O pôster e o manifesto desta edição celebram a força e a independência da mulher contemporânea: “...nem mãe, nem irmã, nem amante, nem esposa... simplesmente, Mulher! A Mulher de hoje, moderna, dona dos próprios ideais, do seu próprio corpo, do próprio futuro. Resiliente, forte, inteligente. É ela que escreve a própria história, sem pedir permissão”.
A seleção de filmes inéditos inclui o documentário TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO, dirigido por Erica Bernardini e escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil e a comédia UM MUNDO À PARTE, de Riccardo Milani, marido da atriz e cineasta Paola Cortellesi, diretora do grande sucesso italiano do ano passado "Ainda Temos o Amanhã". O longa de Milani se destaca como a maior bilheteria da Itália em 2024, com mais de 1 milhão de espectadores.
Há na seleção também o drama ÉRAMOS CRIANÇAS, de Marco Martani, que traz uma história tocante sobre amizade e vingança e o longa ROMEU É JULIETA, de Giovanni Veronesi, que acompanha a trajetória de uma jovem atriz que assume uma identidade masculina para interpretar o papel de Romeu. O filme conquistou o Globi d'Oro de Melhor Comédia em 2024.
Destacam-se também CARACAS, o segundo filme dirigido pelo ator Marco D'Amore, uma adaptação do romance "Napoli Ferrovia" de Ermanno Rea e NASCIDA PARA VOCÊ, de Fabio Mollo, baseado na história real de Luca Trapanese que conquistou a mídia italiana, com roteiro assinado por Furio Andreotti e Giulia Calenda, coautores de "Ainda Temos o Amanhã". O festival também apresentará de forma exclusiva o recém-finalizado HEY JOE, de Claudio Giovannesi, conhecido por seus trabalhos em "Gomorra" e "Piranhas”.
A programação inclui ainda MIA, de Ivano De Matteo, filme vencedor do Globi d'Oro de Melhor Roteiro e Melhor Ator em 2023; O PENITENTE, dirigido por Luca Barbareschi, selecionado para o Festival de Veneza de 2023; E SE O MEU PAI, da diretora estreante Solange Tonnini, no qual uma menina de 12 anos decide investigar os enigmas por trás da ausência do pai e descobre segredos familiares inesperados; além dos longas A ALMA EM PAZ, de Ciro Formisano e LAF, de Michele Riondino.
Um destaque especial deste ano será a homenagem ao diretor Matteo Garrone. EU, CAPITÃO, seu filme mais recente, fará parte da programação desta edição. Embora não seja um filme inédito nos cinemas brasileiros, sua relevância é indiscutível, sendo o filme italiano mais importante de 2023, vencedor do Leão de Prata em Veneza e indicado ao Oscar 2024 e Golden Globes 2024 como Melhor Filme Estrangeiro. A obra acompanha a jornada épica de dois adolescentes senegaleses, Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall), que deixam Dakar e partem rumo à Europa. A viagem, no entanto, é repleta de obstáculos que, entre outras coisas, mostram o que pode haver de pior no mundo, desumanizando os dois rapazes.
Confira, abaixo, a lista com os primeiros filmes inéditos do 19º festival de cinema italiano.
Filmes Inéditos
A ALMA EM PAZ (L'ANIMA IN PACE), 2023 – Direção: Ciro Formisano
CARACAS (CARACAS), 2024 – Direção: Marco D'Amore
E SE O MEU PAI (E SE MIO PADRE), 2024 – Direção: Solange Tonnini
ÉRAMOS CRIANÇAS (ERAVAMO BAMBINI), 2024 – Direção: Marco Martani
HEY JOE (HEY JOE), 2024 – Direção: Claudio Giovannesi
LAF (PALAZZINA LAF), 2023 – Direção: Michele Riondino
MIA (MIA), 2023 – Direção: Ivano De Matteo
NASCIDA PARA VOCÊ (NATA PER TE), 2023 – Direção: Fabio Mollo
O PENITENTE (THE PENITENT), 2023 – Direção: Luca Barbareschi
ROMEU É JULIETA (ROMEO È GIULIETTA), 2024 – Direção: Giovanni Veronesi
TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO, 2024 – Direção: Erica Bernardini
UM MUNDO À PARTE (UN MONDO A PARTE), 2024 – Direção: Riccardo Milani
Homenagem a Matteo Garrone
Confira abaixo a programação completa da primeira semana do Festival de Cinema Italiano em São Paulo, no Reag Belas Artes: 20h40 - ÉRAMOS CRIANÇAS (Eravamo Bambini) Divulgação | Festival de Cinema Italiano
08/11 16h00 - CONFUSÕES À ITALIANA (Miseria e Nobilità) 20h40 - ROMEU É JULIETA (Romeo è Giulietta) 09/11 16h00 - UM MUNDO À PARTE (Un Mondo a Parte) 20h40 - O PEQUENO DIABO PICCOLO DIAVOLO (Il Piccolo Diavolo) 10/11 16h00 - O OURO DE NÁPOLES (L'Oro di Napoli) 20h40 - TOQUINHO, ENCONTROS E UM VIOLÃO 11/11 16h00 - CARACAS 20h40 - TOTÒ A COLORI 12/12 16h00 - GUARDAS E LADRÕES (Guardie e Ladri) 20h40 - NASCIDA PARA VOCÊ (Nata Per Te) Divulgação | Festival de Cinema Italiano
13/11 16h00 - A ALMA EM PAZ (L'anima in Pace) 20h40 - A DUPLA EXPLOSIVA (Altrimenti Ci Arrabbiamo)
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O FESTIVAL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália que, há três anos, lançou o projeto de exibir os filmes do Festival presencialmente no Brasil inteiro com o objetivo de divulgar a Cultura Italiana por meio do seu Cinema, conhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e genialidade. O projeto virou um enorme sucesso e este ano estará presente em mais de 80 cidades e 120 salas de projeção.
A Pirelli é o patrocinador master do evento, pelo quarto ano consecutivo: “o Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)