Clube dos Vândalos, de Jeff Nichols | Assista nos Cinemas

 
A cultura dos motoclubes estadounidenses tem sua origem por volta de 1903 com o novayorkino ''Alpha Motocycle Clube of Brooklyn''. Um dos mais famosos são claro os ''Hells Angels'', da Califórnia, que, a partir de 1948, fizeram história. Paralelo à ele, e seu rival, está o ''Vandals'', que ganhou um livro, em 1967, por Danny Lyon. A publicação traz um conjuntos de fotografias e histórias que enaltecem a história do clube. O cineasta Jeff Nichols conheceu a obra e sempre quis fazer um filme sobre as narrativas que ela constrói e finalmente foi possível. A produção ''Clube dos Vândalos'' estrelada por Austin Butler, Jodie Comer e Tom Hardy traz os motociclistas de Chicago como o centro da trama. O espectador acaba assistindo a criação do clube e como vários enredos surgiram a partir dali.

Com produção da Focus Features, o longa encontrou distribuição na Universal Pictures e é um baita filme para os amantes da velocidade e da vida sem regras. Destacando o sotaque ''midwest'' norte-americano, os atores entregam performances maravilhosas e os conflitos seguem direcionamentos com bons resultados ao final de tudo. Ainda aparecem no longa, Michael Shannon, Norman Reedus e Boyd Holdbrook. Mike Faist, que esteve recentemente nos cinemas com o longa ''Rivais'', interpreta o fotográfo Danny Lyon.

Para aqueles que não curtem histórias centradas no universo masculino, pasmem, o enredo é quase todo permeado pelo olhar feminino sobre estes homens cheios de vontade de correr, beber e brigar.
                                     Créditos de Imagens: © 2023 Focus Features, LLC. All Rights Reserved.
O ator Tom Hardy e a atriz Jodie Comer perdem totalmente seu sotaque britânico e se saem muito bem como residentes de uma Chicago de outros tempos.

O rebelde Benny (Austin Butler) belo dia está em um bar, calmo e na sua com seus bons drinks quando alguns senhores que sempre estão por ali se irritam com sua presença. Não demora e os homens botam Benny para fora a pancadas. A cena voltará a tela mais a frente no filme, mas há um corte neste momento e então conhecemos um pouco da história de como Johnny (Tom Hardy) teve a idéia de iniciar o seu motoclube títulado ''Vandals''. E a trama tem ponta pé por conta da ida de Kathy (Jodie Comer) a um bar e seu encontro com o gatíssimo Benny. Desde aquele momento os dois iniciam um relacionamento e a moça se aproxima do clube. Quando se percebe, ela está contando toda a história a Danny (Mike Faist), que também faz parte do clube e tem passado momentos divertidos gravando suas falas e fazendo fotos de todos ali.

Kathy nos conta que Johnny era apenas um caminhoneiro, casado e com filhos que queria ter um tempo diferente com os amigos. Um dia assiste na tevê de casa ''O Selvagem'', filme estrelado por Marlon Brando, em 1953, e se inspira para montar o seu próprio motoclube, que a principio é somente um espaço para que os amigos consigam competir correndo de moto e depois vai tomando outro lugar na vida dele já que se torna o presidente e se responsável em auxiliar os membros do clube que forem presos ou precisarem de algum tipo de ajuda. Assim, logo sabemos que aquela cena de Benny sendo espancado realmente foi algo sério e o clube agiu para que os culpados fossem punidos. O jovem é muito querido por Johnny e fere a perna não podendo andar de moto por algum tempo. Com o sentimento de proteção que o ''estar no motoclube'' gera, mais homens aderem e um deles até chega a desafiar Johnny, pois quer levar uma franquia a outro Estado para que seus amigos e parentes participem. A cena da luta é vergonha para este, mas o presidente acaba apoiando a ideia, após o vencer em uma luta na lama.

Com o crescimento do clube, mortes do antigos membros e chegadas de jovens e rebeldes, Os Vandals vão tomando uma proporção que nem Johnny sabe se vai aguentar. Tendo este conhecimento, pede que Benny o substitua e esteja sempre ali, mas este último não quer ser líder e não se vê neste papel. O rapaz chega a abandonar os amigos e ir embora por um tempo. Contudo, a movimentação no motoclube faz com que até o seu presidente corra risco e tenha de lidar com membros sem qualquer caráter. 

Créditos de Imagens: © 2023 Focus Features, LLC. All Rights Reserved.
Jeff Nichols estava previsto para dirigir ''Um Lugar Silencioso - Dia Um'' e abandonou o projeto para focar em ''Clube dos Vândalos''.

O filme escolhe uma tática não linear para contar a história, mais que isso, ajusta para que os personagens que narram os acontecimentos, os antecipem. A ferramenta até deixa o espectador confuso por conta de ainda não ter visto o ocorrido em cena. Contudo, é uma ótima sacada. O ritmo do longa parece um pouco lento, mas a riqueza do grupo de personagens e a forma como o enredo é moldado na tela deixa a todos atentos. Temos tempo para seriedade, para comédia e para romance. O estilo sessentista está muito bem representado e a cultura local também.

Jodie Comer com sua ''Kathy'' é basicamente a narradora da história e nos fazer estremecer quando esta quase é estuprada em um mal entendido durante uma festa. Sua visão é muito clean e destaca os pontos positivos e negativos do clube, sem julgamento algum deste. Pelo contrário, ela sabe entender que aqueles homens estão ligados por uma força maior, a vontade de pertencimento e de alguma forma de amizade. Michael Shannon e Norman Reedus interpretam dois malucões, Zipco e Funny Sonny, e tem poucas cenas, mas entram e saem sendo percebidos pelo espectador. Assim como Boyd Holbrook que interpreta o mecânico Cal. Tom Hardy estava sumido das telas, afinal, seu último trabalho foi reinterpretando a voz do ''Grande Irmão'' para uma série de podcast do livro de George Orwell ''1984'', que está disponível na plataforma Audible. Austin Butler tem escolhido papéis distintos em Hollywood, mas em todos eles deixa uma marca apresentável. Mocinho ou vilão, o ator cresce a cada filme que faz.

A trilha sonora elege sons como os de Bo Diley, The Fleetwoods, Ben Nichols e The Stooges e foge de clássicos mais conhecidos, prezando pelo valor musical das inúmeras bandas da época. 

Trailer


Ficha Técnica

Título Original e Ano: The Bikeriders, 2024. Direção: Jeff Nichols. Roteiro: Jeff Nichols — inspirado no livro de Danny Lyon. Elenco: Austin Butler, Jodie Comer, Tom Hardy, Michael Shannon, Mike Faist, Boyd Holbrook, Norman Reedus, Damon Herriman, Beau Knapp, Emory Cohen, Karl Glusman, Happy Anderson, Toby Wallace, Paul Sparks. Gênero: Crime, Drama. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: David Wingo. Fotografia: Adam Stone. Edição: Julie Monroe. Empresas Produtoras: Focus Features, Regency Enterprises, Tri-State Pictures, New Regency Productions, 20th Century Studios. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h56min.

 

Uma carta romântica do clube do bolinha à liberdade e aos bons momentos entre amigos - ainda que a masculinidade tóxica seja algo latente e as drogas façam com que o grupo floresça seus instintos animais. Não ir conferir o filme no cinema, seria um terrível acontecimento, então não deixe que isto aconteça.

Avaliação: Três Jaquetas Estilosas (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)