A Preferida do Rei: Um retrato Luxuoso e Intrigante da Corte de Luís XV
Explorando a ascensão de Jeanne Bécu, a última amante de Luís XV, o drama histórico exibe uma produção visualmente deslumbrante e traz Johnny Depp no elenco.
“A Preferida do Rei”(2024), transporta o público em um drama histórico, ao esplendor e às intrigas da corte francesa do século XVII. Em uma interpretação cativante de Luís XV, o famoso monarca conhecido por sua vida de excessos e paixões, Johnny Depp nos chama atenção pela coragem em aturar em outra língua que não o inglês. Além do elenco, roteiro e fotografia são os grandes destaques do filme.
Inspirado na história de Jeanne Becu, a última amante oficial do rei, o longa revela os contrastes da vida de uma jovem de origem humilde que desperta o coração do poder em Versailles, enfrentando a moralidade da corte e os próprios dilemas de sua condição.
A produção apresenta uma visão moderna e humana da história real de Jeanne, interpretada com elegância por Maïwenn. A diretora e roteirista transformou o filme em uma fascinante mescla entre o romance e a crítica social, explorando com maestria o contexto social da época e de como uma cortesã, filha de cozinheira, tornou-se uma das pessoas mais comentadas da nobreza francesa. Despertando o desejo e o interesse que desafia as convenções, a história oferece ao público um olhar envolvente sobre os conflitos externos de uma mulher que vive entre o poder e o amor, cercada por rivalidades e desconfianças.
Crédito de Imagens: Festival Varilux de Cinema Françês / Divulgação / Why Not Productions
A produção abriu o Festival de Cannes, em 2023, e foi exibida na abertura para convidados do Festival Varilux de Cinema Francês em Brasília, na última terça-feira, 05/11
Visualmente, “A Preferida do Rei” é uma obra-prima. Cuidadosamente construídas, cada uma das cenas revela a opulência de Versailles, com detalhes que transportam o espectador diretamente para o coração da França do século XVIII. A cenografia juntamente com o figurino desempenha um papel fundamental e entram em harmonia com palácios e trajes pomposamente elaborados, ressaltando a atmosfera luxuosa da época. A direção de arte e a fotografia contribuem para essa experiência visual rica, que captura não só a grandiosidade do ambiente como também as nuances emocionais dos personagens, especialmente nos momentos de intimidade entre Jeanne e Luís XV.
Digna de aplausos, a interpretação de Johnny Depp, revela uma performance intensa, revelando um rei que ao mesmo tempo é autoritário e vulnerável, também possui um afeto por sua amante que mistura desejo e um apego genuíno. O ator equilibra a imponência do monarca com uma sensibilidade que permite ao espectador enxergar o homem por trás da coroa. Relatado com delicadeza, o relacionamento entre o rei e Jeanne, possui diálogos que reflete as complexidades e dilemas da época.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: Jeanne du Barry, 2023. Direção: Maïwenn. Roteiro: Maïwenn, Teddy Lussi-Modeste, Nicolas Livecchi, Marion Pin. Elenco: Stanislas Stanic, Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe, Pierre Richard, Robin Renucci, Marianne Basler, Caroline Chanioleau, Melvil Poupaud, Pascal Greggory, India Hair, Suzanne De Baecque, Capucine Valmary. Gênero: Drama, História. Nacionalidade: França, Bélgica, Reino Unido. Trilha Sonora Original: Stephen Warbeck. Fotografia: Laurent Dailand. Figurino: Jürgen Doering. Design de Produção: Angelo Zamparutti. Empresa Produtora: Why Not Productions. Coprodução: France 2 Cinéma, France 3 Cinéma, La Petite Reine, Impala Productions, Les Filmes de Batna, In.2Film.Distribuição: Mares Filmes. Duração: 01h57min.
A produção audaciosa, é um mergulho nos dilemas de uma sociedade que glorifica o poder e, ao mesmo tempo, condena aqueles que o buscam, conquistando não somente pela beleza visual quanto pela narrativa intensa do retrato humano e profundo dos personagens.
Em suma, uma obra que celebra o cinema como arte e transporta o público a uma época fascinante, com uma história que continua a ressoar até os tempos de agora.
SERVIÇO
Festival Varilux de Cinema Francês
De 07 a 20 de novembro
Nas salas de cinemas de 60 cidades ao redor do país
Apoio: Embaixada da França, Aliança Francesa, Câmara do Comércio França-Brasil, CCBB, UNIFRANCE.
De 07 a 20 de novembro
Nas salas de cinemas de 60 cidades ao redor do país
Apoio: Embaixada da França, Aliança Francesa, Câmara do Comércio França-Brasil, CCBB, UNIFRANCE.
----------------------------------------------------------
Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances
hashtag: #FestivalVarilux
Para informações sobre o festival, basta acessar: https://variluxcinefrances.com/2024/
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as Alianças Francesas, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)