Sol de Inverno, de Hiroshi Okuyama | 48ª Mostra SP

 
COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

Exibido nos festivais de Cannes, Toronto e San Sebastián.

Takuya, um meigo e inocente garotinho, vivia com sua tradicional família em um pequeno vilarejo de uma ilha no norte do Japão. Sua rotina seguia um roteiro pré-definido, onde as únicas mudanças sentidas eram as estações do ano se alternando. Ali ainda havia “coisas de meninos” e “coisas de meninas”. Era assim, não podia haver questionamentos.  Até mesmo nos esportes, cada grupo praticava o que era aceitável para seu sexo.
Nos meses mais quentes, meninos jogavam rúgbi. Quando o inverno chegava cobrindo tudo de branco, os garotos eram treinados para jogar hóquei. As meninas, por sua vez, como era de se esperar, patinavam no gelo. Mas, Takuya não se enquadrava nesses moldes e sufocava seus sentimentos e insatisfações, que se manifestavam em uma leve gagueira que o tornava diferente e discriminado. Sensível, ele apreciava a beleza da mudança de estação e se encantava com o primeiro floco de neve. A família já havia definido como ele deveria se comportar, apesar de suas vontades.
Um dia, o garoto vê a bela Sakura patinando graciosamente orientada pelo treinador e ex-campeão Hisashi Arakawa. Seus olhos brilharam e ele decidiu trocar o hóquei pela patinação artística. Os outros garotos também olhavam com um certo estranhamento a escolha de Takuya, mas ao perceberem sua dedicação aos treinos e a rotina exaustiva que ele cumpria com alegria, aplaudiram suas vitórias. Há uma cena muito comovente que reflete o real sentido de amizade, inclusive.

Crédito de Imagens: 48ª Mostra / Divulgação / Michiko Filmes / Asahi Shimbun / Comme des Cinémas / Tokyo Theatres

Ficha Técnica
Título Original e Ano: Boku No Ohisama,2024. Direção e Roteiro: Hiroshi Okuyama. Elenco: Keitatsu Koshiyama, Kiara Takanashi, Sôsuke Ikematsu, Ryuya Wakaba, Maho Yamada. Gênero: Drama. Nacionalidade: Japão, França. Fotografia: Hiroshi Okuyama. Montagem: Hiroshi Okuyama. Música: Yoshinari Sato. Distribuição: Michiko Filmes. Duração: 90 minutos.
Incentivado pelo treinador, que tinha uma relação secreta com um parceiro, os dois jovens iniciam um treinamento em dupla visando uma importante competição. Sakura, que a princípio via com relutância uma aproximação com Takuya por dar ouvidos a sua mãe que só pensava em performance e disciplina, vai pouco a pouco sendo cativada pela perseverança do garoto. É que, no fundo, ela nutria uma admiração pelo treinador. Entretanto, quando ela o vê com seu parceiro, os condicionamentos transmitidos de geração em geração falam mais alto. O treinador teve uma carreira anterior de sucesso no esporte, e agora era visto como o mestre sensei que deveria dar bons exemplos em uma sociedade que cobra uma postura austera e íntegra de respeito às tradições. Entretanto, ele também fugia aos padrões tanto quanto Takuya.
Em uma narrativa delicada e emocionante, o jovem cineasta japonês Hiroshi Okuyama vai além do universo do esporte levantando questões como machismo, preconceito, tradição e homofobia. Sol de Inverno aborda uma realidade muito próxima do diretor que praticou o esporte quando criança. As tomadas de patinação são de uma beleza visual surpreendente. A produção conta com atores mirins estreantes, pois o diretor optou por escolher jovens patinadores experientes, o que imprime mais veracidade às cenas. No elenco temos: Keitatsu Koshiyama (Takuya), Kiara Takanashi (Sakura), Sôsuke Ikematsu (Arakawa) entre outros.
O título original da película foi baseado na canção “Boku no Ohisama” de um grupo musical pop japonês. Um dos elementos do duo assina a trilha original que tem ainda canções como “Clair de Lune” em belíssimas cenas de patinação. Sol de inverno estreou no Festival de Cannes onde foi indicado ao ''Prêmio Queer Palm'' destinado a filmes que abordam a temática LGBT e chega agora à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo prometendo conquistar o grande público por sua narrativa emocionante, ao mesmo tempo que aborda temas de suma importância.
A distribuição é da Michiko Filmes que pretende lançar a produção comercialmente em 09 de janeiro de 2025.
========================================================================

Horários de exibição

19/10

16:10

SATO CINEMA

21/10

17:00

CINESESC

26/10

21:40

ESPAÇO AUGUSTA SALA 1

========================================================================

Site Oficial: https://48.mostra.org/

#mostrasp #48ªmostra #48mostra #mostrasp #mostrinhasp #48ªmostra #48mostra 
Instagram: @mostrasp 
Facebook: @mostrasp 
Bluesky: @mostrasp.bsky.social 
Threads: @mostrasp 
Letterboxd: @mostrasp

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)