Novocaine: À Prova de Dor, de Dan Berk e Robert Olsen

Dirigido por Dan Berk e Robert Olsen, as mentes por trás de filmes como "Uma Obsessão Desconhecida" (2022), "Novocaine" surge como uma proposta inesperada dentro do cenário cinematográfico atual. Embora o longa siga uma fórmula já conhecida pelo grande público, unindo elementos de comédia e ação, ele se destaca pela maneira criativa com que desenvolve sua premissa.
 
A trama apresenta Nathan Caine (Jack Quaid), um gerente de banco que sofre de uma rara condição congênita que o torna completamente insensível à dor. Essa peculiaridade, que moldou sua existência desde o nascimento, é o catalisador de uma série de eventos inesperados, muitas vezes absurdos e, em certos momentos, grotescos.
 
A originalidade da premissa é, sem dúvida, um dos pontos fortes do filme. A ideia de um protagonista incapaz de sentir dor abre um leque de possibilidades para sequências de ação e situações do cotidiano extremamente criativas. Além de entreter, essa característica permite uma abordagem mais profunda sobre as implicações psicológicas e sociais da condição de Nathan. Os diretores exploram essa premissa ao longo da trama, oscilando entre momentos de humor e cenas que podem incomodar os espectadores mais sensíveis. Portanto, a classificação da produção está a nível 18 anos.
 
        Crédito de Imagens:  Marcos Cruz/Marcos Cruz - © 2024 PARAMOUNT PICTURES. ALL RIGHTS RESERVED.
O longa foi rodado na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2024

A comédia do filme bebe muito da fonte do humor "pastelão", o que se mostra eficaz e combina perfeitamente com a proposta do longa. Especialmente nas reações de Nathan diante de situações que seriam dolorosas para qualquer outra pessoa, vemos um protagonista por vezes perdido, sem perceber ou entender que foi "machucado" – o que garante várias cenas hilárias.

Já as sequências de ação, beneficiadas pela condição única de Nathan, são um dos maiores atrativos de "Novocaine". A coreografia e a encenação exploram de forma inventiva a imunidade à dor do protagonista, resultando em combates e perseguições que se destacam pela originalidade. Mesmo quando gravemente ferido, Nathan mantém sua expressão serena e sua preocupação com os outros ao seu redor, sem se dar conta da gravidade de seus ferimentos.

Quando o foco se volta para a atuação de Jack Quaid, percebe-se um dos pilares que sustentam o filme. Ele entrega uma performance carismática, despertando empatia no espectador e tornando crível a estranheza de seu personagem. Sua expressividade facial e a maneira como lida com as situações extremas são fundamentais para o tom peculiar da narrativa.
 
         Crédito de Imagens:  Marcos Cruz/Marcos Cruz - © 2024 PARAMOUNT PICTURES. ALL RIGHTS RESERVED.
A produção contou com exibição no inicio de março pelo projeto do  cinemas AMC de ''Exibições Secretas'' titulado ''Monday Mistery Movie''
 
Os personagens secundários também são bem trabalhados, ainda que sigam alguns clichês do gênero. Amber Midthunder interpreta uma mulher interesseira com conexões criminosas, que inicialmente parece estar apenas impulsionando a trama, mas aos poucos recebe um desenvolvimento mais aprofundado, enriquecendo a dinâmica da história. Ainda estão no elenco: Ray Nicholson, Jacob Batalon, Garth Collins, Lou Beatty Jr., Craig Jackson, Evan Hengst e Conrad Kemp.
 
A direção de Berk e Olsen demonstra uma visão clara do tom que desejam imprimir ao filme, alternando habilmente entre momentos de tensão e leveza. A identidade visual do longa contribui para sua ambientação, dando suporte tanto às sequências de ação quanto aos momentos de comédia – elementos que só alguém "à prova de dor" poderia vivenciar de forma tão singular.
 
Em suma, "Novocaine: À Prova da Dor" apresenta um protagonista diferenciado e oferece uma experiência única para quem busca algo além do comum. A atuação de Jack Quaid e a originalidade da condição de seu personagem são destaques que tornam o filme memorável, apesar de se ter uma perfeição do gênero ou algo inovador. É uma obra que certamente divertirá o espectador.
 
Trailer
Ficha Técnica 
  • Título Original e Ano: Novocaine, 2025. Direção: Dan Berk e Robert Olsen. Roteiro: Lars Jacobson. Elenco: Jack Quaid, Amber Midthunder, Ray Nicholson, Jacob Batalon, Garth Collins, Lou Beatty Jr., Craig Jackson, Evan Hengst, Conrad Kemp, Gênero: Ação, Comédia, Thriller. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Lorne Balfe e Andrew Kawczynski. Design de Produção: Kara Lindstrom. Direção de Arte:Kirk Doman. Edição: Christian Wagner. Fotografia: Jacques Jouffret.  Empresas Produtoras: Paramount Pictures, Department of Trade and Industry of South Africa, Infrared, Québec Production Services Tax Credit, Safehouse Pictures. Distribuidora: Paramount Pictures Brasil. Duração: 01h50min.
HOJE NOS CINEMAS 

Escrito por Ritchie Valens

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)