Pequenas Cartas Obscenas, de Thea Sharrock


Pequenas Cartas Obscenas, de Thea Sharrock (Como Eu Era Antes de Você, 2016), é uma grande e grata surpresa! O roteiro, escrito por Johnny Sweet, baseado em fatos, apresenta uma narrativa simples e linear. Tal simplicidade vai ganhando a atenção e o coração do espectador pouco a pouco. A princípio, até será fácil sentir simpatia e até um pouquinho de pena da personagem da espetacular e fora de série Olivia Colman, Edith Swan. Desprovida de atrativos físicos, a não tão jovem, beata e puritana segue solteira, vivendo em Littlehampton, um vilarejo litorâneo arcaico da Inglaterra dos anos 20, na companhia dos pais idosos, vividos por Gemma Jones e Timothy Spall.
Ali leva uma vida totalmente sem cor e emoção! Na casa ao lado, contudo, surge a viúva irlandesa Rose Gooding, interpretada por Jesse Buckley, o namorado e a filha pequena, com comportamento e vida distintas. Os trajes mais vaporosos e os hábitos trazidos da cidade natal não combinam com o novo lar. A vida ousada e fogosa de Rose chama a atenção dos moradores locais. Edith, curiosa, tenta fazer amizade com a mulher. Mas são água e vinho. Impossível de se misturar.

Mulheres ''de bem'' não frequentavam pubs, não tocavam violão, não falavam palavras de baixo calão. Rose fazia tudo isso e mais! Cartas obscenas logo são entregues uma após a outra na casa de Edith. São ofensivas e engraçadas, num linguajar interiorano. O fato choca a mulher e mais ainda seus pais tradicionalistas. Toda sociedade se solidariza com as ofensas que a beata recebe. A suspeita de quem seria a autoria das missivas, obviamente, recai sobre Rose. Está montado o palco para esta comédia escrachada, com muitos palavrões e situações hilárias.

Créditos de Imagens: Divulgação / Sony Pictures / Film4 / South of The River Pictures
Olivia Colman e Jessie Buckley trabalharam juntas em ''A Filha Perdida'' (Maggie Gyllenhaal,2021).
As mulheres, que a princípio acreditavam na religiosa, acabam se unindo às investigações realizadas pela policial Glayds Moss (Anjana Vasan), que resolve enfrentar os homens misóginos, preconceituosos e intolerantes - as policiais mulheres começam a ser contratadas no Reino Unido a partir de 1915 e auxilio bem durante a primeira guerra mundial. As reviravoltas na trama ao estilo bem pastelão são incrivelmente divertidas e lembram o teatro tragicômico do escritor clássico Shakespeare.

A doce Edith esconde uma personalidade perversa, fruto da educação castradora que recebeu. Edith é resultado do meio. Aqui temos Olivia Colman sendo Olivia Colman – ótima como sempre! Mas o elenco inteiro entrega performances incríveis e a narrativa é leve e fluida.

Pequenas Cartas Obscenas chega sorrateiramente como uma das ótimas estreias do final de julho. Confira!!
Trailer

Ficha Técnica
Título Original e Ano: Wicket Little Letters, 2023. Direção: Thea Sharrock. Roteiro: Jonny Sweet. Elenco: Oliva Colman, Jessie Buckley, Anjana Vasan, Joanna Scanlan, Gemma Jones, Malachi Kirby, Lolly Adefope, Eileen Atkins, Timothy Spall, Hugh Skinner, Paul Chahidi, Jason Watkins, Alisha Weir. Gênero: Comédia. Nacionalidade: Reino Unido, EUA e FRanca. Trilha Sonora Original: Isobel Waller-Bridge. Fotografia: Ben Davis. Edição: Melanie Oliver. Figurino: Charlotte Walter. Design de Produção: Cristina Casali. Produtores: Graham Broadbent, Pete Czernin, Ed Sinclair, Olivia Colman, Jo Wallett. Produção Executiva: Anna Marsh, Ron Halpern, Joe Naftalin, Ollie Madden, Daniel Battsek, Farhana Bhula, Diarmuid McKeown, Ben Knight, Tom Carver, Jonny Sweet, Simon Bird. Coprodução: Emma Mager. Empresas Produtoras: Studiocanal, Film4, Blueprint Pictures, South of the River Pictures. Distribuição: Sony Pictures Brasil. Duração: 01h40min.

O longa foi rodado em Arundel e Worthing, a oeste de Sussex, na Inglaterra. Ademais, a personagem Rose na realidade era também de Sussex e não da Irlanda como apresentado. O filme também joga diversidade nos personagens, mas no contexto dos fatos toda a vila era branca.
Pequenas Cartas Obscenas passou pelo Toronto Film Festival, em 2023, estreou em janeiro no Reino Unido e chega sorrateiramente as telas brasileiras nesse final de mês. Confira!!

Avaliação: Três selos para cartas.
EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)