. Direção: Richard Linklater. Roteiro: Richard Linklater e Glen Powell - baseado no artigo ''Hitman'' , de Skip Hollandsworth. Elenco:Glen Powell, Adria Arjona, Austin Amelio, Retta, Sanjay Rao,  Molly Bernard,  Evan Holtzman, Bryant Carroll,  Mike Markoff, Gralen Bryant Banks. Gênero: Ação, Comédia, Romance. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Graham Reynolds. Fotografia: Shane F. Kelly. Edição: Sandra Adain. Design de Produção: Bruce Curtis. Figurino: Juliana Hoffpauir. Direção de Arte: Rodney  Becker. Empresas Produtoras: AGC Studios, Aggregate Films, Cinetic Media, Barnstorm Productions, Netflix, Detour Pictures, Detour Filmproduction, Monarch Media, Shivhans Pictures. Distribuidora: Diamond Films Brasil. Duração: 01h55min.

Richard Linklater e Glen Powell, em seu bromance de mais de dez anos, produzem o ótimo Assassino Por Acaso e o filme merece sua atenção. Imperdível!

Avaliação: Quatro vans cheias de surpresas (4/5).

EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)