''Não Fale o Mal'', longa dirigido por James Watkins (The Take), com produção da Universal Pictures e da Blumhouse Productions, chega as tela de todo o mundo esta semana. A trama, simples e crua, traz o casal estado-unidense Louise (Mackenzie Davis) e Ben Dalton (Scoot McNairy), que ao passar férias na Itália, após alguns meses morando em Londres, e acompanhados da filha Agnes (Alix West Lefler), conhecem Paddy (James McAvoy), Ciara (Aisling Franciosi) e seu filho Ant (Dan Hough), uma família inglesa super alto astral. Paddy e Ciara moram no interior e chegam a convidar os recém amigos para saírem um pouco da capital inglesa e passarem um tempo com eles aproveitando o que o campo tem de melhor. Louise e Ben vivem uma crise matrimonial motivada pela partida dos Estados Unidos e abandono do trabalho de Louise para dar suporte a Ben em seus planos de mudar de ares, mas que infelizmente não deu muito certo, pois o homem acabou sendo demitido. A mulher também é pega trocando mensagens com outro e deixa o marido ainda mais abalado. Assim, o convite, feito via carta, aparentemente é uma boa e esses desconhecidos, que foram tão legais com eles durante a viagem, parecem estar oferecendo uma saída para bons momentos ao ar livre e em grupo, enquanto os problemas ficariam em Londres. Acontece que a visita se torna um pesadelo quando Paddy e Ciara mostram um comportamento totalmente suspeito e seu ''filho'', um menino que não fala, está sempre cabisbaixo e tentando passar mensagens incompressíveis.
O filme é um remake hollywoodiano da coprodução homônima produzida pela Dinamarca e Holanda, lançada em 2022, e dirigida por Christian Tafdrup. Speak No Evil, título original da obra, foi indicado a vinte e cinco prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo e ganhou nove deles. O longa, com orçamento de três milhões de dólares, é falado em inglês e chegou a passar pelo renomado Festival de Sundance. Christian Tafdrup conta que a ideia para o filme surgiu após passar um verão na Itália com sua família onde fizeram amizade com um casal de holandeses e estes o enviarem um convite para irem visitá-los e se hospedarem em sua casa. O diretor não chegou a realizar a viagem, mas disse que o filme surge de algumas das concepções que ele teve sobre o resultado de uma possível ida a Holanda para ficar na casa de pessoas estranhas.
Na versão estado-unidense, o ator escocês James McAvoy assume o papel que foi do holandês Fedja Van Huêt, e tem uma performance vilanesca tão excelente quanto seu trabalho em ''Fragmentado'' (M. Night Shyamalan, 2016). A atriz norteamericana Mackenzie Davis, de ''Alguém Avisa?'' (2020) e ''Exterminador do Futuro: Destino Sombrio'' (2020) também se destaca pela forte atuação como uma mãe e esposa que não entende o comportamento dos supostos novos amigos e quer a todo custo ir embora dali.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: Speak No Evil, 2024. Direção e Roteiro: James Watkins - adaptação do roteiro original escrito por Christian Tafdrup e Mads Tafdrup. Elenco: James McAvoy, Mackenzie Davis, Scoot McNairy, Aisling Franciosi, Alix West Lefler, Dan Hough, Kris Hitchen, Motaz Malhees. Gênero: Terror, Suspense, Drama. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Danny Bensi, Saunder Jurriaans. Fotografia: Tim Maurice-Jones. Edição: Jon Harris. Direção de Arte: Adam A. Makin. Figurino: Keith Madden. Empresas Produtoras: Blumhouse Productions e Universal Pictures. Duração: 01h50min.
