Competição Novos Diretores
As guerras que o Brasil anualmente enfrenta não afeta somente os brasileiros, mas o mundo inteiro no que diz respeito a vivência humana não dando a mínima para o crescente descaso com o meio ambiente. Mudam-se os governos e as forças não se redirecionam para preparar seus estados e cidades para enfrentar períodos sem chuva e de muita seca (ou o contrário). Além da ocorrência natural, também não se criam leis mais severas e com punições práticas para aqueles que causam incêndios e queimadas. As ações danosas interagem diretamente com uma fauna e uma flora indefesas e que são afetadas por muita covardia. Michel Coeli, diretor de séries e produções para a tevê, fotografo e roteirista, se embrenhou no pantanal para acompanhar equipes do Ibama, tropa de Bombeiros, civis e voluntários para apaziguar as queimadas anuais decorridas no Pantanal mato-grossense, ainda mesmo quando a COVID-19 estava contaminando a população. Da iniciativa nasceu seu primeiro longa-metragem, ''Sinfonia da Sobrevivência'', um documentário honesto e com uma belíssima edição de imagens, uma pena que não trazendo somente finais felizes e otimistas.
O recorte audiovisual de uma hora e dez minutos traz a tona os animais afetados por queimadas e uma seca violenta. Aves diversas, jacarés, antas, onças e muitos outros bichos sofrendo com o alastramento do fogo e iniciativas lideradas por órgãos federais e estaduais como o Ibama ou o Corpo de Bombeiros sendo as únicas com algum real poder de auxilio - e mesmo assim ainda enfrentando inúmeros desafios, como o envio de caminhões pipas, aviões, mais pessoal habilitado ou até mesmo servidores dedicados. Rodado em plano subjetivo e com uma câmera muito crítica para os acontecimentos, o filme é claro em trazer estatísticas, apontar culpados e enaltecer seus poucos heróis. O ativismo é forte, analítico e ao mesmo tempo que se concentra em detalhar as situações presenciadas também não esquece de quem está no palanque com um discurso hipócrita e religioso manipulando a nação para uma possível vitória nas eleições de 2022.
Com três sessões previstas na 48ª Mostra SP, uma delas no primeiro dia de festival, o filme serve como um grande documento de denúncia bem como um relato imprescindível de que o movimento de forças humanas pode ser útil aos que necessitam, mas é sempre preciso que uma estrutura ainda maior se instale nessas ocasiões.
Crédito de Imagens: Michel Coeli / Base 1 Filmes
Ficha Técnica
Título Original e Ano: Sinfonia da Sobrevivência, 2024. Direção: Michel Coeli. Roteiro: Gabriela Rabaldo, Michel Coeli e Renato Vallone. Com: Paulo Barroso, Luciana Cataldi, Carol Machado, Thiago Luiz, Leonardo Patrial, Thiago Sorriso, Lenon Lemos, Rogério Leonel, Arthur Tibério, Sergio Freitas, Romeu Benedicto, Roberto Cabral, Thago Luczinski. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil. Trilha Sonora Original: Fred Ferreira. Fotografia e câmera: Michel Coeli. Câmera adicional: Cesar Leite. Montagem: Michel Coeli. Colaboração de montagem: Renato Vallone. Design de som: Fernando Aranha. Mixagem: Bernardo Adeodato. Edição de efeitos sonoros: Jonas Louzada. Produção associada: Costa Blanca Films, Documenta Pantanal e Culture of Resistence. Produção executiva: Gabriela Rabaldo e Michel Coeli. Produção: Base 1 Filmes. Duração: 72 min.
Quando o filme se inicia, a câmera segue os profissionais pela mata. Ali buscam água e enchem o espectador com conhecimentos sobre o solo e a vegetação. Tão pouco estão tentando fazer algo, mas também precisam ficar atentos aos perigos da selva, jacarés rondam todas as partes. Um dos homens quase sofre um ataque meio a ação. Não só por conta da fumaça forte, mas por conta da contaminação de Covid19, todos andando sempre de máscara e sendo notificados que o não uso prejudica os trabalhos. Não demora e conhecemos Coronel Barroso, um valente militar que dá os comandos a turma dos grupos que estão dedicados a levar água aos animais. Agitado, altamente interessado em resolver a situação e muito dedicado, o bravo combatente mostra a insatisfação com atrasos de bombeiros e o desleixo com o trabalho sério que estão ali fazendo.
Grupos do Ibama são vistos andando para todos os lados para procurar os animais feridos. Muitos deles já estão mortos, mas alguns como aves e antas são levados para sala de cirurgia ou tem as patas tratadas devido a estarem queimadas. São imagens de cortar o coração, mas muito necessárias para o entendimento do horror que é saber que um ser humano qualquer possa incendiar as matas e não se dar conta das vidas que estarão sendo perdidas. Onças são encontradas presas e as equipes de veterinários e tratadores conseguem dar os cuidados necessários para o retorno dos animais. O filme retrata muito bem que o trabalho em equipe naquele momento era preciso e não importava o horário, as equipes estavam na mata buscando auxiliar os mais diversos bichos.
Michel Coeli consegue trazer cenas de desespero que atordoam muito quando se trata de acompanhar as equipes apagando os incêndios. Em muitos momentos, as cenas sofrem uma edição rápida e que perpetuam a idéia de como os animais devem se sentir meio a estarem presos no fogo. Não há em si fala direta a câmera, mas sim um acompanhamento direto das missões de resgate e a atuação de captar as imagens é de muita coragem. O filme termina com mais dados e relatos que podem causar indignação, no entanto, a porrada que o espectador sofre é a pílula instantânea que ele terá que tomar para acordar de um conforto que o aliena. Afinal, todos deveriam estar debatendo a temática e propondo soluções práticas para punir os culpados de tanta crueldade.
Vinheta da Mostra
=======================================================================
Horários de exibição
17/10
21:10
RESERVA CULTURAL - SALA 2
21/10
13:45
CINESYSTEM FREI CANECA 5
25/10
15:15
CINESYSTEM FREI CANECA 1
Para adquirir ingressos do filme, clique aqui.
=======================================================================
Site Oficial: https://48.mostra.org/
#mostrasp #48ªmostra #48mostra #mostrasp #mostrinhasp #48ªmostra #48mostra
Instagram: @mostrasp
Facebook: @mostrasp
Bluesky: @mostrasp.bsky.social
Threads: @mostrasp
Letterboxd: @mostrasp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)