O público precisava de mais um filme sobre o Rei Leão? Talvez, não. Mas, certamente, “Mufasa – o Rei Leão” veio para acrescentar beleza e magia àquela memória afetiva remanescente, reavivando todo um legado embalado por canções que marcaram uma época. E vai ganhar o coração de toda a família. O ciclo da vida se expande chegando agora às novas gerações, acrescentando representatividade e referências.
Assistir sem ter como base o filme anterior de 2019 pode ser melhor para o cérebro não entrar em combustão. Dito isto, Mufasa esbanja qualidade tecnológica, tanto que as imagens fotorrealistas dos animais na savana podem ser comparadas a um documentário da National Geografic tamanha semelhança.
O musical (sim, é um musical, mesmo parecendo bizarro um leão cantar) dirigido pelo aclamado Berry Jenkins, escrito por Jeff Nathanson, é um prequel, ou seja, é ambientado anos antes da versão original de 1994, que completa este ano seus 30 aninhos. E Esse retorno ao universo ''Lion King'' veio para colocar luz sobre o verdadeiro Rei Leão, pai de Simba, que foi morto pelo próprio irmão Scar. Passados muitos anos, Simba já adulto e pai da pequena Kiara, está prestes a se tornar pai novamente. Ele precisa ir ao encontro da esposa Nala que está reclusa no local destinado ao parto. Rafiki fica encarregado de cuidar da pequena felina, “auxiliado” por Timão e Pumba, que nesta versão fazem apenas figuração, dando alívio cômico à trama. O idoso mandril, como bom contador de histórias, é responsável por transmitir a tradição oral às gerações seguintes e atua como narrador, contando a lenda do pequeno filhote Mufasa, separado bruscamente dos pais Masego e Afia. Em terras distantes, ele conhece um jovem herdeiro de outro bando e é adotado como irmão. Assim nasce a improvável fraternidade entre Mufasa e Taka, filho do rei Ahadi e Eshe.
Trailer
Ficha Técnica
- Titulo original e ano: Mufasa - The Lion King, 2024. Direção: Barry Jenkins. Roteiro: Jeff Nathanson - baseado nos personagens criados por Linda Woolverton, Irene Mecchi, Jonathan Roberts. Elenco de vozes internacionais: Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Tiffany Boone, Kagiso Lediga, Preston Nyman, Blue Ivy Carter, John Kani, Mads Mikkelsen, Seth Rogen, Billy Eichner, Thandiwe Newton, Lennie James, Anika Noni Rose, Keith David, Braelyn Rankins, Theo Somolu, Donald Glover, Beyoncé. Elenco de vozes brasileiras: Lorenzo Tarantelli, Pedro Caetano, Hipólyto, Cauê Enzo, Luci Salutes, Morena Machado, Ivan Parente, Glauco Marques, Bukassa Kabengele, Eduardo Silva, Fábio Azevedo, Iza, Ícaro Silva, Arthur Berges,Amanda Vicente, Max Grácio. Gênero: Live-Action, Aventura. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Dave Metzger. Fotografia: James Laxton. Edição: Joi McMillon. Design de Produção: Mark Friedberg. Direção de Arte: Dan Webster. Empresa Produtora: Walt Disney Pictures. Distribuição: Walt Disney Studios. Duração: 2h.
Quando um bando de leões brancos liderados por Kiros, referência subliminar aos invasores das terras africanas, ameaça a família adotiva de Mufasa, o jovem leão é posto à prova tendo que enfrentar seus medos para ir ao encontro do seu verdadeiro destino, encontrando seu lugar no ciclo da Vida.
Em sua jornada, Mufasa e Taka conhecem Sarabi, a fêmea que irá despertar fortes emoções entre os irmãos de jornada. O roteiro também situa o expectador sobre como Taka ganhou a alcunha de Scar. A narrativa fala sobre crescimento pessoal, desafios e superação, de aceitação, amizade e laços que vão além da consanguinidade. Mostra também como o meio interfere nos sentimentos que antes eram tão genuínos, criando competição, mentira e dissimulação.
Crédito de imagens: © 2024 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.
A pequena felina Kiara é dublada na versão brasileira por Morena Machado. Na versão original, a filha da cantora Beyoncé, Blue Ivy Carter, empresta sua voz a personagem, marcando sua estréia no cinema.
Barry Jenkins é produtor, roteirista e diretor. Já ganhou mais de cem prêmios em Festivais de Cinema. Também conduziu 14 produções, entre eles, três longas, sendo este o terceiro, e os aclamados ''Se A Rua Beale Falasse'' (2018) e ''Moonlight:: Sob A Luz do Luar''. É um diretor que ocupa espaço e entrega pautas importantes. Sua ligação ao universo Rei Leão despertou até questões, pois ele afirma que o filme não deixa de ser uma animação por ser um ''live-action'' já que ele como diretor precisa estar em contato com os animadores a todo momento para que os personagens acompanhem o ritmo da trama e demonstrem a sua visão. O trabalho, aliás, foi para o artista um super desafio em vista que sua filmografia é repleta de parcerias com artistas presentes e não exatamente configuração dos personagens em realidade virtual.
Os cinemas brasileiros devem exibir em quase 98% a versão dublada, que traz as vozes maravilhosas de: Pedro Caetano (Mufasa), Eduardo Silva (Rafiki), Luci Salutes (Sarabi) e Hipólito (Taka), entre outros. Um elenco de peso, majoritariamente negro.
Vale conferir Mufasa – o Rei Leão que estreia nesta quinta-feira (19) exclusivamente nos cinemas. Uma ótima opção para as férias com a família.
HOJE NOS CINEMAS
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)