Aviso: Assista o filme em completo silêncio!
A nova produção da Paramount Pictures “Um Lugar Silencioso – Dia Um”, talvez a grande estréia deste final de mês no mundo todo, se passa um ano antes dos eventos narrados nos dois filmes anteriores sendo este um prequel para as narrativas já conhecidas pela audiência. Desta maneira, não é necessário parar tudo e ir assistir os outros longas para entender a sequência.
O roteiro, que não é nenhum candidato ao Oscar, foi baseado no roteiro original de John Krasinski e se estabelece como um spin-off. Inicialmente seria escrito e dirigido por Jeff Nichols que foi substituído por Michael Sarnoski. A intenção seria explicar como tudo começou, mas não há justificativa plausível para uma súbita invasão alienígena em Nova York. Todavia, quem espera lógica em um filme sobre monstros invasores, não é mesmo? O gênero terror pós apocalíptico destina-se a um público que já sabe o que esperar. E neste quesito, o longa cumpre muito bem seu propósito.
O mundo antes dos perigos enfrentados pela família Abott nos filmes lançados em 2018 e 2020 não era dominado pelo medo e silêncio obrigatório. A Big Apple era a metrópole ruidosa que todos conhecem, batendo recordes de decibéis emitidos. Conhecemos então a realidade deprimente da protagonista Sammy (Lupita Nyongo), uma doente terminal sobrevivendo aos seus últimos dias em uma instituição de cuidados paliativos. Sam é poetisa, mas o amargor da doença tirou-lhe o prazer de escrever. Sua relação com o enfermeiro Reuben (Alex Wolf) é carregada de tristeza e raiva de alguém que tem os dias contados. Agora tudo que a moça deseja é ter a doce companhia de seu gatinho Frodo (interpretado pelo gato celebridade Schnitzel), seu apoio emocional, e comer um pedaço de pizza no Harlen, em uma pizzaria que lhe traz doces recordações da infância junto de seu pai que era músico. Ela só não esperava ter a companhia de zilhões de criaturas grotescas e aterrorizantes, que caçam pelo som, para atrapalhar seu rolê, ainda assim, o desejo pela massa italiana é mais forte que a presença de qualquer monstro. A única forma de sobreviver é manter a calma e ficar em completo em silêncio, sem qualquer ruído, por mais leve que seja.
Crédito de Imagens: Gareth Gatrell // © 2023 Paramount Pictures. All Rights Reserved.
A produção contou com locações tanto em Nova York, nos Estados Unidos, como em Londres, na Inglaterra
E daí por diante, segure-se na poltrona porque será um susto atrás do outro. A ilha de Manhattan destruída e isolada. A saída possível é pela água já que os monstrengos não se aventuram no ambiente líquido. Na fuga, Sam encontra o assustado e perdidão Eric (Joseph Quinn) que deixou os pais na Inglaterra e veio para NY estudar Direito. Uma relação de amizade e companheirismo nasce entre eles. Mas e o gato???? Calma! Nenhum pet será ferido nesta produção!
O suspense não é tão intenso como no primeiro filme, mas é bem dosado e tem alguns momentos de jump scare. Há um bom equilíbrio entre tensão e drama. Suficiente para o público se afeiçoar às personagens. Lupita e Joseph carregam toda força emocional das personagens apenas com gestos e olhares. A sonoplastia intensifica a tensão das cenas. E o gato Schnitzel/Frodo vai tomar conta das cenas e ganhar corações!!!
Uma curiosidade: A atriz Lupita Nyong’o tinha medo de gatos e a convivência com o felino foi tão satisfatória que ela se apaixonou e até adotou um gatinho!
Trailer
Ficha Técnica
- Título Original e Ano: A Quiet Place - Day One, 2024. Direção: Michael Sarnoski. Roteiro: Michael Sarnoski - a partir dos personagens criado por Bryan Woods e Scott Beck e roteiro de John Krasinski. Elenco: Lupita Nyong'o, Joseph Quinn, Alex Wolff, Djimou Hounsou, Thea Butler, Sunjay Midda, Elijah Ungvary, Jennifer Woodward. Gênero: Drama, Terror, Suspense, Sci-fi. Nacionalidade: EUA e Reino Unido. Trilha Sonora Original: Alexis Grapsas. Fotografia: Pat Scola. Edição: Andrew Mondshein e Gregory Plotskin. Figurino: Bex Crofton-Atking. Direção de Arte: Nick Dent. Design de Produção: Simon Bowles. Produção: Michael Bay, John Krazinski, Andrew Form, Brad Fuller. Empresas Produtoras: Paramount Pictures, Platinum Dunes e Sunday Night. Distribuição: Paramount Pictures Brasil. Duração: 01h40min.
Shhhhh!!! Não conta para ninguém, mas o site oficial do filme (veja aqui) disponibilizou uma IA para ajudar que fãs da franquia contem suas histórias de onde estavam e o que estavam fazendo quando os mostros invasores chegaram. Entre nessa você também, clique aqui e se divirta! (PS: a ferramenta está em inglês).
Super indicado assistir na maior tela possível e em IMAX!
Avaliação: Um gato fofo e duas fatias de pizza (3/5).
HOJE NOS CINEMAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)