Um dos suspenses mais aguardados do ano, Não Fale o Mal reflete sobre o comportamento egoísta e mesquinho do homem enquanto ser que firma um contrato social de civilidade. Aliás, não somente isto, mas também desumano e interesseiro. Algo que o contratualista Thomas Hobbes, invocava na publicação ''Leviatã'', de 1651, a ideia de que ''o homem é em sua essência mau e age por caminhos egoístas para atingir seus fortuitos''. Quem representa claramente tal concepção é o casal Paddy e Ciara. Enquanto as camadas que são adicionadas a trama aborda o matrimônio fragilizado de Ben e Louise e a criação da filha Agnes, que não se vê sem seu coelhinho e está a todo o tempo o perdendo. O pai da garota, que se acovarda em diversos momentos que deveria exibir altivez, se mostra indelicado com a filha, não entendendo a ligação dela com o bichinho de pelúcia. Não de forma exagerada, mas a mãe tenta ser mais ligada emocionalmente à menina e compreensiva as suas necessidades em fase de crescimento. Contudo, a ligação da pequena com o coelhinho costuma deixar a família em maus lençóis, até porquê com a sensação crescente de perigo durante a viagem, o objeto é usado contra eles para os prender no lugar.
O roteiro, que altera nomes dos personagens e mais algumas ''escolhas importantes'', como o final, vem forte e potente, mas consegue ser menos chocante do que o original. Algo que até mesmo o ator James McAvoy disse ter sentido após assistir a película, pós término do trabalho. Contudo, diante do trailer o espectador já consegue obter uma leva de informações impactantes e sentimentos de medo e agonia serão comuns ao assistir o filme.
Crédito de Imagens: © Universal Studios. All Rights Reserved.A produção foi rodada em Gloucester, no Reino Unido, mas contou com uma semana de filmagens na Croácia.
Não Fale o Mal tem cenas fortes onde o personagem interpretado pelo ator mirim Dan Hough é abusado emocionalmente e, com o caminhar do película, também se assiste isto acontecer de forma física. O contexto chega revelar mais violência do que exatamente as cenas, afinal, é o garoto que poderá fazer algo para mudar o destino dos convidados dos ''pais''. Em certa cena, assim como no original, as duas crianças treinam uma dancinha para mostrar a todos e Paddy se torna violento com o garoto, por este último estar fora do ritmo, chamando a atenção de Ben e Louise com a criação nonsense que dão ao menino. Prévio a isto, Ciara, durante o almoço, começa a mandar na pequena Agnes e Louise pede que ela pare de tentar criar sua filha. Logo, a dupla sádica usa as palavras da mulher contra ela quando esta diz que eles estão errados em serem agressivos com o pequeno Ant. A tal chamada ''psicologia reversa'', mas usada de uma forma totalmente desequilibrada por Paddy e Ciara. Quando estão a sós, sabendo do abismo sentimental que Ben e Louise vivenciam, um teor sexual é inserido forçadamente para deixá-los constrangidos, pois não exatamente tem uma relação afetuosa mais.
Crédito de Imagens: © Universal Studios. All Rights Reserved.
''Não Fale o Mal'' (2024) contem treze minutos a mais do que o original.
James Watkins é diretor, roteirista e produtor. O remake é seu quarto filme e ele chegou a dirigir episódi-os de séries, entre elas, a bombada ''Black Mirror'' (Netflix - 2011 a 2023). Faz uma condução acertada da trama e, além de dirigir, é responsável pela adaptação do texto. O tom do longa tem uma crescente que se desenvolve muito bem. Desta forma, o inicio solar vai se modificando para dias sombrios e traze-ndo ao espectador uma sensação alarmante de perigo onde os personagens ''não chamam'' o mal, mas claramente conversam com ele e não percebem sua presença no caráter vil e ambicioso das pessoas.
As trilhas de suspenses costumam ou ser muito acertadas ou exageradas, aqui a ferramenta vem pontua-da pelo bom senso e as composições conseguem deixar a história caminhar por si só. Sem muito alarme e sons impactantes.
Não Fale o Mal é uma das opções da ''semana do cinema'' que ocorre em todo o Brasil de 12 a 18 de setembro onde os ingressos custam apenas R$12 reais. Mais do que isso, só um abraço apertado ao final da sessão.
Avaliação: Quatro avisos de perigo (4/5).
EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS
1 comments:
Importante a dica do abraço apertado, sempre necessária. O estranho é: se o original já é quase inteiramente falado em inglês, para que regravar, né?
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)