MOSTRA BRASIL
Vencedor dos prêmios de ''Melhor Roteiro'', ''SIGNIS'' e ''GREEN DROP'' no Festival de Veneza, além dos prêmios de audiência no ''Philadelphia Film Festival'' e também no ''Vancouver International Film Festival''. A atriz Fernanda Torres também foi ganhadora do ''Latino Cinema & Television'' no Critics Choice Awards Celebration Of Cinema & Television
“Apesar de não estar envolvido com luta armada, escondia gente, dava dinheiro, ajudava os mais desesperados, trocava informes...denunciavam arbitrariedades de um regime de terror.”
(Trecho extraído do livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva)
Finalmente o já aclamado mundialmente “Ainda Estou Aqui” aterrissou em solo brasileiro e não poderia ser mais bem acolhido que na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Adaptado da obra literária, publicada em 2015, de Marcelo Rubens Paiva, o longa tem roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lonega e conta com direção de Walter Salles. No elenco, Fernanda Torres, perfeita no papel da protagonista Eunice Paiva, esposa do ex-deputado cassado após o golpe de 1964, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, que encarou uma mudança drástica no visual ganhando mais de 10 kg para encarnar a personagem com maestria.
Em uma narrativa subjetiva e cronológica, a obra faz uma bela homenagem à progenitora de Veroca, Eliana, Nalu, Babiu e Marcelo, que inicialmente é descrita como uma típica mulher dos anos 50, esposa e mãe dedicada à família. A trama segue Eliana em três períodos definidos: anos 70, mais tarde nos anos 90 e finalmente em 2014.
A família Paiva morava em uma confortável residência na zona sul do Rio de Janeiro. Aliás, a própria casa torna-se personagem ao se transformar de um lugar solar, iluminado, sempre pronto ao acolhimento dos amigos com música e boas refeições para um ambiente fechado, silencioso, denotando ausência, angústia e medo.
As portas sem trinco e as janelas abertas para o mundo foram duramente fechadas pela ditadura. Entretanto o foco da trama é aquela família que vê sua dinâmica transformar-se abrupta e violentamente com o desaparecimento do patriarca, levado por militares à paisana. As cenas da prisão de Eunice e da filha são dramáticas e angustiantes.
Ao retornar, a mãe é obrigada a mentir para os filhos sobre o paradeiro do pai como forma de poupá-los do sofrimento e represálias. Tudo era muito obscuro e velado. Com isso, cada uma das crianças teve que trabalhar seu luto particular e sentimentos de perda. De cortar o coração a cena no restaurante quando Eliana olha as outras mesas e pensa na família que ele “tinha” até tão pouco tempo. A própria Eunice teve que se reinventar emocional e financeiramente. Seu luto foi seu escudo protetor, só ruindo anos mais tarde.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: Ainda Estou Aqui, 2024. Direção: Walter Salles. Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lonega - Baseado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva. Elenco: Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Rubens Paiva, Selton Mello, Valentina Herszage, Maria Manoella, Barbara Luz, Gabriela Carneiro da Cunha, Luiza Kosovski, Marjorie Estiano, Guilherme Silveira, Antonio Saboia, Cora Mora, Olivia Torres, Pri Helena, Humberto Carrão, Charles Fricks, Maeve Jinkings, Luana Nastas, Carla Ribas, Dan Stulbach, Felipe Barreto, Maitê Padilha, Isadora Ruppert, Camila Márdila, Daniel Dantas, Caio Horowicz, Thelmo Fernandes, Helena Albergaria. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Música: Warren Ellis. Direção de Fotografia: Adrian Teijido. Montagem: Affonso Gonçalves, ACE. Direção de Arte: Carlos Conti. Figurino: Cláudia Kopke. Som Direto: Laura Zimmerman. Mixagem de Som: Stéphane Thiébaut. Caracterização: Luigi Rocchetti. Maquiagem: Marisa Amenta. Efeitos Especiais: Claudio Peralta. Preparação de Elenco: Amanda Gabriel. Casting: Letícia Naveira. Produtora Delegada: Lili Nogueira. Produtora Associada: Daniela Thomas. Produtores Executivos: Guilherme Terra, Thierry de Clermont-Tonnerre, Lourenço Sant’anna, Renata Brandão, Juliana Capelini, David Taghioff, Masha Magonova. Produtores: Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira, Martine de Clermont-Tonnerre. Produtoras: VideoFilmes, RT Features e MACT Films. Coprodutoras: ARTE France Cinéma, Conspiração, Globoplay. Apoio: Projeto Paradiso. Distribuição: Sony Pictures. Duração: 135min.
A família deixa o Rio, retorna à São Paulo. Eunice volta aos estudos, nunca abandonando a busca incansável por respostas sobre a verdade do desaparecimento trágico do marido. A mulher forma-se em Direito e se torna especialista nas causas indígenas no Brasil. Reconhecida como símbolo da luta contra a ditadura militar, Eunice Paiva traz em si muita dor, mas volta seu tempo para seguir em frente.
Filmado em 35 mm, o longa conta com atuações excepcionais, carregadas de emoção que provocam lágrimas na plateia. A fotografia de Adrian Tejido retrata perfeitamente a época abordada. A seleção musical de Warren Ellis traça um panorama sonoro daqueles anos ricos em criações musicais.
Crédito de Imagens: Sony Pictures | Divulgação | RT Features | MACT Films | VideoFilmes
A produção ganhou a divulgação e o selo ''Sony Classics'' e aparece como forte candidato na lista de inúmeros críticos e periódicos como forte candidato ao Oscar 2025 em diversas categorias.
Tudo isso faz de “Ainda estou aqui” o escolhido do Brasil como representante ao Oscar. A cereja do bolo é ter Fernanda Montenegro no terço final da narrativa. Seu olhar silencioso diz mais que mil palavras.
Um filme tocante que usa do passado para iluminar o presente, fazendo refletir sobre o que é viver sob um regime que tolhe a liberdade e onde qualquer um pode ser ceifado do convívio familiar. Isto é cinema necessário, reflexivo e de qualidade.
A Sony Pictures Brasil debuta o filme em todo o pais em 07 de Novembro.
Vinheta da Mostra
=======================================================================
Vencedor do prêmio de ''Melhor Ficção'', segundo o público votante
=======================================================================
Site Oficial: https://48.mostra.org/
#mostrasp #48ªmostra #48mostra #mostrasp #mostrinhasp #48ªmostra #48mostra
Instagram: @mostrasp
Facebook: @mostrasp
Bluesky: @mostrasp.bsky.social
Threads: @mostrasp
Letterboxd: @mostrasp
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)